Alecrim no cabelo: Veja por que o alecrim é ótimo para a saúde dos fios

As plantas e chás tem sido grandes aliados quando o assunto é a saúde de nossas madeixas. A busca por métodos orgânicos e soluções caseiras tem crescido muito. Nesse caso, o uso do alecrim do cabelo tem propriedades que podem trazer grandes benefícios como o crescimento, combate às queda e controle de oleosidade, por exemplo. Você pode usá-lo de várias maneiras e é isso que ensinaremos a você.

Outra coisa que vai trazer força, maciez e brilho aos fios é a BeautVip Hair. A fórmula conta com nutrientes essenciais para a saúde dos fios, assim contribuindo com os cuidados com os cabelos. É a escolha perfeita para quem não abre mão de madeixas impecáveis.

Quais os benefícios do alecrim no cabelo?

O alecrim quando usado no cabelo, trás diversos benefícios para os seus fios, sabia disso?

O alecrim é uma planta medicinal muito conhecida. Essa planta é rica em vitaminas, cálcio, ferro, magnésio, zinco, potássio, ácido e outros. Por causa de tantos componentes, o alecrim no cabelo vai proporcionar uma ação adstringente e consequentemente uma irrigação no couro cabeludo e a nutrição dos folículos

  Óleo de coco no cabelo loiro - Quais os benefícios?

Ainda combate às queda capilar, fortalece os fios, estimula o crescimento, previne o envelhecimento precoce dos fios, é antioxidante, tem ação anti-inflamatória, contribui com o controle da oleosidade e da caspa.

O alecrim no cabelo serve com um estimulante e adstringente. Ele estimula o crescimento do fio, já que desobstrui os folículos e melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo. Já em relação a queda, ele tem propriedades que fortalecem o fio, porém não será suficiente se aplicado sozinho no cabelo.

Como usar alecrim no cabelo?

O uso pode ser feito de formas variadas e também pode ser misturada com outros ingredientes para expandindo as possibilidades de benefícios. O uso deve se adequar às suas necessidades. Veja

Chá de alecrim

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de Alecrim.
  • 2 xícaras de água.

Como fazer

Leve a água junto ao alecrim ao fogo e deixe ferver. Espere até que o chá fique frio e coloque em um recipiente que facilite a aplicação nos fios. Aplique no couro cabeludo (você pode usar um algodão para auxiliar ou um borrifador). Faça massagem na raiz do cabelo e aguarde 20 minutos para o chá agir. Lave como de costume.

  Gelatina no cabelo: veja para que serve e como usar

Alecrim no shampoo

Ingredientes

  • 100 ml de shampoo
  • 1 colher de sopa de Alecrim
  • 3 colheres de sopa de canela
  • 1 colher de sopa de cravo da índia

Como fazer

Misture o alecrim, a canela e o cravo da índia ao shampoo. Mecha para que se misturem bem. Não use o shampoo frequentemente, altere o uso com o normal.

Essa mistura vai contribuir com o crescimento do cabelo e servir como antioxidante para o couro cabeludo, prevenindo a queda dos fios.

Óleo de alecrim no cabelo

O óleo não deve ser usado puro nos fios pois é um produto forte e pode danificar o cabelo. Use misturado a outro óleo vegetal ou creme. Veja:

Coloque em um recipiente, algumas gostas do óleo de alecrim e misture com 1 colher de óleo de coco (ou outro óleo vegetal). Aplique no couro cabeludo e massageie fazendo círculos. Deixe por 20 minutos e lave como de costume

Tônico de alecrim

Ingredientes

  • 500ml de água
  • 1 xícara de café de alecrim
  • Óleo de alecrim

Como fazer

Coloque o alecrim na água já fervida e deixe esfriar em um recipiente fechado. Coe e coloque o de 30 a 40 gotas de óleo de alecrim no chá. Aplique no couro cabeludo e deixe agir por 35 minutos. Use o tônico 3 vezes por semana. Lave o cabelo como de costume.

  Shampoo que clareia o cabelo preto: veja como fazer

O uso frequente do tônico ou chá de alecrim pode ocasionar a irritação do couro cabeludo e danificação dos fios. Suspenda o uso em caso de vermelhidão, coceira, alegria, sensibilidade ou fios desidratados.

Tem contraindicações?

O alecrim também pode apresentar danos se usado de forma incorreta.

O uso no cabelo não apresenta contraindicações, no entanto, ingerir o produto não é indicado para mulheres grávidas, crianças menores de 6 anos, pessoas com gastrite, pessoas que apresentam problemas biliares, epiléptico e quem tem doença de Crohn.

O alecrim no cabelo pode ocasionar o escurecimento dos fios

Se você tiver cabelos claros, o alecrim no cabelo pode sim escurece-los, portanto, não use se você não tem a intenção de ter cabelos com tons mais escuros que o natural.

Dica

Misture o alecrim a outras hidratações caseiras (desde que você não se importe com o escurecimento dos fios) pras resultados ainda melhores. Adote ao uso do cronograma capilar e arrase por onde for!