Cabelo elástico: Saiba 4 truques de como recuperar

Tem o cabelo elástico, e não sabe o que fazer para recuperar? Apesar de ser um problema capilar bastante incômodo, resolver essa questão pode ser mais fácil do que você imagina. Nesse artigo, iremos apresentar algumas dicas fáceis e eficientes para tratar esse problema. Confira!

Como recuperar cabelo elástico
Seus cabelos estão elásticos e você não sabe como recuperar a saúde dos seus fios? Então é só ficar de olho nas nossas dicas!

A maneira mais eficiente de tratar um cabelo elástico é apostar nas cápsulas vitamínicas da BeautVip Hair, já que elas promovem um cabelo mais saudável, resistente, nutrido e brilhoso. No entanto, há algumas outras dicas que você pode aplicar para também chegar nesse resultado.

O que é cabelo elástico?

Antes mesmo de aprender como tratar o cabelo elástico, é fundamental saber o que exatamente é isso. Afinal, sabendo identificar essa características, fica mais fácil de pelo menos pensar em como tratar.

Dizemos isso porque infelizmente algumas mulheres confundem o cabelo elástico com outras características e, portanto, não conseguem achar o tratamento adequado. Em suma, o cabelo elástico é resultado de uma situação de dano extremo.

Para identificar um cabelo elástico é simples, basta fazer o seguinte: pegue um fio de cabelo e estique-o como se ele fosse literalmente um elástico. Se você soltar e ele voltar ao normal, ótimo. No entanto, se ao soltar, ele não voltar ao normal e ainda ficar franzido, sinal de que ele não está saudável.

  Identificando os diferentes tipos de manchas na pele

Geralmente, as fibras capilares ficam mais quebradiças do que o comum e, em alguns casos, pode acontecer de esfarelar apenas em passar o pente ou as mãos.

Por que o cabelo fica elástico?

Esse efeito ocorre quando a fibra do cabelo perde toda a sua elasticidade, umidade natural e uma boa quanta da massa capilar. Sendo assim, as madeixas ficam mais vulneráveis, finas e extremamente frágeis.

Na grande maioria dos casos, o cabelo elástico está associado à agressão causada por algum excesso de tratamento químico como alisamento ou descoloração. Por isso é preciso ter certa prudência ao realizar tais procedimentos.

Cabelo elástico volta ao normal?

Apesar de ser um problema capilar um tanto desesperador, e realidade é que sim, as suas madeixas podem voltar a ser o que eram antes. Porém, para que isso aconteça, é necessário que você realize alguns sacrifícios e tenha certos cuidados.

A primeira coisa que você deve fazer ao identificar fios elásticos é interromper imediatamente todos os procedimentos químicos, caso ainda haja algum. Em seguida, é preciso manter uma rotina de cuidados, os quais abordaremos com mais detalhe nos próximos parágrafos.

Como recuperar o cabelo elástico?

Recuperar cabelo elástico é possível sim. Porém, para isso, você vai precisar de muita disciplina e certos cuidados específicos. Para conferir quais são eles, é só continuar rolando para os próximos tópicos.

Fique longe de procedimentos químicos

Como já abordado acima, assim que você perceber que os seus fios estão elásticos, é imprescindível que você interrompa e fique longe de qualquer procedimento que leve química, pois isso só irá agravar ainda mais o seu caso.

  Tinturas de cabelo: conheça alguns tipos

Descoloração ou escova progressiva, por exemplo, devem ser deixadas para depois, quando o problema for devidamente tratado. Como o cabelo elástico é sinal de que as madeixas estão fracas, manter essa rotina química só os deixará ainda menos resistentes.

Caso você insista em fazer qualquer tipo de química durante esse processo, saiba que você corre o risco de sofrer um corte químico, e certamente não é isso que você deseja.

Evite altas temperaturas

Além das químicas, caso você realmente queira tratar o cabelo elástico, é bom ficar longe de qualquer aparelho com emissão de altas temperaturas. Chapinha, babyliss, secador ou qualquer outro modelador devem ser evitados durante esse tempo.

Evite altas temperaturas
Se você quer garantir que os seus fios ficarão saudáveis e não mais elásticos, é fundamental ficar longe das altas temperaturas.

Fora isso, não podemos deixar de falar que você deve manter os seus fios longe dos banhos quentes! Quer tomar um banho quentinho? Ótimo, desde que não lave os fios na água em alta temperatura.

As temperaturas altas só enfraquecem o nosso cabelo e, como ele já está enfraquecido, você deve evitar a todo custo algumas ações que os deixam mais quebradiços.

Faça um cronograma capilar

O cronograma capilar é uma das melhores formas de se cuidar do cabelo elástico, isso porque a sua principal função é focar na reposição dos nutrientes perdidos. E, quando o fio fica nesse estado, é exatamente porque perdeu alguns nutrientes.

  Correção de cor de cabelo: Como fazer em casa?

O cronograma capilar é composto por: hidratação, nutrição e reconstrução. A sua finalidade é de repor a água, lipídeos e massa capilar das madeixas, tornando o cabelo mais forte, resistente e saudável.

Faça uso da queratina

Uma das razões do nosso cabelo ficar elástico é devido a perca de queratina e, quando você repõe, os fios tendem a ficar muito mais saudáveis. No entanto, você pode apostar em uma mistura de vinagre com queratina líquida. Para aplicação, basta seguir o passo a passo:

  1. Lave os fios com um shampoo sem sal;
  2. Retire o excesso com uma toalha;
  3. Com o cabelo dividido em mecha, borrife queratina líquida nas mexas;
  4. Deixe agir por 10 minutos;
  5. Sem enxaguar, aplique uma máscara de hidratação da sua preferência e deixe agir por 20 minutos;
  6. Enxágue até não restar nenhum produto e remova o excesso de água com uma toalha;
  7. Misture 25ml de vinagre de maçã e 100ml de água filtrada e aplique mecha a mecha;
  8. Deixe agir por 15 minutos;
  9. Enxágue, condicione e finalize como de costume.

Pronto. Faça esse procedimento uma vez a cada 15 dias que em pouco tempo você irá recuperar a saúde dos seus fios. Apesar de ser um pouco trabalhoso, certamente o resultado valerá a pena.