Ácido fólico para cabelo: saiba como usar e os benefícios

A queda de cabelo já é um verdadeiro incômodo, mas quando passa a ser frequente e os fios começam a cair em maior quantidade traz também a preocupação. Você com certeza já buscou por métodos para parar com a queda capilar em algum momento da vida. E se não procurou , talvez ainda precise procurar. A queda capilar está relacionada a saúde das madeixas e também a saúde do corpo, por isso vamos te mostrar o ácido fólico para cabelo.

Outro produto que vai tratar os fios com todo o carinho, cuidando e reduzindo a queda, deixando o cabelo mais forte, com mais brilho, mais macio e contribuindo com um rápido crescimento é BeautVip. Com certeza, a melhor opção! Mas e aí, vamos conhecer o Ácido fólico para cabelo?

Parece meio estranha a ideia de usar um ácido no cabelo, né? Mas não é nada ruim, amiga(o), eu prometo! Muito pelo contrário, o ácido fólico para cabelo vai contribuir com a restauração da estrutura do fio, recuperando a saúde das madeixas. Também age no sistema imunológico, no cérebro, unhas e pele, trazendo grandes benefícios para ambos.

O que é ácido fólico?

Caso você não saiba o que é o ácido fólico, vamos te ensinar agora mesmo!

O ácido fólico é uma vitamina muito importante na nossa saúde. Também é conhecido como folato, folacina ou vitamina B9. Essa vitamina é essencial na saúde e faz parte do grupo de vitaminas do complexo B, assim, evitando a queda do cabelo e unhas fracas.

  Corte repicado cabelo médio - Como escolher?

Também tem participação na formação do DNA e RNA das nossas células. Tem importância na maturação dos glóbulos vermelhos do sangue. Essa vitamina existe em pequenas quantidades no nosso organismo, principalmente no ficado e nos rins.

Benefícios do ácido fólico

Usar o ácido fólico para cabelo é bastante benéfico, mas além disso, essa vitamina também tem uma ação valiosa em várias outras funções do nosso corpo. Por exemplo, ela contribui com a prevenção das doenças do sistema nervoso e problemas cardiovasculares, ajuda na redução de riscos de derrame, perda auditiva em pessoas mais velhas, e o alzheimer. Também ajuda na saúde psicológica, agindo como co-fator na produção de serotonina no corpo, hormônio que equilibra o humor.

Benefícios do ácido fólico para o cabelo:

Além dos muito benefícios citados acima, o ácido fólico para cabelo terá como responsabilidade, o equilíbrio da oleosidade do cabelo. A oleosidade natural dos fios é dividida entre o cabelo e serve como proteção dos fios. O excesso dessa oleosidade, traz problemas como a caspa para as madeixas.

O ácido fólico para cabelo, deixará o couro cabeludo mais saudável e contribuindo com a distribuição do óleo natural produzido pelo cabelo e consequentemente, os fios ficarão mais fortes, brilhosos e macios. O crescimento também será mais saudável com o uso do ácido fólico para cabelo, portanto a quebra diminui.

  Como recuperar cabelo quebrado: aprenda algumas dicas

Alimentos ricos em ácido fólico

Leite, ovos, carnes (principalmente o fígado), sementes e grãos, nozes e castanhas, cogumelos, levedura de cerveja, frutas cítricas, brócolis, vegetais verdes folhosos como o espinafre, a couve, rúcula e o alface.

Além dos alimentos naturais, alguns dos alimentos industrializados também contam com a presença do ácido fólico. Só a alimentação já será o suficiente para repor o ácido fólico necessário no nosso organismo.

A ausência desta vitamina não é comum, mas pode ser necessária uma suplementação para mulher que estão tentando engravidar, para contribuir com a redução dos riscos de desenvolvimento de defeitos no tubo neural do feto.

Também evita anemia causada pela carência do acido. A má formação do feto, pode ocorrer nas primeiras semanas da gravidez, então é ideal que essa suplementação seja iniciada pelo menos 5 meses antes do início das tentativas de engravidar.

Como consumir o acido fólico para o cabelo?

Como citado no tópico acima, vários alimentos são ricos em ácido fólico, portanto será necessário uma alimentação balanceada e saudável. Para o consumo através de complexos vitamínicos, consultar um especialista será indispensável. O médico vai se encarregar da verificação da quantidade correta para a ingestão. Pode ser combinado a outros nutrientes.

  Cabelo brilhante: 10 dicas para dar brilho nas madeixas

A vitamina é solúvel em água, portanto é retirada do organismo com facilidade. O uso recomendado por dia é 400mg. Verifique se pode haver uma deficiência dessa vitamina no organismo e assim entender a melhor forma de ingerir.

Sinais de que o ácido fólico está baixo:

O seu cabelo pode apresentar alguns sinais, quando o ácido fólico está em falta no organismo.

O ácido fólico está baixo quando se encontra em níveis menores que 2 ml no sangue. Os valores normais são acima de 4ml. A falta do ácido fólico no corpo pode trazer palidez, fraqueza, cansaço, desânimo, irritabilidade, depressão, dores de cabeça, rachaduras na boca, aftas, língua vermelha e careca.

Se os níveis se apresentarem abaixo do normal em mulheres grávidas, principalmente no início da gestão, pode indicar a má formação do feto. Do tubo neural principalmente. Essa é uma estrutura do feto que dará origem ao cérebro e o sistema nervoso da criança.

Os baixos níveis no sangue são associados, geralmente a casos de alcoolismo crônico, diálise, doenças de má absorção intestinal, gestação, anemia hemolítica e alguns remédios como o metotrexate, fenitoína, sulfassalazina, trimetropim.