Inflamação na orelha: saiba o que pode causar esse problema e como tratá-lo

Muitas mulheres se queixam, que as orelhas acabam ficando inchadas, ao usar certos tipos de brincos ou outros acessórios. Algumas orelhas acabam apresentando uma coloração fora do comum após usar alguns desses acessórios, ou até mesmo apresentam outros efeitos colaterais. Um dos efeitos mais comuns para diversas mulheres, é a inflamação na orelha, que é um problema bastante incomodo.  

Quando a inflamação na orelha aparece, a pele ao redor costuma apresentar um aspecto avermelhado, e constantes irritações sob o local. Para que os efeitos possam ser amenizados, é necessário que a pele esteja sempre forte, com a ação da BeautVip Hair, que é capaz de fortificar a pele, aumentando a elasticidade natural.  

Mas antes que você comece de fato a combater a inflamação na orelha, é necessário entender o que pode ter causado esse problema, que pode ir desde alergias, até outros fatores mais extremos que são mais difíceis de se controlar. Mas não se preocupe, pois iremos te ajudar com isso! 

Quais podem ser as causas da inflamação na orelha? 

A inflamação na orelha pode acontecer por alguns motivos bem simples, mas é bom sempre manter a atenção.

Bom, caso você tenha feito um furo na orelha recentemente, pode ser que a sua pele fique irritada, devido a entrada de microrganismos na região. Para que isso não aconteça, procure sempre um profissional treinado para fazer a perfuração da melhor maneira. Observe também, os utensílios utilizados para isso, pois caso eles não tenham sido esterilizados da maneira correta, você pode até mesmo contrair alguma doença mais séria.  

  Efeito blur: O que é? Quais são os seus benefícios?

Agora, caso a sua orelha já tenha sido perfurada a mais tempo, mas ainda assim apresenta inflamação, isso pode acontecer por outro motivo: alergias. Com toda a certeza, você já deve ter conhecido, alguma pessoa que só utiliza brincos de ouro ou prata, pois acessórios de outros materiais causam alergias severas. Bom, isso ocorre por que a pele reage de forma negativa com o material que o acessório foi produzido 

Brincos ou piercings feitos com níquel, são muito conhecido por fazerem com que mulheres sofram de efeitos adversos na região da orelhas, e por isso é melhor evitá-los. No entanto, pode ser que a alergia comece a se manifestar, um bom tempo após o primeiro uso. Isso acontece geralmente, quando o acessório ainda tem uma pequena camada de proteção em volta de si, que impede que a pele da região entre em contato direto com o material.  

Mas passado algum tempo, pode ser que isso mude, com o desgaste da camada de proteção, fazendo com que a pele reaja ao material. Quando isso acontecer, pode ser que a pele comece a apresentar um volume fora do comum, vermelhidão, e em alguns casos, até mesmo o surgimento de pus.  

  Como usar esponja para maquiagem

O que fazer com a inflamação na orelha? 

Quando isso acontece, o costume de muitas mulheres e se desesperar, mas saiba que não é preciso tanto pânico, basta apenas seguir alguns passos muito simples. Retire qualquer tipo de acessório que está na região da orelha (brincos, piercings e outros). Depois, basta higienizar a área com sabonete neutro. Se a inflamação persistir por mais de um dia, ou se estiver muito grande e apresentando pus, vá imediatamente até um dermatologista.  

O uso de bepantol pode até ajudar, mas não existe comprovação de que ele é totalmente eficaz para esses casos. Por isso, a ida até um especialista é mais do que essencial, pois em alguns casos, ele irá recomendar algum tipo de medicação. 

Se a sua orelha estiver apresentando um inchaço muito grande acompanhado de dor, evite pegar nela sem necessidade, ou friccioná-la contra o travesseiro com muita força. Outra dica muito válida, é evitar o uso de bijuterias, caso você já tenha um pré-disposição para alergias na pele, ou se já até mesmo as apresentou em algum momento.  

Como evitar inflamação na orelha? 

Vamos te ensinar agora, a como cuidar da sua orelha inflamada, e como evitar que isso aconteça.

Para te ajudar a escolher as suas joias e acessórios, evitando o surgimento de alergias, separamos alguns dos materiais que mais promovem inflamação na orelha: 

  Tratamento para foliculite: descubra que é e quais as melhores formas de tratar

-Fibra natural:  

Os brincos e acessórios feitos de fibras naturais, apesar de serem feitos de materiais encontrados na natureza, ainda podem ser grandes proliferadores de microrganismos naturais na região da orelha. Por isso, é bom evitar usar esse tipo de material sempre que possível, ou caso vá usá-lo, higienize o máximo que puder.  

-Cádmio: 

Assim como o cádmio, esse material costuma ser bastante nocivo para a pele, muitas das vezes gerando reações alérgicas na pele. Então, caso você não queira parar com um piercing inflamado na orelha ou um brinco por exemplo, é bom evitar esse tipo de material.  

Para evitar que você acabe com um problema mais sério do que uma inflamação na cartilagem da orelha, ou até mesmo na pele, utilize acessórios feitos com metais preciosos, como o ouro, ou até mesmo material cirúrgico, como titânio ou aço por exemplo.  

Lembre-se que todas as informações que separamos são de caráter informativo, e você deve sempre procurar a ajuda de um profissional antes de fazer qualquer tipo de procedimento em casa.