O que é acidificação capilar e como usar?

Você quer obter cabelos mais hidratados e nutridos, mas nenhuma receita caseira está funcionando no seus fios? Talvez o que as suas madeixas precisem para ficarem mais saudáveis é de acidificação capilar. Não sabe o que é isso e para o que serve? Isso e muito mais você encontrará nesse artigo.

O que é acidificação capilar?

A acidificação capilar é uma técnica utiliza em benefício aos nossos fios. Como o próprio nome sugestione, trata-se de um método onde se utiliza algum produto para acidificar os nossos fios.

Ao acidificar os nossos fios, acaba que os deixamos ele mais ácido, resultando no equilíbrio do pH do couro cabeludo. Através disso, a acidificação capilar fecha as cutículas tornando os fios mais saudáveis, brilhantes e alinhados.

Quais os benefícios da acidificação capilar?

Todo produto possui o seu próprio pH, bem como os nossos fios. E quando utilizamos os produtos incorretos, acaba que o pH natural se desequilibra, deixando os fios mais quebradiços e recebendo menos hidratação.

Um dos benefícios da acidificação capilar é justamente equilibrar o pH e restaurar as suas características. Como consequência, obtém-se maior retenção dos tratamentos feitos e os fios irão se tornar mais saudáveis e brilhantes.

acidificação capilar
Quer obter cabelos mais saudáveis, mas não sabe como? Então confira sobre a acidificação do cabelo!

Ademais, a acidificação capilar promove a reparação dos fios, já que funciona como uma espécie de selagem capilar. Para você entender melhor, o pH do cabelo está entre 4,5 e 5,5. Porém, quando utilizamos determinados produtos químicos, esse pH é desequilibrado.

E quando isso acontece, as escamas dos nossos fios se abrem, deixando as madeixas mais vulnerável à danos externos. Fora isso, a absorção de água e nutrientes também fica prejudicada, deixando os fios mais frágeis.

Quem pode fazer acidificação capilar?

A acidificação capilar é um procedimento que não tem contraindicações, porém, há alguns determinados tipos de fios que podem se beneficiar mais desse tipo de tratamento, como os cabelos crespos, cacheados e quimicamente tratados.

  Mel de beterraba para o cabelo - Como fazer e aplicar?

Os quimicamente tratados podem se beneficiar ainda mais da acidificação, e há uma explicação simples disso. Quando o nosso fio entra em contato com alguma química, como descoloração ou progressiva, por exemplo, resulta no desbalanceamento do pH.

E, quando o cabelo quimicamente tratado consegue restaurar o pH original, ele se torna mais saudável e consegue absorver água e nutrientes com muito mais facilidade. Portanto, se você tem os fios tratados por alguma química, pode ser interessante cogitar fazer esse tratamento.

Com que frequência devo fazer a acidificação capilar?

Depende. Porém, se você nota que o seu cabelo está bastante danificado, recomenda-se seguir com acidificação capilar a cada 15 dias ou uma vez por semana, até notar alguma melhora. Notando alguma diferença, você pode fazer uma vez por mês.

Nesse quesito, é importante ficar de olho na saúde dos fios, pois a acidificação capilar deve ser usada apenas nos momentos corretos ou, do contrário, você não irá notar diferença alguma nos seus cabelos.

Como usar o acidificante capilar?

Além de todas essas questões, para garantir que a acidificação capilar irá surtir algum efeito, é importante realizar o procedimento na maneira correta. De forma geral, é recomendado utilizar o acidificante antes da hidratação dos cabelos.

Ou seja, primeiro se lava o cabelo com shampoo, depois aplica-se o acidificante capilar e só depois a máscara de hidratação seguido do condicionador. Agora que você já sabe disso, no próximo tópico iremos lhe mostrar duas receitinhas super fáceis, como a acidificação capilar com vinagre, que pode te ajudar a recuperar o se cabelo.

Receita caseira de acidificante capilar

Vamos te ensinar agora algumas receitinhas, como a acidificação capilar com vinagre. Mas lembre-se que é muito importante prestar bastante atenção na acidificação do cabelo.

Hoje em dia, você consegue encontrar um produto próprio chamado “acidificante capilar”, manipulado por qualquer empresa de cosméticos capilares. Porém, se você preferir, existe a possibilidade das receitas caseiras, as quais iremos apresentar a seguir.

  O que é macadâmia? Veja os benefícios e as utilizações

Receita caseira de acidificação capilar com vinagre:

Como o nome indica, para acidificar o cabelo, irá ser necessário algum produto ácido. Para essa receita, recomendamos o vinagre de maçã, haja vista que ele possui outros benefícios aos nossos fios além da acidificação. A acidificação capilar com vinagre, além de super barata, é muito simples e prática de ser feita. Para fazer a nossa acidificação capilar com vinagre de maçã, você só vai precisar:

Lavar o cabelo com o shampoo da sua preferência e aplicar a mistura de vinagre de maçã com condicionador ou máscara. A cada 3 colheres de creme, use 1 de vinagre.

Depois de aplicado a misturinha, deixe agindo de 2 a 3 minutos, não mais do que isso. Em seguida lave em água fria ou morna e finalize como preferir. Como você usou um produto ácido, é melhor que você deixe para passar secador ou chapinha um bom tempo depois. E voilá, está pronta a nossa acidificação capilar vinagre.

Só testamos a acidificação capilar com vinagre de maçã, mas pode ser que com as outras versões desse produto ele dê certo. No entanto, não recomendamos que você teste isso no seu cabelo, pois pode ser que nada saia como o planejado. A acidificação capilar com vinagre de maçã pode garantir mais brilho para o seu cabelo, pois esse produto possui essa incrível capacidade.

Receita caseira de acidificação capilar com limão

Agora que você aprendeu a fazer uma acidificação capilar com vinagre de maçã, vamos te ensinar outra mega receitinha, mas dessa vez utilizando o limão como ingrediente principal.

O limão também é um ótimo ingrediente para acidificação do cabelo, mas ele deve ser usado e manuseado com cuidado. Para essa receita, você deve misturar uma colher de limão com um condicionador ou máscara de hidratação.

Receita caseira de acidificação capilar com limão
O limão é um ótimo ingrediente para acidificação do cabelo. Assim como a acidificação capilar com vinagre de maçã, ela é muito benéfica para o cabelo, desde que usada da maneira correta.

Deixe agir por no máximo 5 minutos e enxágue em água morna ou fria. Como você já deve saber, o limão pode manchar ou queimar a pele. Portanto, enquanto o produto age, fique longe de altas temperaturas e não se exponha ao sol.

  Colágeno Benefícios a pele e para que serve

O melhor mesmo é realizar esse tratamento à noite, visto que há menos risco de exposição. Caso o seu cabelo esteja muito danificado, faça esse procedimento a cada 15 dias. Se ele estiver um pouco mais saudável, recomenda-se fazer uma vez no mês. Seja na acidificação capilar com vinagre ou com limão, preste bastante atenção quanto aos sinais que o seu cabelo dá, pois se você exagerar na dose, pode acabar danificando seus cabelos.

Mari Morena ensina o que é acidificação capilar e como fazer acidificação capilar em casa

Na busca de obter cabelos cada vez mais saudáveis e perfeitos, muitas mulheres optam pelas cápsulas vitamínicas BeautVip Hair, uma vez que elas prometem fios mais resistentes, brilhoso e com as cutículas seladas. Mas nada impede de aliar esse tratamento com a acidificação capilar, não é mesmo?

As cápsulas da BeautVip Hair são mais conhecidas, como as vitaminas das divas, pois se tornaram grandes aliadas das mulheres brasileiras. Elas possuem diversos ativos naturais que os cabelos necessitam, para permanecerem fortes e saudáveis, além de hidratados com a elasticidade necessária. Mas não para por ai, já que elas também são capazes de tonificar a pele, e garantir mais força e beleza para as unhas.

Essas cápsulas possuem uma fórmula desenvolvida nos EUA, que une tudo aquilo que o corpo da mulher precisa no dia a a dia. Vitaminas do complexo A, B, C e também ferro e zinco, marcam presença nesse produto revolucionário, que se tornou o queridinho das maravilhosas. Por isso, faça como milhares de mulheres pelo país, e invista na melhor opção de vitamina do mercado.

Enfim, esperamos que todo o nosso conteúdo tenha respondido a sua dúvida sobre o que é acidificação capilar. Continue sempre nos apoiando, e até a próxima!