Escova de aminoácido: o que é e por que você deve começar a utilizar?

Você é daquele tipo de mulher que não abandona o cabelo liso por nada? Se sim, certamente você já deve ter passado por algumas progressivas. Mas você já ouviu falar da escova de aminoácido e os seus benefícios para os fios? Ainda que não seja uma grande novidade, saber um pouco mais a respeito desse assunto pode fazer você passar a optar por essa alternativa.

Escova de aminoácido
A escova de aminoácidos é uma ótima alternativa para mulheres que querem deixar os fios mais alinhados e ainda manter as madeixas nutridas.

Toda mulher sabe que a escova progressiva pode ocasionar em danos aos nossos fios. E é por esse motivo que não podemos deixar de recomendar o BeautVip Hair. Afinal de contas, ele faz com que as nossas madeixas se mantenham hidratadas, nutridas, sedosas e com aquele brilho de dar inveja!

Não é à toa que muitas celebridades já estão atrás dessas cápsulas vitamínicas maravilhosas! Se você já se sente linda com o seu cabelo liso, imagina obtê-lo ainda mais hidratado, resistente e saudável? Fora isso, uma outra possível alternativa é a escova de aminoácido, que é o nosso assunto de hoje. Confira!

O que são aminoácidos?

Antes de explicarmos o que é a escova de aminoácido, primeiro você tem que saber o que são os aminoácidos. De forma resumida, eles são compostos de carbono e, cada um, possui uma funcionalidade bem específica.

  10 perfumes sensuais femininos afrodisíaco que enlouquecem os homens

É interessante ressaltarmos que os aminoácidos não estão presentes unicamente na estrutura capilar. Na realidade, eles podem ser encontrados em algumas comidas ou em algumas plantas, por exemplo.

Alguns estudos apontam a existência de mais ou menos 500 aminoácidos na natureza, sendo que apenas 21 deles constituem as proteínas encontradas no nosso corpo. E cada um desses aminoácidos possui um objetivo no nosso organismo.

E quando falamos de aminoácidos no cabelo, trata-se de algo extremamente sério, uma vez que a nossa estrutura capilar é formada pelos 21 aminoácidos, ainda que em proporções diferentes. E uma das mais conhecidas e utilizadas é a arginina para o cabelo.

O que é a escova de aminoácido?

Agora que você já compreende melhor essa substância, certamente está mais preparado para compreender o que é a escova de aminoácido. Como o próprio nome dá a entender, trata-se de um tipo de escova progressiva, mas com base em aminoácidos, componentes naturais dos nossos fios.

Na realidade, esse tipo de escova progressiva só surgiu após a própria ANVISA proibir escovas progressivas que tivessem formol. A partir daí, novas formulações começaram a ser testadas.

  Progressiva de maizena: aprenda o passo a passo para fazer em casa

Atualmente, a escova de aminoácido é considerada a mais segura, justamente porque ela tem como base componentes não nocivos aos fios. Como resultado, a escova de aminoácido tende a deixar os fios lisos, brilhosos e proporcionar massa capilar.

Por que devo preferir a escova de aminoácido?

Basicamente você deve optar pela escova de aminoácido porque, além dela ser menos nociva e mais segura do que as demais opções, esse tipo de técnica ainda tem como objetivo repor os aminoácidos do nosso cabelo.

Como já salientado, cada aminoácido tem uma função específica no nosso cabelo. Alguns tem como pressuposto manter os fios hidratados. Outros, proporcionam crescimento. E assim por diante.

Em suma, a ausência de aminoácidos pode deixar o cabelo opaco e desidratado. Sendo assim, através da escova de aminoácido, você irá obter cabelos lisos, resistentes, brilhosos, sedosos e os demais benefícios proporcionados pelos aminoácidos contidos no processo.

Quem pode usar a escova de aminoácido?

Como a escova de aminoácido não possui formol e nem outras químicas fortes, esse tipo de progressiva não é tão amplo assim. Por isso, ela deve ser usada por mulheres já com o cabelo liso, a fim de diminuir o frizz, mas também por aquelas de fios ondulados e não muito cacheados.

  Para que serve o banho de erva doce: descubra

Agora, se você tem o cabelo crespo, essa não é a progressiva mais ideal para o seu tipo de cabelo. Ademais, ainda que a escova de aminoácido seja com base em componente natural, toda progressiva oferece riscos.

Isso quer dizer que, caso o seu cabelo esteja muito danificado, a escova de aminoácido não é para você, pois pode acontecer o efeito rebote. Ademais, sempre procure realizar esse tipo de alisamento com um profissional da sua confiança.

Existe alguma contraindicação para essa progressiva?

Sim. Mulheres com o cabelo muito oleoso, já danificado ou poroso, devem manter distância da escova de aminoácido. Ademais, se você tem o couro cabeludo muito sensível, esse tipo de progressiva pode agredir os seus fios e cabeça.

Existe alguma contraindicação para essa progressiva?
A escova de aminoácidos apresenta sim alguns riscos, em especial quando realizado da forma incorreta. E esse é uma das principais razões pelo qual é essencial realizar esse tratamento com um profissional adequado.

Fora isso, crianças não podem passar por esse procedimento. Quanto às grávidas, elas até podem fazer uso da escova de aminoácido, visto que esse tratamento não contém formo. Porém, antes de tudo, é fundamental consultar o seu obstetra para saber se ele libera.