Como controlar a oleosidade capilar? Confira algumas receitas

Se o seu cabelo é naturalmente mais oleoso, é possível que você se pergunte sobre como controlar a oleosidade capilar. Apesar de ser uma questão que atrapalha muitas mulheres, tratar esse sintoma é muito mais fácil do que você possa imaginar. Nesse artigo, iremos dar algumas dicas práticas de como resolver esse problema. Confira.

oleosidade capilar
A oleosidade capilar é uma questão que deve ser analisada com muitos cuidados e, para tratar o excesso, existe algumas receitas caseiras bem simples.

Uma ótima forma de controlar a oleosidade capilar é justamente fazendo uso das cápsulas vitamínicas da BeautVip Hair. Afinal, devido a sua composição diretamente pensada na estrutura dos fios, acaba selando as cutículas, minimizando significativamente o aspecto oleoso das madeixas.

Agora, se você quer saber outros procedimentos que também auxiliam a controlar a oleosidade capilar, saiba que existe uma infinidade deles. Nesse artigo, iremos falar sobre os assuntos relacionados a oleosidade capilar e como tratar esse problema. Para conferir todas as informações, é só continuar nesse artigo.

O que é oleosidade capilar?

Todo cabelo, naturalmente, produz uma oleosidade, que é chamada de “sebo”. Apesar de muitas mulheres se incomodarem com o excesso, é bom destacar que remover completamente esse óleo não é saudável.

Esse sebo é fundamental para garantir algumas questões capilares. É ele o responsável por deixar os fios mais resistentes, macios e até mesmo mais brilhosos. No entanto, devido a inúmeras questões, os folículos capilares podem ficar desregulados e produzir mais oleosidade do que deveria.

  Granny Hair: Saiba o que é, seus cuidados e como fazer em casa

E é por esse motivo que algumas mulheres sofrem de oleosidade capilar excessiva, porque os folículos estão desregulados. Sendo assim, a maneira mais eficiente de tratar esse problema é justamente tratando a raiz do problema.

Como saber se tenho excesso de oleosidade capilar?

Antes de você saber o que é bom para cabelo oleoso, é importante saber como distinguir o excesso de oleosidade. Um dos sintomas óbvios é quando você nota que os fios estão mais oleosos do que o normal, mas esse não é o único sintoma.

Há alguns outros sinais que denotam cabelos excessivamente oleosos, bem como muita oleosidade na raiz até as pontas, sentir os fios sujos um dia após a lavagem, aspecto pesado das madeixas, coceira e até mesmo o surgimento de caspa.

Qual o cuidado essencial que devo ter com cabelo oleoso?

O cabelo excessivamente oleoso acontece devido a desregulação dos folículos capilares. Então, um dos princípios fundamentais para quem quer controlar a oleosidade capilar é justamente saber como limpar as impurezas do couro cabeludo, que é onde geralmente se concentra o excesso de oleosidade.

Muitas mulheres acham que a forma mais adequada de limpar o couro cabeludo com excesso de oleosidade é utilizando um shampoo detox ou antirresíduos. Porém, ainda que eles possam servir, o mais adequado é utilizar um shampoo para cabelo oleoso, visto que são produtos formulados justamente para esse problema em específico.

  Progressiva de maizena: aprenda o passo a passo para fazer em casa

Receitas caseiras para controlar a oleosidade capilar

A internet é recheada de receitas caseiras, e elas são extremamente bem-vindas quando é para tratar de algum problema capilar por exemplo. Diante disso, nos tópicos seguintes iremos apresentar algumas receitas caseiras para controlar a oleosidade capilar. Confira.

Chá verde e hortelã

Para essa receita, você vai precisar apenas de 200ml de chá verde e 5 gotas de óleo essencial de hortelã. Primeiro, você deve lavar os fios normalmente, como sempre faz. Depois, com as madeixas ainda úmidas, prepare um chá verde bem forte e concentrado.

Coloque em um recipiente com borrifador e acrescente as 5 gotas do óleo essencial de hortelã e misture bem. Utilize essa misturinha tanto nos fios quanto por toda a extensão capilar e deixe agir por alguns minutos. Em seguida, é só enxaguar e finalizar o cabelo como de costume.

Cavalinha

A cavalinha é geralmente usada para fazer chás, no entanto, quando em contato com o cabelo, a planta tem poder altamente limpante e ainda ajuda a fortalecer os fios. Para essa receita, basta ferver cerca de 500ml de água.

Quando atingir o ponto de fervura, é só adicionar um punhado de folha seca de cavalinha e deixar agindo por cerca de 15 minutos. Coe tudo para deixar apenas o líquido, deixe a mistura esfriar e despeje nos fios ainda molhados. Depois é só lavar com um shampoo para cabelo oleoso e finalizar como de costume.

  10 cortes de cabelo grosso e volumoso

Água e vinagre

O vinagre é um produto acidificante e, por isso, ele é um excelente componente para remover os resíduos indesejados dos fios e ainda ajuda a equilibrar o pH do cabelo, o que é um benefícios extremamente interessante.

Ademais, o vinagre ainda tem um poder hidratante para o cabelo. Então, além de controlar a oleosidade capilar, através dessa receita, os seus fios ficarão mais hidratados e com o pH regulado.

Controlar oleosidade capilar com água e vinagre
O vinagre de maçã é uma das maneiras mais utilizadas para tratar a oleosidade capilar, e isso acontece porque se trata de um produto ácido.

Para realizar essa receita, você vai precisar apenas de 1 colher de sopa de vinagre de maçã orgânico e 5 colheres de sopa de sopa de água mineral ou filtrada. Em seguida, é só misturar todas as medidas em um borrifador e aplicar nos fios, depois de lavados. Deixe agindo por alguns minutos e depois enxague.

Como estamos falando de um produto ácido, alguns cuidados devem ser tomados. Você até pode aplicar essa mistura no couro cabeludo, no entanto, enquanto o produto age nos fios, evite se expor ao sol. E, após a lavagem, se possível, aplique um protetor térmico ou leave-in.