Cravo da índia no cabelo – Para o que serve e como fazer?

Existe diversas receitas capilares que prometem cabelos mais saudáveis, hidratados e sedosos. Mas você já ouviu falar sobre o cravo da índia no cabelo? Nesse artigo, iremos mostrar tudo a respeito dessa receita caseira. Confira.

Cravo da índia no cabelo
O cravo da índia no cabelo pode trazer inúmeros benefícios. Quer saber mais sobre esse assunto? Então é só conferir esse post!

Se você quer obter cabelos hidratados, saudáveis, fortalecidos e com a cutícula selada, indicamos fortemente o uso do BeautVip Hair, já que, devido a sua reposição de nutrientes capilares, ele é capaz de manter os fios muito mais sedosos.

No entanto, se mesmo fazendo uso das cápsulas vitamínicas você não quer largar as receitinhas caseiras, que tal fazer uso do cravo da índia no cabelo? Hoje você vai aprender como fazer essa receita e quais são os seus benefícios.

O que é cravo da índia?

Estamos falando de uma planta cultivada em diversas regiões no globo, e ela é muito utilizada em iguarias culinárias ao redor de todo o mundo. No entanto, devido as suas potencialidades, você pode obter grandes benefícios ao aplicar esse ingrediente no cabelo.

Muitas mulheres não sabem, mas o óleo essencial dessa planta já é bastante utilizada na composição de alguns shampoos e máscaras hidratantes, uma vez que ela é rica em ômega 3, fibras, ferro, magnésio, fósforo e vários outros minerais e vitaminas.

  Hidratação para cabelos com luzes

E como estamos falando de um produto relativamente fácil de ser encontrado, utilizar o cravo da índia no cabelo não é coisa de outro mundo nem impossível. Quer saber quais são os benefícios desse ingrediente para os fios? Então confira o próximo tópico.

Quais os benefícios do cravo da índia no cabelo?

Como ele é bastante rico em minerais e vitaminas, o cravo da índia no cabelo pode proporcionar diversos benefícios. Ele é rico em potássio, sódio, zinco, cálcio e uma poderosa fonte de vitaminas C, B6, B13, A, E, D, K tiamina, niacina, antioxidantes, ácido fólico e outros.

Em suma, se você quer uma receita caseira para evitar queda capilar, por exemplo, estamos falando do ingrediente perfeito. Afinal, como ele estimula a microcirculação sanguínea do couro cabeludo, auxilia no crescimento saudável dos fios.

E, além de combater a queda, o cravo da índia no cabelo deixa o couro cabeludo mais limpo, combate a caspa e piolho, fortalece os fios quebradiços e deixa-os extremamente mais brilhantes.

Como se tudo isso não bastasse, se você quer evitar os tão temidos cabelos grisalhos, sabia que o cravo da índia no cabelo também pode auxiliar nisso?! Sim, esse ingrediente evita o crescimento precoce dos cabelos brancos.

  Shampoo detox: aprenda a como fazer em casa

Como usar o cravo da índia no cabelo?

Há mais de uma forma. Você consegue encontrar tanto o óleo essencial de cravo e, nesse estado, basta aplicar no couro cabeludo e nas pontas dos fios, deixar agir por alguns minutos e enxaguar.

Agora, se você quer obter um resultado mais potente, é possível adicionar alguns outros componentes e ingredientes ao cravo da índia. Nos tópicos seguintes, mostraremos algumas outras formas de utilizar esse produto.

Como usar cravo da índia no shampoo?

É possível fazer uma misturinha poderosa para os fios e usar sempre ao aplicar o shampoo. Para isso, você vai precisar de um shampoo neutro, 10 cravo da índia e duas canela em pau.

O modo de preparo é super simples. Adicione todos os ingredientes dentro do shampoo neutro e agite bastante. Depois, é importante deixar o shampoo descansar por cerca de 24 horas, para que todos os componentes sejam absorvidos.

Passado o tempo, já está livre para uso. Porém esse shampoo de cravo da índia no cabelo não deve ser usado mais que 3 vezes por semana e, sempre que for aplicar, agite bastante para misturar os ingredientes.

Como usar cravo da índia como tônico

Os tônicos são uma forma de, literalmente, tonificar os fios, tornando-os mais fortes e resistentes. Para essa receita, além do cravo, será necessário também o alecrim, que é rico em antioxidantes, vitamina C e minerais.

  Como fazer nutrição no cabelo cacheado
Como usar cravo da índia no cabelo como tônico
Essa receita, além de deixar os fios mais fortes, ainda proporciona o crescimento saudável do cabelo.

O modo de preparo é fácil. Ferva 300ml de água com 20 cravos e uma colher de sopa de alecrim. Quando ferver, abafe por 10 minutos e coe. Pronto, basta usar esse líquido do cabelo, fazendo massagens com as pontaas dos dedos.

Recomendamos que você deixe o produto agir por cerca de 1 hora nos seus fios, no máximo duas vezes por semana. Além de deixar o cabelo fortificado, ele promove o crescimento capilar.

Como usar cravo da índia como umectante

Como falamos, o cravo da índia no cabelo pode ser usado como um poderoso umectante. Caso você não encontre o seu óleo essencial, é só seguir essa receita, onde você vai precisar de 10g de canela, 8g de cravo da índia e 140ml de azeite extravirgem.

Para preparar, coloque todos os ingredientes e um recipiente de vidro, mexa um pouco e deixe descansar por pelo menos 24h. Passado o tempo, com os cabelos ainda sujos, é só aplicar na raiz e em todo o comprimento capilar. Deixe agir por 2h e lave como de costume.