Poluição no cabelo: como fazer para evitar?

Por mais que você tenha uma rotina capilar focada em hidratação e nutrição, eventualmente você pode sentir cabelos frágeis e sensíveis. E isso frequentemente acontece devido a poluição no cabelo, e saber como evitar esse fator pode ser um dos pontos primordiais para que o seu cabelo se torne ainda mais saudável e hidratado.

Poluição no cabelo
Cuidar dos fios pode ser uma tarefa um tanto complicada. No entanto, certamente um dos cuidados que você deve ter é evitar que as suas madeixas recebam os malefícios da poluição. Quer saber como? Então confira esse artigo.

Devido a poluição no cabelo, infelizmente é comum que percamos os nutrientes dos fios. Diante disso, é interessante fazer a reposição de tais proteínas fazendo uso do BeautVip Hair, já que a sua composição é focada em nutrir toda a extensão capilar, deixando-as ais hidratadas, resistentes, brilhosas e fortalecidas.

Porém, mesmo fazendo uso dessa cápsula vitamínica, é interessante você saber como evitar a poluição no cabelo, já que esse conhecimento pode fazer você evitar muita dor de cabeça. Quer saber mais a respeito desse assunto? Então confira os próximos tópicos.

Poluição no cabelo faz mal aos fios?

Infelizmente essa é uma informação que nem todas as pessoas têm conhecimento, mas sim, a poluição no cabelo faz mal as nossas madeixas. É provável que você já tenha ouvido falar que nós perdemos diariamente os nutrientes dos nossos fios, mas você sabe o motivo disso?

  Vitamina para o cabelo crescer: Veja quais são as vitaminas benéficas para os fios

Além de outros fatores, uma das principais razões pelas quais nós perdemos os nutrientes é devido aos agentes externos de poluição. Sol, raios UV, suor, areia, poeira, sujeira dentre outras questões são alguns dos exemplos.

E o motivo para isso é bem simples. O nosso couro cabeludo é constituído basicamente por pele, as quais absorvem partículas. Assim como o nosso couro cabeludo recebe hidratação, ele também recebe os aspectos negativos da poluição.

O que a poluição no cabelo pode ocasionar?

A nossa pele funciona como a primeira barreira protetora, que nos defende dos agentes externos como a poluição. No entanto, quando essa “barreira” é, de certa forma, quebrada, os nossos fios podem ser prejudicados.

A poluição no cabelo pode desencadear diversas doenças e problemas, como a seborreia excessiva e couro cabeludo extremamente oleoso, mas não é apenas isso. Se você nota fios opacos, esse fato pode ser devido a inflamação dos folículos pilosos em decorrência da poluição no cabelo.

Fora isso, a poluição no cabelo está diretamente relacionada com o aparecimento da síndrome do couro cabeludo sensível, irritação, vermelhidão, secreção excessiva de sebo, caspa, dor nas raízes capilares e perda de cabelo.

Ou seja, se você percebe que o seu cabelo está tendo queda em excesso, além de ser necessário repor alguns nutrientes e proteínas essenciais, é importante olhar de outro espectro; por vezes a causa da queda é a poluição no cabelo.

  Como aplicar botox no cabelo?

Como proteger os fios da poluição?

Agora que você já está devidamente informada a respeito dos riscos que a poluição no cabelo pode ocasionar, certamente deve estar se perguntando como evitar que os fios sofram esse impacto. Primeiro, é bom salientar que não há como isentar os fios de receberem essa agressão externa, mas há como minimizá-las. É sobre isso que falaremos nos tópicos seguintes.

Shampoo de limpeza profunda

Qual a melhor forma de evitar os impactos negativos da poluição no cabelo senão retirando todo excesso de sujeira? E é justamente para isso que os shampoos de limpeza profunda servem, para eliminar qualquer resíduo de poluição dos fios.

Sendo assim, é interessante você passar a fazer uso de algum shampoo antirresíduo, haja vista que eles são especialmente formulados para limpar toda impureza do couro cabeludo. Claro que você não pode usar esse shampoo todo dia, pois ele pode deixar os fios secos se usado da maneira errada.

O mais recomendado é que você faça uso do shampoo antirresíduo uma vez no mês ou, caso perceba que os seus fios estão muito sujos, uma vez a cada 15 dias. O shampoo detox também pode servir para essa finalidade

  Cortei meu cabelo curto quanto tempo demora pra crescer: saiba mais

Utilize leave-in

O Leave-in é uma forma extremamente fácil e prática de proteger os fios de qualquer agressão externa, visto que ele tende a criar uma camada protetora no couro cabeludo, impedindo que certas impurezas penetrem nos fios.

Como evitar poluição no cabelo utilizando leave-in
O leave-in é uma boa forma de proteger a poluição no cabelo, visto que ele cria uma camada protetora nos fios.

Para melhores resultados, recomendamos que você dê preferência para aqueles que possuam ação antipoluição, pois eles são formulados especificamente para inibir os efeitos da poluição do ar nos fios.

Protetor térmico

Não é só a poluição nos fios que faz mal às madeixas. As altas temperaturas da chapinha, secador, babyliss ou outros modeladores também podem fazer com que os fios percam os nutrientes com mais rapidez.

Por isso, utilizar o protetor térmico é fundamental para minimizar os efeitos negativos. Para além de proteger do calor de produtos, o protetor térmico também inibe a ação dos raios UV nos nossos fios. Então, ele é um produto indispensável e obrigatório.