Co wash: o que é, como e quando utilizar?

Há sempre novas técnicas surgindo prometendo cabelos mais protegidos e hidratados. E, um dos termos que tem causado bastante interesse por parte das mulheres é o co wash. Você sabe o que é, para o que ele serve e quando realizar essa técnica? Isso e muito mais você vai conferir nesse artigo.

Co wash
Já ouviu falar da técnica co wash, e está pensando em aderir? Então confira algumas informações importantes acerca dessa técnica.

Independente de qual técnica você utilizar, para ter certeza de que os seus fios ficarão sempre saudáveis, recomendamos o uso das cápsulas vitamínicas BeautVip Hair. Afinal, devido a sua rica composição, as suas madeixas ficarão sem hidratas, nutridas, brilhosas e com mais volumes.

Agora, se você quer aliar esse tratamento com a técnica de co wash, primeiro você deve entender o que ela e qual a maneira mais adequada de passar nos fios. Essa e outras informações você irá conferir nos próximos tópicos.

O que é co wash?

Co wash é um termo originário do inglês, que é a abreviação de “conditioner washing”. Traduzindo, significa lavar com o condicionador. A grande maioria das mulheres já fazem uso do condicionador, então o que essa técnica tem de inovadora?

  Penteados para trabalhar: Saiba fazer penteados simples para arrasar no trabalho

É que, no co wash, simplesmente é dispensado o uso do shampoo. Ou seja, você literalmente lava o seu cabelo apenas com o condionador, sem qualquer shampoo. Porém, existe uma explicação e um método plausível para fazer o co wash.

Por que o co wash exclui o shampoo?

Não é raro ouvir relatos de mulheres afirmando que sentem os fios mais ressecados e quebradiços após o uso do shampoo, e a técnica de co wash se baseia principalmente nesse tipo de comentário.

Inclusive, a grande maioria dos shampoos contém sal o algum ingrediente na sua composição que remove alguns nutrientes importantes para o couro cabeludo, contribuindo ainda mais para o ressecamento.

E como o condicionador também possui agentes emoliantes igualmente capazes de promover a limpeza dos fios, mas sem danificá-los ou remover proteínas essenciais, por que não excluir o shampoo da rotina capilar?

O shampoo realmente é prejeudicial aos fios?

Isso depende de várias questões, desde as característica do seu cabelo como a composição do próprio shampoo. Agora, uma coisa inegável é que a grande maioria dos shampoos possuem sulfato.

Afinal, o sulfato é o principal agente por trás da famosa espuma, o que dá a sensação de limpeza. Porém, apesar de o sulfato promover limpeza, ele elimina o óleo natura dos fios e acaba com os lipídios do cabelo.

  10 dicas de como fortalecer os cabelos
O shampoo realmente é prejeudicial aos fios
Não que necessariamente todos os shampoos fazem mal ao cabelo. Porém, a grande maioria possui sulfatos, um dos responsáveis por causar ressecamento.

Então, se você sempre percebe que os seus fios ficam com um aspecto estranho ao final da lavagem, e não quer mais passar por isso, pode ser interessante começar a considerar a ideia no co wash.

Como fazer co wash?

Não tem muito segredo, afinal, basta substituir o shampoo pelo condicionador. Porém, você deve usar o condicionado correto, pois o produto inadequado pode ocasionar em dermatite no couro cabeludo.

Utilize qualquer condicionador que seja 100% livre de componentes como parafina, petrolatos e silicones insolúveis. Sabendo disso, a forma de seguir a técnica co wash é a seguinte:

  1. Molhe os fios em água morna ou fria;
  2. Massageie as madeixas e o couro cabeludo por 2 minutos;
  3. Remova o axcesso de água;
  4. Em seguida, basta aplicar o condicionador na raiz, comprimento e pontas;
  5. Deixe agindo por alguns minutos, como se fosse um shampoo;
  6. Enxágue novamente em água morna ou fria.

Como você não está usando um shampoo, a parte de massagear o couro cabeludo é fundamental para garantir uma limpeza mais profunda, aumentar a circulação sanguínea e eliminar o excesso de gordura presente no couro cabeludo.

  Leite de rosas para o rosto: saiba como usar

Quem pode usar o co wash?

Apesar de a ideia de subtituir o shampoo agradar muitas mulheres, é importante ficar atento a quem pode fazer uso da técnica co wash. Inicialmente, essa técnica voltada especialmente para mulheres com cabelo quimicamente tratados, crespos, cacheados ou ressecados.

Com o tempo, mulheres que possuem luzes e mechas no cabelo também passaram a sentir os efeitos positivos do co wash, já que ajuda a tinta a durar mais tempo. Porém, se você sofre de seborreia, fique longe do co wash.

Fora isso, se você tem a raiz capilar muito oleosa, dificilmente você irá se beneficiar do co wash. A dica primordial aqui é você testar essa técnica por pelo menos duas semanas. Se você notar melhoras nos seu cabelo, ótimo.

Agora, se você não notar qualquer melhora, diferença ou ainda perceber que os seus fios não estão respondendo bem ao tratamento, interrompa imediatamente o co wash o torne a fazer tudo como antes.