Massagem relaxante: Confira todos os benefícios para o seu corpo

Após um dia corrido e/ou estressante, uma massagem relaxante é sempre bem-vinda, não é mesmo? Há vários benefícios da massagem relaxante. Principalmente para quem sofre com dores musculares, tensões e estresse. Mas engana-se quem acredita que os seus benefícios são apenas esses.

Existem vários tipos de massagens para se explorar. Nem sempre elas serão apenas para tratar doenças crônicas, veja alguns exemplos.

Benefícios da massagem relaxante

Também chamada de massagem sueca, essa técnica de massagem relaxante usa movimentos lentos e suaves. Sem grandes pressões, com o objetivo de promover o relaxamento muscular.

Melhora a circulação, afasta o estresse e melhora a oxigenação dos tecidos e do sangue.

Além disso, ela diminuir a ansiedade e insônia, auxilia o funcionamento dos órgãos e reforça o sistema imunológico. O resultado é uma grande sensação de descanso, bem-estar e leveza.

Como não exige grandes esforços, esse é o tipo de massagem mais comum. E não possui nenhum tipo de contraindicação.

Como fazer massagem relaxante?

Vamos agora, abordar algumas dicas práticas para que você faça uma massagem relaxante.

1 – Deite a pessoa com a barriga para baixo.

2 – Em seguida, coloque uma quantidade igual a de uma colher de chá com óleo vegetal ou creme neutro em suas mãos e espalhe nas costas da pessoa. (Jamais jogue diretamente o óleo ou creme no corpo da pessoa).

3 – Com a palma das mãos abertas (em forma de “V”), realize deslizamentos nos 2 lados das costas ao mesmo tempo na região da cintura até o pescoço. Repita este procedimento por 3x. (Jamais aplique pressão em cima da coluna vertebral).

4 – Concentramos a maior parte da tensão na região dos ombros. Portanto, massageie esta região como se estivesse “amassando pão”. (Fique pelo menos 1 minuto massageando esta região).

5 – Repita o passo 3.

6 – Então continue “amassando o pão”, agora por toda as costas da pessoa. Faça um lado de cada vez, umas 3x.

7 – Repita o passo 3.

8 – Com os polegares, faça movimentos circulares ao redor da coluna na região do pescoço em direção a cintura umas 3x.

9 – Repita o passo 3.

10 – Realize a percussão por toda as costas da pessoa. (A mão fica igual a de um movimento de caratê e você “bate” em toda as costas da pessoa).

  Como fazer o cabelo crescer com ovo: aprenda a receita

11 – Repita o passo 3.

12 – Logo depois, faça a tapotagem por toda as costas da pessoa. (Com a mão em forma de concha, dê “palmadas” nos 2 lados das costas).

13 – Por fim, faça a massagem repetindo o passo 3.

Cada tipo de massagem relaxante possui uma finalidade e dispõe de técnicas específicas. Existem muitas abordagens diferentes para isso. No entanto, nós elencamos os principais tipos de massagens e seus benefícios. Confira mais sobre elas!

Drenagem

Conhecida também como drenagem linfática, é uma técnica voltada para a liberação da linfa. Amplamente disseminada em tratamentos estéticos e de emagrecimento.

Os movimentos então ativam toda a circulação sanguínea, estimulando os gânglios linfáticos e desobstruindo tudo o que possa reter líquidos.

Como resultado, temos o melhor desempenho no tratamento contra a celulite, a eliminação de líquidos retidos e o aumento da defesa do organismo.

Pedras quentes

Uma massagem relaxante diferente e bastante desejada, as pedras quentes, junto com os óleos essenciais utilizados, contribuem para o relaxamento de tensões musculares.

Além disso, ela provoca um equilíbrio do sistema nervoso, dando adeus ao cansaço e ao estresse.

A grande diferença das demais abordagens é que, nessa técnica, o terapeuta não usa as mãos, mas pedras pré-aquecidas.

Massagem facial

Focada no rosto, a massagem facial é aplicada com cremes, óleos essenciais ou máscaras que ajudam a dar suavidade ao processo. Seus principais objetivos são a hidratação profunda e o relaxamento.

Esses tipos de massagens vão muito além somente do apelo estético que muitas vezes elas proporcionam. O bem estar consigo mesmo às vezes é muito mais relevante. Há uma possibilidade enormes de massagens, até porque muitas técnicas são milenares Veja como fazer massagem relaxante de uma perspectiva além da estética.

Massagem Ayurvédica

A massagem Ayurvédica é originária da Índia, proveniente da medicina ancestral de cura, já criada há cerca de 7 mil anos. Ela tem por objetivo estimular a circulação e a musculatura, liberando as toxinas presas nos tecidos. A técnica ainda abre canais energéticos bloqueados, deixando que as dores e tensões sejam dissipadas.

O terapeuta que aplica a massagem utiliza suas mãos, cotovelos e pés para alcançar o realinhamento postural. Isso tudo é feito no chão, em um tatame. Além disso, pode fortalecer o sistema imunológico e ter efeitos antidepressivo e anti estresse.

Reflexologia

Se você parar para pensar, seus pés sofrem bastante esforço ao longo do dia. A reflexologia é aplicada nessa região e nas mãos.

Utilizando pressões em pontos específicos que, além de relaxarem o membro que recebe a massagem, também acionam órgãos correspondentes no restante do corpo de acordo com a medicina chinesa.

  Hidratação caseira: 5 dicas maravilhosas de como fazer

É altamente indicado para quem quer recuperar seus níveis de energia, mas que também não se sente confortável para ser tocado no restante do corpo. Por meio dos pontos específicos, é possível acessar o sistema nervoso, estimular as endorfinas e reduzir estados de estresse, fadiga crônica, tensões musculares e dores em geral.

Shiatsu

Essa técnica visa o equilíbrio dos chamados pontos meridianos, que são canais energéticos distribuídos pelo corpo.

Primeiramente, o terapeuta utiliza os dedos e as palmas das mãos para aliviar dores, tensões e promover o tratamento de desequilíbrios.

O procedimento pode ser feito em todo o corpo ou em áreas específicas que estão demandando atenção. Para isso, o terapeuta utiliza técnicas de pressões rítmicas ou pulsações para melhorar os resultados.

Algumas das aplicações mais comuns desse tipo de massagem são para dores de cabeça, enxaquecas, cólicas menstruais, intestino preso e recuperação de lesões. Além disso, ajuda a combater a artrite, as dores nas costas, no pescoço e até a aliviar os sintomas da sinusite.

Tai Yoga

Também conhecida como massagem tailandesa, essa massagem relaxante usa os alongamentos usuais da Ioga. No entanto, em vez de o próprio praticante buscar as posições, é o terapeuta quem faz os movimentos no corpo do cliente. Portanto, com ou sem óleos e no chão, a massagem busca manobras corporais que geram flexibilidade e energia.

Elas são benéficas para os músculos, articulações, energia e mente. Além disso, provoca sensação de relaxamento, o corpo ainda experimenta o alívio de dores diversas e uma melhora importante no fluxo sanguíneo.

Abhyanga

A Abhyanga é um tipo de massagem que utiliza óleo corporal em grande quantidade. Esses óleos, mornos, nutrem os tecidos e ajudam a expulsar as toxinas do organismo.

Antes de tudo, é feita escolha dos produtos a partir do Dosha de cada paciente, que é a caracterização do perfil biológico individual.

Além disso, são utilizados movimentos de alongamento, justamente para beneficiar a eliminação de toxinas. Essa massagem também melhora a oxigenação dos tecidos, melhorando a saúde em geral e prevenindo o aparecimento de doenças.

Por estar em contato com os sistemas linfático, nervoso e sanguíneo, ela também acaba atuando no sistema digestivo.

Tântrica

Outro tipo de massagem relaxante é a tântrica. É uma prática que difere da massagem tradicional por incorporar a essência tântrica da shakti, que em sânscrito significa energia.

  Pele áspera: descubra os possíveis causadores

Esta forma de massagem trabalha para remover os bloqueios que as pessoas modernas enfrentam, sejam elas físicas, mentais, emocionais, sexuais ou mesmo psicossomáticas.

Você já deve ter ouvido falar em massagem tântrica. Mas, você sabe como e por quais motivos ela é tão benéfica para a sexualidade?

Qual o objetivo da massagem tântrica?

A técnica, originária da Índia e com mais de 5.000 anos de existência, é mais que uma massagem convencional. Seu objetivo não é relaxar os músculos e aliviar tensões do dia a dia, mas sim excitar o sensorial do corpo inteiro, promovendo um novo entendimento do prazer.

Embora tenha um caráter erótico, a massagem tântrica não é apenas um momento de estímulo sexual: ela funciona como excelente estratégia terapêutica para o processo de autoconhecimento, ajudando a superar traumas, bloqueios e inibições.

Com algumas informações você pode aprender como fazer uma massagem relaxante. Algumas técnicas você pode aplicar em si mesmo para relaxar. Seu corpo fica tenso e dolorido ao acordar ou após um dia longo de trabalho? Dedique alguns minutos do seu dia a uma automassagem, e assim a dor e a pressão irão embora.

Se quiser saber como usar algumas técnicas mágicas para isso, basta seguir estes passos. Os benefícios de uma massagem relaxante irão fazer seus dias melhorarem de uma maneira surpreendente.

Como fazer massagem relaxante em você mesmo?

Tome um banho quente. Assim, sua musculatura irá relaxar, ficando pronta para uma massagem. Uma imersão em sulfato de magnésio já ajuda a aliviar a dor.

Massageie seu pescoço e ombros. A massagem relaxante nestes locais pode ajudar a aliviar dores de cabeça. Use a mão esquerda no ombro e no lado esquerdo do pescoço, e vice-versa. Delicadamente mas com firmeza faça movimentos com os dedos em pequenos círculos, começando da base do crânio, descendo até o ombro.

Então, quando sentir um nó, concentre os movimentos circulares no local, massageando em sentido horário e depois anti-horário. Eis mais algumas técnicas de automassagem para tentar:

Feche suas mãos em punho e delicadamente aperte a sua coluna em movimentos circulares. Então coloque as pontas dos dedos na orelha e as mova com delicadeza descendo do maxilar até o queixo.

Coloque as pontas dos dedos na orelha. Em seguida as mova com delicadeza descendo do maxilar até o queixo. Depois que tirar todos os nós, estique seus ombros, até abraçar a si mesmo.

Espero que você tenha muitos momentos de massagem relaxante com essas dicas. Procure um bom profissional na área e invista em você, boa sorte!