Máscara de argila no cabelo – Conheça os benefícios

Está querendo dar um up nos seus fios, mas não sabe o que fazer? Que tal aplicar máscara de argila no cabelo? Nunca ouviu falar disso? Essa técnica, além de ser bastante simples, pode dar um outro aspecto para as suas madeixas. Quer saber mais? É só continuar nesse artigo!

Máscara de argila no cabelo
Quer dar uma nova aparência para os seus fios? Então venha descobrir os benefícios da máscara de argila para o cabelo!

Uma ótima forma de conquistar cabelos hidratados, resistentes, brilhosos e com as cutículas seladas e fazendo uso do BeautVip Hair. No entanto, nada impede que você alie esse tratamento vitamínico com a máscara de argila no cabelo, por exemplo. É sobre isso que falaremos nesse artigo.

O que a argila faz no cabelo?

A máscara de argila no cabelo pode ser extremamente benéfica para os nossos fios, mas você sabe por quê? A argila é um componente que vem diretamente do solo e, por isso, ela é naturalmente rica em diversos minerais.

E a composição da argila, quando em contato com o nosso cabelo, tem um resultado extremamente desintoxicante, cicatrizante e anti-inflamatório. Ademais, a argila no cabelo também faz com que o pH seja equilibrado.

Fora isso, a máscara de argila no cabelo é capaz de hidratar, relaxar e rejuvenescer a pele da região, tornando os fios mais jovens, resistentes e saudáveis. E se você quer aumentar o comprimento do seu cabelo, a argila também pode ser usada para essa finalidade.

Como a argila estimula a circulação sanguínea, acaba que, como consequência, estimula o crescimento de novos fios mais fortes e saudáveis. Sendo assim, a argila também pode ser usada para engrossar o cabelo.

  Rugas estáticas: Conheça os tipos de rugas e como tratar

Quando posso usar argila no cabelo?

A máscara de argila no cabelo pode ser usada caso você queira obter um cabelo mais saudável e nutrido. No entanto, devido a sua composição, há algumas situações específicas que o seu cabelo irá se beneficiar ainda mais.

Por exemplo, se você abusou na quantidade de produtos químicos ou cosméticos, e sente que o seu cabelo está muito carregado ou intoxicado, a máscara de argila para o cabelo irá fazer muito bem, haja vista que ela é desintoxicante.

Fora isso, caso você ainda tenha o couro cabeludo muito oleoso, a máscara de argila no cabelo também pode servir como um detox, purificando toda a região e fazendo com que os níveis de óleo natural se reequilibrem.

Qual argila devo usar no cabelo?

Depende. Cada argila tem os seus compostos e as suas especificidades. Sendo assim, primeiro você deve saber qual a necessidade dos seus fios e quais os benefícios de cada argila. Mas, para facilitar, nos próximos tópicos falaremos um pouco mais sobre cada tipo de argila.

Argila branca

A máscara de argila branca no cabelo deve ser uma opção para aquelas pessoas que possuem os fios muito danificados e porosos. Portanto, se você passou por algum procedimento químico recentemente, e o seu cabelo está danificado, é possível investir nessa argila.

De todas as existentes, esse é o tipo mais suave e, por isso, pode ser usado por todos os tipos de cabelos e com certa frequência. Além de regularizar a oleosidade dos fios e hidratá-los, também promove o crescimento saudável.

  Queda de cabelo pós-parto é normal? Veja quando se preocupar

Argila amarela

Não é tão comum nem tão fácil de ser encontrada, mas as suas propriedades ativas fazem com que o esforço valha a pena. Sente que os seus fios precisam de uma limpeza profunda, mas nem os shampoos antirresíduos estão resolvendo? Então aposte nessa máscara de argila no cabelo.

Por ser rico em silício, a argila amarela é um ótimo aliado para que deseja limpeza profunda dos fios, já que absorve as toxinas e remove as células mortas. É utilizado por muitas mulheres como um detox capilar.

Argila verde

Certamente uma das mais conhecidas e fáceis de ser encontrada, a argila verde também traz alguns benefícios específicos para o cabelo. Ela é a mais rica em minerais e outros componentes positivos para a saúde dos nossos fios e couro cabeludo.

Máscara de argila verde no cabelo
A argila verde certamente é a mais conhecida. Porém, o que muitos não sabem é que ele é a que possui mais minerais benéficos à saúde dos nossos fios.

Como ele possui um poderoso ativo adstringente, além de desintoxicar a pele da região, trata casos de seborreia e caspa. Fora isso, essa máscara de argila no cabelo é indicada para quem tem o cabelo muito oleoso.

Argila vermelha

Sofre de queda da cabelo, e está procurando um tratamento natural para isso? A argila vermelha pode ser uma ótima opção! Afinal, esse tipo de argila limpa e desintoxica a pele profundamente.

E por ser bastante rica em ferro e cobre, ela é bastante suave. No entanto, a sua aplicação deve se limitar apenas ao couro cabeludo e não nos fios.

Argila cinza

Essa é outra argila que pode ser usada por pessoas que estão tendo problemas de queda capilar. Afinal, além de tratar o couro cabeludo com ação anti-inflamatória, também estimula a circulação sanguínea e promove o crescimento de novos fios.

  Cosmetologia capilar: o que é e qual a sua importância para a saúde dos fios?

Argila preta

Essa é outra argila que pode ser usada no tratamento da queda capilar, mas apenas quando o motivo é decorrente da idade avançada. Isso porque, devido a sua alta concentração de titânio, alumínio e silício, promove a renovação celular.

Como usar máscara de argila no cabelo?

Geralmente, a máscara de argila deve ser aplicada apenas no couro cabeludo. Apenas algumas argilas é que darão algum benefício à extensão capilar. Portanto, antes de aplicar, é bom que você se atente a esses detalhes. Fora isso, o modo de aplicação é o seguinte:

  1. Em um recipiente, misture 4 colheres de argila com água filtrada;
  2. Mexa bastante até obter uma consistência nem muito fina nem muito espessa;
  3. Lave as madeixas com um shampoo neutro;
  4. Com os cabelo úmidos, aplique a argila no cabelo com as mãos ou pincel;
  5. Deixe agindo por no máximo 1 hora;
  6. Em seguida, lave os fios em água morna ou fria até remover todo produto da cabeça;
  7. Não há necessidade de finalizar com o condicionador, mas, caso queira, você pode fazer.

E esse é todo o passo a passo de como usar máscara de argila no cabelo. É bom lembrar também que, caso você queira, é possível misturar a argila a alguma máscara capilar da sua preferência. Nesse caso, pode-se usar a misturar tanto no couro cabeludo quanto na extensão.