Formaldeído para o que serve

Você sabe o que é o formaldeído e para o que serve? Apesar do nome difícil, esse é um composto que está muito presente na vida de muitas mulheres, em especial aquelas que fazem tratamentos químicos. No artigo de hoje, você irá aprender mais sobre esse composto.

Formaldeído para o que serve
O formaldeído é um composto muito presente em procedimentos capilares. Mas você sabe do que se trata e quais as suas consequências?

Na busca de conseguir as madeixas perfeitas e saudáveis, além de fazer uso do BeautVip Hair, muitas mulheres resolvem optar por tratamentos que se utilizam de química, como por exemplo o formaldeído. Hoje, você irá saber quais os riscos desse composto. Confira.

O que é formaldeído?

O formaldeído é um compostot orgânico feito a partir do metanol, que é um álcool muito tóxico à saúde. Quando está na sua forma líquida, ele pode ser chamado de “formol”. Agora ficou mais fácil identificar do que estamos falando, não é verdade?

Existe diversos nomes para se referir a esse composto, mas o mais popular certamente é “formol”. Esse composto é altamente inflamável e possui um odor forte e irritante, e está presente em diversos produtos capilares.

Quais são os riscos do formaldeído?

O formaldeído pode causar grandes impactos tanto na nossa saúde quanto na saúde dos nossos fios, principalmente quando ele é manuseado da forma errada. Tanto que, atualmente, diversos países já proíbiram a comercialização de produtos que contenham esse composto.

  Máscara tonalizante para cabelo branco funciona?

Por ser um componente bastante poderoso, ele imbui riscos bem severos. O formol pode causar câncer, por exemplo, além de vários outros sintomas a nossa saúde. Quem está exposto ao formol também corre risco de sofrer irritações nos olhos, no trato gastrointestinal, asma, espasmos, tosse, edema pulmonar e vários outros.

E o fato de, há alguns anos, o formol ser um dos principais compostos para alisar o cabelo, é uma informação bem preocupante, visto que centenhas de mulheres podem ter sofrido das consequências do formaldeído.

Onde o formaldeído está presente?

Além dos produtos para alisar o cabeleo, o formol é utilizado para vários outros fins. Como esse composto tem um poder de conservação muito grande, é possível encontrar o formaldeído na seda artificial, celulose, tintas para impressoras e corantes.

Fora iso, ele também pode ser utilizado para dar firmeza a tecidos e na confecção de borracha sintética. Algumas gelatinas, anti-transpirantes e desodorantes também podem conter formol.

E saber dessas informações é fundamental para a sua saúde, visto que a exposição em alto grau ao formaldeído pode ocasionar em problemas irreverssíveis.

  8 exercícios para perder barriga e perder peso

Como alisar o cabelo sem formol?

Agora que você já reconhece os riscos da utilização do formol, é bem provável que queira manter certa distância desse composto, mas ainda assimm se questione como alisar o cabelo sem formol.

Existe dezenas de alisamentos caseiros que você pode fazer para conquistar um resultado semelhante, e o melhor de tudo é que, além de não danificar os seus fios, o seu cabelo ainda irá receber nutrição dos ingredientes utilizados.

Afinal, muitas dessas receitas de alisamento caseiro se utiliza de produtos naturais, os quais tem grande poder nutritivo e hidrantante para os nossos fios. Porém, é importante fazer um adendo.

Como esses procedimento não levará química, não espere um alisamento igual aos procedimentos estéticos que se utilizam do formaldeído. Porém, nos próximos tópicos, iremos elencar algumas formas de alisar o cabelo sem formol.

Ácido hialurônico

O ácido hialurônico age como um hidratante que retém água interior da célula e, além disso, ainda contribui para combater a desidratação, ressecamento e frizz, fora o fato de atuar contra as pontas duplas.

O ácido hialurônico, ainda que não contenha o formaldeído, possui um poder alisante, visto que ele deixas as madeixas mais alinhadas e diminui o volume da raiz. Como resultado, você conquista um cabelo liso, com balanço e movimento

  Como hidratar as pontas do cabelo: forma correta

Escova London

O seu princípio ativo é o colágeno hidrolisado e queratina hidrolisada de albumina e, por isso, ele deixa os fios ultralisos, saudáveis e ainda combate o frizz e dá aquele banho de brilho nas madeixas!

Escova London
A escova london é uma boa alternativa para mulheres que querem alisar o cabelo sem danificar os fios.

A duração desse produto é de cerca de dois meses, quando bem cuidado. Ele pode ser um pouco carinho, chegando a R$350,00. Porém, se você quer cabelo liso sem danificar e ainda combater frizz, trata-se de um bom investimento.

Escova orgânica

O princípio ativo desse procedimento são aminoácidos extraídos da planta acácia. Sendo assim, conquista um cabelo liso, brilhante e sedoso. Se você quer um método mais natural para alisar e hidratar os fios, essa é uma boa opção.

O melhor acerca desse tratamento é que ele tem uma maior durabilidade que outros procedimentos, visto que o retoque deve ser feito a cada 4 meses.