Ph da pele: saiba como isso é super importante para manter uma boa saúde

Com certeza você já deve ter ouvido falar, que os produtos utilizados na pele, como cremes, maquiagens e outros, devem ter ph igualado ao dela. No entanto, muitas mulheres ainda tem dúvidas a respeito desse tema, e é por isso que traremos aqui, um mega conteúdo sobre o ph da pele, e também ensinar a como mantê-lo sempre equilibrado. 

Mas antes de aprender a equilibrar o ph da pele, outra coisa que também precisa ser equilibrada, é a quantidade de vitaminas e minerais necessários para o crescimento dos cabelos e das unhas, dentro do seu organismo. Para isso, o que mais indicamos, é a ação das cápsulas de vitaminas da BeautVip Hair, que possuem todos os nutrientes necessários, para que você continue sempre linda e deslumbrante.  

O que é ph? 

Vamos te explicar agora, do que se trata o ph da pele.

Talvez você já tenha ouvido esse termo, na sua aula de química no ensino médio, mas caso não se lembre do que se trata, vamos te explicar. O ph da pele, mede o grau de acidez/alcalinidade que mantém a barreira protetora da pele intacta. Essa barreira, é responsável por proteger a cútis de fatores externos que podem ser nocivos para a sua saúde.  

A flora natural da pele, necessita de um ambiente levemente ácido para que prospere, mantendo longe agentes nocivos, como fungos e bactérias, que podem causar danos, caso não sejam neutralizados com sucesso. O ph da pele não pode se tornar alcalino, pois caso isso aconteça, a cútis começará a perder água, ficando seca e se tornando fraca. Assim a pele se torna um grande alvo de doenças, ferimentos e infecções, pois há um solo fértil para a proliferação de agentes nocivos. 

  Maquiagem colorida: saiba como fazer

Mas qual o ph da pele? Pois bem, o ph da pele do rosto e da maior parte do nosso corpo, varia entre 4,7 e 5,75. Aquelas que entendem um pouco do assunto, já devem ter entendido, que a nossa pele é um tanto ácida, já que ela não possui o ph perfeito da água, que é 7.  

O que pode causar um distúrbio no ph da pele? 

Com dito logo acima, uma alteração no ph da pele, pode causar diversos danos a ela, mas…como isso pode ocorrer? Quanto a isso pode ficar despreocupada, pois iremos te explicar agorinha mesmo! 

O ph da pele, pode ficar alterado por diversos fatores, tanto internos, quanto externos. Os fatores externos, correspondem a alguns que podem ser controlados por você, e outros não. A presença de poluentes no ar por exemplo, é um grande fator causador de alcalinidade na pele, pois alguns componentes são capazes de alterar o ph, mais rápido do que o organismo consegue deter sua ação.  

A queda ou aumento da temperatura, também são capazes de alterar o ph natural da pele, deixando-o desequilibrado, fazendo com que a pele esteja suscetível a danos, como o surgimento de acnes, irritações e manchas vermelhas na pele.  

  Entenda mais sobre o tratamento feito de ozônio para estrias

O uso de produtos químicos também é um grande fator causador da alteração do ph, pois a presença de alguns agentes com grau de acidez ou alcalinidade diferente da pele, pode inibir a ação da pele, de tentar se manter equilibrada.  

Muitas mulheres costumam não fazer isso, mas é bom que elas saibam, que antes de fazer o uso de qualquer tipo de cosmético, é necessário observar se a sua composição não possui um grau de alcalinidade muito elevado. Cosméticos desse tipo, são capazes de adentrar a camada protetora da pele, inibindo a ação de proteção natural, deixando a cútis exposta para fatores externos nocivos.  

Para entender o que estamos querendo dizer, basta olhar para uma pessoa que está passando por um processo de quimioterapia, e ver o quanto a sua pele se tornou sensível, após fazer o uso de certos produtos para o tratamento.  Esses produtos tornam a pele ressecada e sensível produzindo danos à camada de proteção natural, que possui uma base levemente ácida.  

  Manchas vermelhas na pele: Conheça as causas
Uma rotina de cuidados com a pele, é essencial para o controle do seu ph.

Alguns fatores internos também são responsáveis por alterar o ph natural da pele. No entanto, é bom que você saiba que homens e mulheres possuem algumas diferenças no grau de acidez. O Ph das mulheres é um pouco mais elevado, pois diferente dos homens, elas possuem uma produção de sebo natural menor.  

Até mesmo a genética é responsável pelo número do ph da pele. No entanto, existem diversas formas de controlá-lo, e mantê-lo equilibrado, para que a pele não sofra com nenhum tipo de dano. O uso de cosméticos que respeitem o ph natural, é um ótimo passo para isso, Outra coisa muito importante, é manter uma rotina de cuidados com a pele, sempre fazendo limpezas e hidratações, para que ela esteja sempre protegida, para o que der e vier. 

A área das genitálias, precisam de cuidado redobrado, principalmente para as mulheres, pois uma leve alteração na acidez, é capaz de causar danos, como infecções por exemplo.