Chá de folha de laranja para que serve e suas contra-indicações

O hábito de tomar um chá antes de dormir é bastante comum e pode melhorar a qualidade do sono ao diminuir a ansiedade. Além de acalmar, esse costume traz outros benefícios para a saúde. O chá de folha de laranja, é uma das bebidas mais antigas e consumidas do mundo, ficando atrás apenas da água. Muitos países têm cultura do chá em vez do café como no Brasil.

Se tratando de história, a do chá começa na China há mais de dois mil anos antes de Cristo. Tudo indica que surgiu de forma acidental. Esta bebida se espalhou rapidamente pelo mundo, conquistando o gosto de muitos. Seu valor, muitas vezes é pela parte medicinal da planta com que se faz o chá, um exemplo é o chá de laranjeira.

Chá de folha de laranja benefícios

Com aroma delicado e sabor suave, o chá de folha de laranja é muito conhecido pelos seus poderes sedativos. Conhecida como um calmante natural, ela ajuda a induzir o sono profundo e ainda auxilia no combate da ansiedade causada pelo estresse. Além de todos os benefícios famosos da fruta, as folhas de laranja também oferecem propriedades incríveis. Elas são expectorantes, digestivas, bactericidas, sedativas leves, diuréticas, anti espasmódicas e também calmantes.

  Espinhas no rosto: veja as causas e como tratar

Chá de folha de laranja para gripe, funciona?

Como é comum em todas as frutas cítricas, o chá de folha de laranja também possui propriedades antigripais, que são potencializadas pelos ativos expectorantes contidos na planta. Graças a isso, a bebida é indicada no combate de resfriados e congestão nasal. A presença de potássio nas folhas de laranja é muito útil na manutenção da pressão arterial. Esse chá pode ser aliado para os pacientes com hipertensão.

Não se usa apenas a folha de laranja. É usada também o chá de casca de laranja. El é uma boa opção para auxiliar no emagrecimento. Tem ótimas quantidades de potássio, um mineral com propriedades diuréticas, ajudando a eliminar o excesso de líquido corporal e desinchando a barriga.

Este é preparado com a casca fresca ou desidratada da laranja. Consumir puro, com canela, gengibre ou mel. Varie os sabores e os nutrientes da bebida.

Chá de folha de laranja benefícios e contra indicações

O chá de laranjeira é uma grande aliada do sistema nervoso. Trata doenças que afetam esta parte do corpo como os quadros de depressão e todos os sintomas que surgem com este problema.

Além desta condição, a laranja azeda ainda induz o sono e alivia os casos de angústia. Indicado para combater estados de ansiedade e nervosismo.

Pessoas gestantes ou pacientes que fazem uso de antidepressivos, não devem tomar o chá de folha de laranja sem a permissão do médico.

Não há outras contra indicações. Não é indicado beber altas quantidades.

É possível ver que vai além de apenas um chá de folha de laranja para gripe, os benefícios das folhas e das cascas são inúmeras. Vamos agora ensinar como fazer um chá fácil e rápido.

  Leite de rosas para o rosto: saiba como usar

Como fazer chá de folha de laranja

As folhas são abundantes na natureza, preparar do chá de laranjeira é muito fácil e barato. Você precisa apenas lembrar de higienizar bem as folhas antes de preparar a infusão, garantindo eficiência máxima.

Ingredientes

1 a 2 colheres de folhas de laranja frescas e picadas;
250 ml de água.

Modo de preparo

Ferva a agua e acrescente as folhas, tampe e abafe por no mínimo 5 minutos.
Agora é só coar e beber. Se preferir, adoce com açúcar ou mel.

A laranja é uma ótima aliada contra a gripe e resfriado. Ela fortalece o sistema imune, deixando o organismo mais protegido contra todas as doenças. Veja mais algumas receitas de chá de folha de laranja para gripe .

Chá de folha de laranja com mel

Chá de laranja é um excelente remédio caseiro para gripe. Isso por que, além de ser muito saboroso, ele é rico em vitamina C.

Ingredientes

1 limão
2 laranjas e folhas
2 colheres de mel
1 xícara de água

Modo de preparo

Descascar o limão e as laranjas e colocar suas cascas para ferver por, aproximadamente, 15 minutos. Retire todo o suco das frutas com a ajuda de um espremedor e adicione-o no recipiente onde está o chá resultante das cascas.
A mistura deve voltar a ferver por, aproximadamente, 10 minutos, desligue e coloque as folhas em infusão . Após coar, adicionar o mel e o chá está pronto para ser bebido. O indivíduo com gripe deve tomar esse chá várias vezes ao dia.

  Tratamento caseiro para pele oleosa: aprenda a fazer

Chá de folha de laranja com gengibre

Ingredientes

5 folhas de laranja
1 xícara de água
1 cm de gengibre
3 cravos-da-índia

Modo de preparo

Coloque os ingredientes numa panela e deixar ferver durante alguns minutos. Agora tampe, deixe esfriar, coe e adoce com mel à gosto.
Será que o chá de folha de laranja tem benefícios apenas medicinais? Algumas pessoas acreditam no benefício espiritual também.

Chá de folha de laranja benefícios espirituais

E qual a finalidade do banho com chá de folha de laranja? Além de ser um poderoso calmante, a folha de laranjeira ainda simboliza alegria, prosperidade, bons ganhos e boa sorte. Ainda, acredita-se que o banho de folha de laranja traz alegria e prosperidade. Esse é um método similar ao chá de folha de laranja mencionado antes.

Ferva 1 litro de água. Apague a chama e coloque 7 folhas de laranjeira limpas dentro da água. Deixe até atingir uma temperatura agradável. Esse banho ritualístico deve ser feito da seguinte forma: após a higiene completa, despeje o banho de folha de laranjeira do pescoço para baixo. Sempre mantenha os pensamentos positivos e peça por alegria, prosperidade e boas energias.

Aqui estão algumas dicas de chá de laranja benefícios e eficácias. O melhor é aproveitar o que a natureza pode te oferecer, aproveite e viva o verde!