Ômega-3: para que serve e tudo sobre os seus benefícios

O ômega-3 é um tipo de gordura boa que tem potente ação desintóxicante, além disso, ajuda a controlar o colesterol.

Ômega-3

O ômega-3 melhora a memória e a disposição, além de controlar os níveis de colesterol, glicemia e prevenir doenças do coração e cerebrais.

Contudo, existem três tipos de ômega-3 sendo eles: o ácido DHA, o ácido EPA e o ácido ALA, que podem ser encontrados especialmente nos peixes de mar, como salmão, atum e sardinha, e nas sementes como chia e linhaça.

Desse modo, o ômega-3 pode ainda ser consumido como suplemento na forma de cápsulas, que são vendidas em farmácias, drogarias e lojas de produtos naturais.

Ômega-3 para que serve

A princípio, às suas propriedades tem como um nutriente essencial para uma dieta saudável e balanceada, já que pode fornecer diversos benefícios para a saúde, sendo eles:

  • Diminuir a inflamação – Por ter propriedades anti-inflamatórias o ômega-3 pode ser muito bom no tratamento de doenças intestinais. Além disso, o ômega 3 ajuda a prevenir danos celulares que podem levar ao aparecimento de câncer.
  • Protege contra doenças cardiovasculares – O ômega 3 ajuda a reduzir o colesterol ruim. Contudo, ajuda evitar o infarto, arritmia e também a insuficiência cardíaca. Além disso, o ômega 3 ajuda a aumentar o colesterol bom, a controlar a pressão sanguínea e mantém os vasos sanguíneos saudáveis.
  • Evita formação de coágulos – O ômega 3 tem propriedades anticoagulantes, principalmente o DHA e EPA que reduz a formação de coágulos sanguíneos por impedir que as plaquetas do sangue se agrupem e, por isso, a gordura pode ajudar na prevenção de complicações graves, como trombose venosa profunda ou embolia pulmonar, por exemplo.
  Chá da casca de abacaxi: aprenda a como fazer e todos os benefícios

Para que serve o ômega-3

  • Ajuda a combater a depressão – O ômega 3 protege as células do cérebro, melhorando sua atividade e fazendo assim um aumento de substâncias responsáveis pelas emoções, humor e bem estar. Além disso, o ômega 3 preveni, combate e auxilia no tratamento da depressão, pois diminui os sintomas depressivos e as perturbações do sono, além da falta de apetite sexual.
  • Combate a asma – o ômega 3 ajuda a combater a asma além de atuar diminuindo o risco de novas crises.
  • Ajuda a controlar a glicemia – Além de reduzir os níveis de açúcar no sangue por melhorar a resistência do hormônio insulina, o ômega 3 pode ser um importante aliado no tratamento do diabetes tipo 2.
  • Previne o Alzheimer – O ômega 3 pode reduzir a perda de memória, falta de atenção, e a dificuldade de raciocínio lógico, o que pode diminuir o risco de desenvolver o Alzheimer.

Quantas cápsulas de ômega 3 devo tomar por dia:

A quantidade de ômega 3 que deve ser ingerida diariamente depende da idade de quem for tomar. Por exemplo: um bebê de 0 a 12 meses deve ingerir cerca de 500mg diárias, já uma mulher adulta ou idosa deve ingerir cerca de 1100mg de ômega 3.

  Alimentos ricos em cálcio: Saiba porque é tão importante

Crianças de 1 a 3 anos devem tomar 700mg.

Já crianças de 4 a 8 anos devem tomar 900mg.

Meninos de 9 a 13 anos precisam tomar cerca de 1200mg e meninas nessa mesma idade cerca de 1000mg.

Para homens adultos e idosos o recomendado é 1600mg.

Agora, gestantes devem tomar 1400mg e lactantes 1300mg.

Benefícios do ômega 3 🍣

– Auxilia em processamentos mentais e na cognição.

– Melhora o aprendizado e memória;

– Em crianças, atua no desenvolvimento psicomotor e na prevenção de vários outros problemas.

– Em idosos, ameniza o declínio das funções do cérebro;

– Age na diminuição dos níveis de LDL e triglicerídeos. Da mesma forma, melhora os níveis do HDL;

– Ameniza as dores articulares e para a recuperação muscular após treinos intensos.

O ômega-3 faz mal para o fígado?

Não existe estudos que falam sobre isso, contudo, existem estudos que falam o contrário. Ou seja, o ômega 3 é um tratamento com muito potencial no combate à gordura do fígado.

O ômega 3 estimula a redução do conteúdo de gordura hepática e tem o potencial de diminuir a gordura do fígado, além disso, contribui no processo de regulação do metabolismo lipídico desse órgão.

  Gel de aloe vera: aprenda essa receita

Como tomar ômega 3 para emagrecer

Antes de mais nada, é importante frisar que o ômega-3 sozinho não vai te emagrecer, assim como todas as outras coisas que sozinhas não te emagreceriam. Contudo, o ômega-3 ajuda a controlar o apetite e ajuda no aumento da ação da insulina que transforma açúcar em energia.

O ômega 3 no nosso organismo estimula uma proteína capaz de potencializar a ação da insulina e além disso, tem a capacidade de regular níveis de hormônio leptina. Esse hormônio tem a função de avisar ao nosso corpo que devemos parar de comer. Contudo, para ter perda de peso precisamos manter uma alimentação equilibrada, com baixas calorias.

Podemos encontrar o ômega 3 em farmácias e mercados como também pode ser manipulado. Mas também se encontra em vários alimentos como: peixes, oleaginosas, óleos vegetais, sementes, camarão, folhas escuras e leguminosas.

Contudo, esse foi o post que eu preparei para vocês sobre ômega-3. Espero que gostem, até a próxima.