Benefícios da chia: Saiba o que essa semente tem a oferecer

Sendo considerada um super alimento, os benefícios da chia são diversos. Essa semente virou a caiu nas graças do povo devido ao bem que faz a nossa saúde. Traz também, grandes vantagens para a estética, já que possui propriedades que melhoram e fortalecem a pele. Assim como a chia, a BeautVip tem benefícios da chia são variados e nos atua nos cabelos pele e unhas. Eu garanto que com essa duplinha, você vai arrasar.

A Chia é uma semente de nome popular da planta Salvia Hispanica L. e vem da região do centro-oeste do México até o norte da Guatemala. Tem sua composição, o ômega 3, antioxidantes, cálcio, proteínas, fibras, vitaminas e minerais que fazem desse alimento um excelente complemento nutricional, natural e econômico.

Chegou no Brasil despertando interesse por seu valor nutricional e logo foi incorporada na dieta dos brasileiros como a “sementinha milagrosa” pois está ligada ao emagrecimento e ganho de massa musculas, embora não existam comprovações cientificas que confirmam essas afirmações. Mas os benefícios da chia vão além disso.

Algumas pesquisas atuais nos mostram que a semente contém cerca de 25 a 38% de óleo na composição, sendo boa parte de pró Ômega-3 e pró ômega-6. Existem pesquisas sobre os benefícios da chia que afirmam que a semente de chia é a maior fonte de ômega-3 encontrada se comparada a outras fontes conhecidas na natureza, sendo ainda maior que a quantidade encontrada na linhaça que é de 57%.

  Biotina engorda? Emagrece? Veja efeitos

O ômega 3 é um nutriente muito importante para as funções cerebrais, pois 60% do cérebro é constituído por gordura, especialmente o Ômega 3. A deficiente ingestão desta gordura está associada a maior perda de memória do idoso e a elevados níveis de sentimentos de angústia e depressão.

Benefícios da chia

Veja a seguir os benefícios do consumo da chia

Reduz os riscos de doenças cardiovasculares

Isso porque ela possui ômega 3, que atua no organismo reduzindo inflamações, controlando os níveis de colesterol e protegendo o corpo de doenças cardiovasculares e cerebrais.

Regula o colesterol

Já foi dito que a chia possui fibras insolúveis. Isso significa que elas não dissolvem na água, e por isso, quando consumida pode ajudar a eliminar a gordura presente no alimentos, sendo eliminada naturalmente através das fezes.

Evita o envelhecimento precoce

Os antioxidantes presentes na semente combatem radicais livres evitando o envelhecimento das células. Estes auxiliam no atraso e às vezes até impedem a ação dos radicais livres nas células, evitando danos que a longo prazo podem levar ao desenvolvimento de doenças.

Fortalece os ossos

É uma fonte de cálcio. Ajuda a fortalecer os ossos e é especialmente indicado em caso de osteopenia, osteoporose, ou após uma fratura.

  Pixie hair cacheado: dicas de estilos e cuidados

Onde encontrar e como consumir:

Você pode encontrá-la em lojas de produtos naturais e em farmácias de manipulação. É vendido o óleo, a semente e a farinha. É um produto muito fácil de usar e pode ser adicionado em receitas de bolo, panqueca, iogurtes, saladas, ou incrementada em outras receitas.

Pensando nisso separamos 3 receitas para que você possa desfrutar dos benefícios da chia da melhor maneira.

RECEITAS:

receitas para que você fique saudável da melhor forma

Bebida refrescante

Ingredientes:

  • 2 litros de água.
  • 6 limões.
  • ½ xícara de açúcar.

Preparo:

1 xícara de chia,após acréscimo do açúcar a água, coloque o suco dos limões e a chia previamente embebida até esta ter adquirido a viscosidade como de uma esponja.

Molho de Chia para a salada

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de sementes de chia.
  • 2 dentes de alho amassados com sal marinho a gosto.
  • Suco de 1 limão.
  • 1 tomate (sem pele e sem sementes).
  • 1/2 xícara (chá) de água.

Preparo:

Bata os ingredientes em um processador e use como tempero.

Pudim de chia com chocolate

  • 1 xícara de leite de amêndoa sem açúcar (ou a sua alternativa de leite favorita)
  • 4 colheres de sopa de sementes de chia
  • 4 colheres de sopa de agave, xarope de arroz integral, xarope de ácer ou stevia a gosto
  • 1 colher de sopa de cacau em pó (NÃO achocolatado por favor!)
  • ½ colher de chá de extrato baunilha

Preparo:

  • Em um recipiente (para sujar menos louça sugiro já fazer no próprio pote que vai guardar o pudim) coloque 2 colheres de sopa do seu leite, o extrato de baunilha e o cacau em pó.
  • Agora misture até o chocolate incorporar por completo. Pode levar um tempinho, mas eventualmente ele mistura bem. (Eu recomendo misturar o cacau com pouco leite exatamente pelo fato que ele demora a incorporar, e quando tem menos líquido ele mistura muito mais rápido).
  • Assim que estiver tudo bem misturado, adicione os outros ingredientes e mexa por cerca de 3 minutinhos. Logo você vai ver a consistência da chia começar a mudar.
  • Depois que tudo estiver misturado, cubra e leve à geladeira por cerca de 15 minutos.
  • Depois que os 15 minutos passaram, misture novamente o pudim.
  • Repita isso 2 vezes. (O que isso vai fazer é ajudar a chia misturar bem com o líquido e permitir com que você quebre qualquer bolha que possa conter. Se você simplesmente jogar a chia dentro do líquido e colocar na geladeira, a chia vai descer toda para o fundo e o líquido vai ficar por cima. Resultado? Uma pedra de chia! Não é isso que você quer).
  • Demora de 4-6 horas para chia sugar todo o líquido e chegar na melhor consistência possível.