Para que serve água tônica saiba seus benefícios

Você sabe para que serve água tônica? Aqui, vamos explicar suas propriedades e benefícios da água tônica, além de trazer uma curiosidade.

Água tônica, uma bebida de sabor amargo, que apesar do nome não é uma água gasosa ou água tônica saborizada, mas sim um refrigerante, vem se tornando cada dia mais popular. Alguns preferem fazer uso da forma tradicional: água tônica com limão e gelo sem sabor, outros de forma alcóolica: água tônica com limão e gelo acompanhado de gin, vodca ou cachaça, ou apropriar-se do uso de água de quinino, ou também fazendo uso da água tônica saborizada.

Bom, o gostinho amargo é um atrativo e tanto para muitas pessoas em todo o mundo. Além das clássicas, de marcas já conhecidas e sabor mais neutro, como água tônica com limão e gelo, agora novas tônicas aparecem no mercado, constantemente, apresentando os mais diversos tipos de água tônica saborizada, com novidades de ingredientes e processo de fabricação.

Água tônica de quinino, com limão e gelo

Composição da água tônica

Mas, para que serve a água tônica em nosso organismo? Bom, a água tônica é composta por água com gás, açúcar e hidrocloreto de quinino, fazendo ser popularmente conhecida como água de quinino. E aqui está os benefícios da água tônica: a água de quinino é a substância que oferece o gosto amargo na bebida e é utilizada para tratar malária e arritmias cardíacas, ele é extraído da árvore cinchona, muito comum nas áreas da floresta amazônica. Mesmo as tônicas mais contemporâneas, com sabores diferentes, levam o quinino, responsável por levar benefícios da água tônica ao organismo, já que este é o ingrediente-chave. Este componente justifica os benefícios da água tônica e para que serve água tônica no corpo, como também o uso da água tônica é bom para o estômago. Porém, se você não for muito afeita a água tônica sem sabor, pode adorar os mais diferentes tipos de água tônica saborizada.

Para que serve água tônica? Um pouco da história da Água Tônica

Pesquisadores defendem que o primeiro registro do uso de água tônica se remete a Condessa de Chinchon, em 1638, que ficou extremamente doente e com febre causada pela Malária, além de fortes dores de estômago. Nativos da região prepararam um remédio feito com a casca de uma árvore chamada Kina (nome indígena) ajudando a condessa a se curar, e de provar que o uso da água tônica é bom para o estômago.

A água tônica somente iria se popularizar em 1858 quando os marinheiros levaram a fórmula da índia para a Inglaterra e começaram a produzir a bebida nas fábricas de refrigerantes.

Para que serve água tônica: foi identificado que tomar tomar água tônica com limão ativa propriedades antitérmicas, antimaláricas e analgésicas. Ainda, a água de quinino é comumente associada à cura de algumas doenças, além provar que o uso da água tônica é bom para o estômago. Por mais que a água tônica tenha benefícios para a saúde, é importante lembrar que essa bebida não é um remédio, e sim um refrigerante. Portanto, não deve ser usada como medicação – e nem como substituta de algum medicamento. Na dúvida, mantenha uma rotina de hábitos saudáveis e consulte um médico com periodicidade.

Embora tenha algumas explicações para que serve água tônica no nosso organismo, trazendo possíveis benefícios do seu consumo, como a água tônica é bom para o estômago, ela deve ser ingerida sem exagero. Afinal, é um produto industrializado e que pode conter adição de conservantes e químicos diversos. Ainda, o consumo de água mineral deve ser priorizado no dia a dia. 

Você deve se interessar também: 9 Truques de beleza que vão salvar a sua vida no dia a dia

Benefícios da água tônica

Vale lembrar que tudo na vida é necessário equilíbrio, por esse motivo é bom lembrar que tudo que é consumido em excesso pode ser prejudicial. Por isso, não tem nenhum problema que você goste de beber água tônica – seja ela pura ou misturada em um coquetel. O importante mesmo é que você consuma a bebida de maneira equilibrada, sem exageros. 

Devido ao sabor amargo da água tônica, é comum pensar que isso indica baixa concentração de açúcar, tornando o refrigerante a melhor opção para pessoas com diabetes, por isso é importante lembrar que: como qualquer outro refrigerante tradicional, a água tônica é rica em açúcar e, portanto, deve ter sua ingestão controlada se houver restrição aos níveis de glicose no sangue. Uma latinha da bebida tem quase 10 colheres de chá de açúcar ou 150 calorias, sendo que o consumo de açúcar em uma dieta de 2 mil calorias deve se restringir a 200 calorias por dia. 

Apesar do nome, a água tônica não é uma boa opção para quem deseja se hidratar. A melhor maneira de hidratar o corpo é tomando água ou isotônicos que, além da água, repõe os minerais perdidos no suor. Os refrigerantes, em geral, são ricos em sódio, açúcar e outros componentes que podem atrapalhar a absorção de água pelas células e que ainda são prejudiciais à dieta e à boa forma.

Leia também: 3 tratamentos caseiros contra a celulite

A quinina, presente na água tônica, pode não ser prejudicial para um indivíduo qualquer, mas o mesmo não pode ser dito quanto às gestantes. Não existe uma quantidade segura para a grávida ou o bebê e, por isso, a água tônica deve ser evitada na gestação. 

Então, quem deve evitar:  

  • Pacientes de diabetes (pode haver adição de açúcar em sua composição)
  • Gestantes e lactantes –  O quinino pode agir negativamente para a mãe e a criança. 
  • Crianças pequenas

Além de falarmos sobre para que serve a água tônica, é muito importante que você saiba que a sua melhor companheira para ativar sua beleza todos os dias é com a BeautVip Hair. Com essa milagrosa pílula você vai se sentir ainda mais linda e única. Ative sua beleza e luminosidade. Adquira o seu.

Para que serve água tônica: saiba seus benefícios

Desintoxicação

Devido à presença do quinino, um dos benefícios da água tônica é a capacidade de ajudar a eliminar toxinas que acabam ficando no nosso organismo por meio do consumo de corantes, conservantes e até por causa da poluição. Elas são responsáveis por causar inchaços, prejudicar as células e acelerar seu envelhecimento.

Digestão

Devido a seu sabor amargo, o quinino estimula a produção de saliva, gerando, assim, as substâncias essenciais para digestão e saúde bucal, além de ter ação antibacteriana. A bebida ainda é capaz de favorecer as glândulas gástricas, o que causa alívio em náuseas, queimação e sensações desagradáveis de peso no estômago.

Cicatrização

A bebida tem ação antioxidante e atua combatendo radicais livres responsáveis pela oxidação e envelhecimento de nossas células. Dessa forma, favorece a cicatrização. Ela também causa a regeneração mais rápida da pele, além de melhorar a circulação de sangue e a saúde do cabelo.