Falsa caspa: Descubra o que é, o que causa e como evitar

A caspa é um incomodo que gera um “pózinho” branco que se espalha pelo cabelo todo, muitas vezes, gera coceira e é um problema quando é visível. As vezes elas caem nos ombros e pelas roupas e quando alguém percebe, a situação se torna um tanto constrangedora (ninguém merece, né!?). Mas não para por aí, existe outro problema igual e que muita gente não conhece (era só o que faltava): A falsa caspa! Esse é um estorvo causado pelo acúmulo de produto nos fios e quem mais sofre com isso são as donas de cabelos crespos e cacheados. 

Além da caspa, é necessário manter outros cuidados com as madeixas para que sempre permaneçam brilhosas, macias, bem hidratadas, saudáveis e cheias de vida, além da definição e do volume dos sonhos é claro (eu amoooo!) Os cabelos cacheados precisa de uma atenção especial na hora do tratamento. As vezes, o cronograma capilar pode não ser suficiente, sendo necessário a implementação de outros recursos. 

Para que os nutrientes e vitaminas sejam devidamente fornecidos para o cabelo, é necessário que elas existam em uma quantidade aceitável no organismo e para isso, é preciso que faça uma boa alimentação (come umas frutinhas todos os dias e beba água, miga) e produtos que possam ajudar nisso. É nessa parte que entra a BeautVip. Essas cápsulas incríveis foram feitas pensando exatamente em você e em quem ama manter os cabelos impecáveis. Elas mantêm as madeixas fortes, hidratadas e ainda ajuda a desenvolver os fios, contribuindo com um crescimento saudável e revitalizando todo o cabelo. Não dava para ser melhor.  

O que é a falsa caspa?

Você sabia que existe a falsa caspa? Eu vou te contar um pouco a respeito.

A falsa caspa tem aspecto e aparência igual a caspa verdadeira, mas não é (pelo menos isso, né). Ela não tem nenhuma relação com a descamação do couro cabeludo. A falsa caspa ocorre devido ao uso incorreto dos finalizadores capilares dos cabelos cacheados e crespos, como os cremes e gelatinas. É mais difícil perceber a falsa caspa quando os cabelos ainda estão molhados, mas quando secam, fica perceptível o “pózinho” branco por todo o cabelo. O formato do cabelo cacheado e crespo contribui muito com a formação desse problema. 

Cuidados com excesso

O ritual do COG (técnica de finalização para cabelos crespos cacheados e afros que envolvem a mistura de creme, óleo e gelatina para uma melhor finalização) e outras técnicas de finalização com creme e gelatina capilar são excelentes para quem ama um cabelo bem definição e quer ficar bem no day after. Porém, quando os procedimentos não são feitos de forma correta, a falsa caspa acaba sendo uma consequência. Se você sente que o cabelo precisa de mais produto, aplique em menores quantidades, para que assim, eles não se esfarelem no cabelo. 

  45 frases de domingo para status domingou

A hidratação evita a falsa caspa  

Mesmo que pareça, os cremes e gelatinas não são os motivos da aparição da falsa caspa. A verdadeira razão do surgimento deste incômodo é a falta de hidratação das madeixas, assim, contribuindo com o cúmulo de produtos e resíduos devido as cutículas dos fios estarem abertas. É por esse motivo que não podemos deixar de hidratar as madeixas, já os cabelos cacheados são ressecados naturalmente. Acompanhar o cronograma capilar corretamente vai permitir que os fios estejam saudáveis e então os produtos vai penetrar com mais facilidade. 

Use óleos vegetais na finalização dos cabelos cacheados e crespos 

Vale a pena experimentar um pouquinho do óleo vegetal na hora da finalização, viu! Ele nutre os fios de forma profunda e ainda sela todas as cutículas, assim, evitando que produtos se acumulem nós cachinhos e consequentemente, evitando a falsa caspa. Além disso, o óleo vegetal também deixa o nosso cabelo super brilhoso e ajuda a controlar a quantidade de creme que passamos nos cabelos. O óleo pode ser qualquer um de sua preferência e pode ser encontrado em lojinhas de produtos naturais. 

Como eliminar a falsa caspa e a caspa verdadeira? 

Identifique a raiz do problema 

O primeiro ponto é identificar se é falsa caspa ou não. Para a caspa verdadeira é necessário buscar uma forma de controle, já que elas não podem ser excluídas de vez das nossas vidas (infelizmente). Portanto, identifique a causa e o foco e então controle.  

  Shampoo clareador: Aprenda a fazer em casa

Use shampoos específicos para caspas 

Pesquise entre os vários shampoos, qual é ideal para o seu tipo de cabelo e então faça o uso conforme é pedido na embalagem. Esses produtos vão ajudar a regular a produção de sebo do cabelo diminuindo a oleosidade e acabando com possíveis fungos existentes no couro cabeludo. Fazer o uso correto pode controlar a formação de caspas e evitar que elas apareçam. 

Hidrate o cabelo

Como já dito, a hidratação é essencial para evitar a falsa caspa, já que sela as cutículas de todo o cabelo e assim, evitam que produtos se acumulem nós fios. Além disso, mantém o cabelo nutrido e lindo. 

Tenha cuidado com o excesso de produtos 

A falsa caspa é excesso de produto preso nas cuticulas do cabelo. Cuide para que não aconteça.

O uso excessivo de produtos pode levar ao entupimento dos poros no couro cabeludo, assim, levando a problemas maiores e mais desagradáveis. Evite a raiz na hora de aplicar os produtos e se começar a sentir que os fios estão pesados ou que existe acúmulo, lave as madeixas com shampoo antiresiduos.