Maca peruana: saiba para o que serve e seus benefícios

A maca peruana é um tubérculo bem parecido com o rabanete. Além disso, é fonte de vitaminas e minerais.

Maca Peruana

A maca peruana ficou muito conhecida mundo a fora por aumentar a libido e a fertilidade. Vários estudos já comprovaram que a maca peruana pode proporcionar para os seres humanos.

Além disso, ela é ainda um superalimento por ser rico em fibras e gorduras essenciais. Nutrindo o corpo e contribuindo para o aumento da energia e do vigor físico.

Maca peruana para que serve

A maca peruana serve para várias coisas, contudo é super nutritivo e energético. Esse suplemento aumenta a vitalidade, combate o estresse, cansaço. Além disso, promove a libido, aumenta a fertilidade, o desempenho sexual, auxilia em dietas de emagrecimento e combate a osteoporose e a anemia.

maca peruana
Reprodução: Viva Bem blog

Contudo isso, ainda ajuda a:

Aumentar o desejo sexual – Por ter propriedades estimulantes, tônicas e antidepressivas a maca se torna um poderoso estimulante sexual. E por isso acaba sendo indicada para aumentar o desejo sexual.

Melhorara a disfunção erétil – esse tubérculo pode ajudar a melhorar a disfunção erétil leve em homens pois melhora o bem estar geral e o desejo sexual.

  Autodrenagem: saiba como fazer essa técnica em casa

Ajuda a controlar a glicemia – Por ter flavonoides e fenóis na sua composição e ter ação antioxidante que ajudam a reduzir os danos causados pelos radicais livres nas células e melhorar a produção da insulina.

Diminui o cansaço e a fadiga – Algumas substancias presentes na maca peruana podem ajudar a aumentar a energia e além disso, o rendimento físico e mental.

Melhora a concentração e o raciocínio – Os ácidos presentes no óleo da maca tem efeito antioxidante que além de reduzir os danos causados pelos radicais livres protege os neurônios.

Quais os benefícios da maca peruana?

A maca peruana tem vários benefícios para a saúde, sendo os principais voltados para a saúde sexual.

Mas além disso, a maca é excelente para problemas como Alzheimer, doenças cardíacas e até câncer por ser antioxidante e dificultar a formação de radicais livres.

A maca é fonte de fibras e de nutrientes que são muito importantes para o organismo, ajudando assim para um envelhecimento mais saudável.

Alguns dos benefícios da maca são:

  • Aumenta os níveis de energia.
  • Promove sensação de bem-estar.
  • Alivia sintomas de TPM e menopausa.
  • Aumenta a fertilidade.
  • Estimula a produção de hormônios pelo organismo.
  • Controla a osteoporose.
  • Aumenta a resistência física.
  • Melhora a memória e a concentração.
  • Fortalece o sistema imunológico.
  • Regula o ciclo menstrual.
  • Aumenta a espermatogênese.

– Ajuda a emagrecer – A maca pode ajudar no emagrecimento por ser rico em fibras e carboidratos complexos. Essas coisas contribui para que você se sinta mais saciada.

  Gel de aloe vera: aprenda essa receita

– Ajuda nos sintomas de menopausa – A maca pode ser uma grande aliada em aliviar os sintomas de menopausa. Pois equilibra os níveis de hormônios e além disso, ajuda no metabolismo ósseo.

– Melhora o humor – Por ajudar a reduzir a ansiedade e sintomas de depressão principalmente em casos de mulheres com menopausa. E por isso, ajuda a melhorar o humor.

– Protege o coração- A maca se consumida regularmente pode ajudar a controlar o colesterol ruim e com isso, ajuda a aumentar o colesterol bom. Além disso, tem ômega-3 em sua composição.

– Aumenta o desempenho esportivo – Além de dar mais energia e aumentar o desempenho dos atletas, a maca ajuda a reduzir a fadiga muscular e as dores.

– Aumenta a imunidade – Por ser rica em vitaminas do complexo B, vitamina C, zinco, magnésio que ajudam no equilíbrio do sistema imunológico.

Maca peruana em pó como tomar

A maca se encaixa bem em bebidas frias e quentes e além disso, pode colocar em bolos, biscoitos, tortas, pão, sopas e ensopados também.

Podemos colocar no café, no smoothhie e também nos cereais, em farinhas, frutas, e creme. No café da manhã pode polvilhar no café. Já no smoothie a maca pode ser consumida com outros ingredientes como banana, leite de amêndoa ou couve; Nos cereais, farinhas e frutas pode colocar o pó de maca peruana para desfrutar desse incrível tubérculo.

  Chá de guaco: conheça os benefícios e aprenda a fazer

Cápsulas de maca peruana

Primeiramente, é importante saber que para as capsulas da maca peruana o recomendado é tomar cerca de 400 a 100mg diário. O médico ou o nutricionista é quem deve recomendar a dose certa.

Desse modo, gestantes ou pessoas com distúrbios gastrointestinais podem ter problemas de saúde devido o consumo dessa substancia sem orientação médica. Desse modo então o ideal é antes de utilizar a maca procurar um médico.

Além disso, encontramos a maca em lojas de produtos naturais e também como cápsulas ou pó gelatinizado. Pode ser misturado com várias coisas. Sendo frutas e vitaminas, contudo, o médico, nutricionista ou fisioterapeuta deve orientar o uso da maca

Então esse foi o post que reservei para vocês. Espero que gostem e até a próxima.