Hidratação para cabelos porosos: Aprenda a fazer em casa

Fios ásperos, danificados e textura grosseira, esse tem sido o terror de quem se preocupa com a saúde do seu cabelo. Você sabe o que é a porosidade capilar? Esse fator está relacionado à saúde capilar e pode ser a resposta para alguns problemas no cabelo. Se os fios estão ressecados e quebradiços e a hidratação não tem funcionado é um sinal de que seu cabelo está poroso, nesse caso a  hidratação comum não é mais eficiente. Veja como fazer uma hidratação para cabelos porosos.

Você deve saber identificar as reais necessidades do seu fio para escolher um tratamento adequado. Os cabelos precisam de cuidados frequentes e adequados para cada situação ou problema. A BeautVip se preocupa com a saúde do seu cabelo e te ajuda a cuidar dele com todo o carinho, fortificando-o e deixando-o mais lindo.

O que é a hidratação para cabelos porosos e como identificar se é necessária?

O cabelo fica poroso pela ausência de nutrientes.

A hidratação para cabelos porosos nada mais é que uma reconstrução capilar. Uma das 3 etapas do cronograma capilar, e talvez a mais importante,  consiste em repor a proteína que dá resistência, força e elasticidade aos fios: a queratina. Mas esse procedimento deve ser feito com menor frequência, pois a sobrecarregada de nutrientes pode trazer um resultado desagradável, como pontas espigadas, cabelos duros e quebradiços.

  Mechas ruivas: 40 modelos luzes para se inspirar e arrasar

Para identificar a necessidade do cabelo, não há segredos. Se os fios estão fragilizados, quebradiços e ressecados, eles podem estar sofrendo com a alta porosidade. É possível perceber quando o cabelo se tornar áspero ao toque. Para verificar a porosidade dos fios você pode faça o seguinte teste:

Coloque um fio de cabelo em um copo de água filtrada e aguarde 10 minutos . Se o fio de cabelo boiar no copo, significa que o nível de porosidade é baixo. Se ele afundar um pouco, mas não alcançar o fundo, significa que a porosidade é média. Mas se o fio afundar completamente, o nível de porosidade está alto. Isso significa que ele precisa da hidratação para cabelos porosos.

O que causa?

Geralmente é causada por agressões de procedimentos químicos, como alisamento coloração e descoloração. Podendo ser causada também por fatores como ação de agentes externos, tais como o Sol, vento e a água do mar ou da piscina.

Como evitar?

Para evitar o cabelo poroso, mantém os cuidados capilares em dia. Crie um cronograma capilar e faça hidratações regularmente. Antes de usar produtos químicos no cabelo, faça um tratamento de proteção dos fios. Mantenha os cuidados com a nutrição capilar. Procure produtos adequados para o seu tipo de cabelo e de atenção para as instruções de aplicação existentes nas embalagens.

  Peeling de diamante: para que serve e benefícios

Como cuidar?

As melhores maneiras de cuidar do cabelo poroso, a seguir.

Ao aderir a rotina de cuidados capilares (cronograma capilar), você irá se deparar com processos de hidratação, nutrição e reconstrução. A vantagem dessa rotina é aliar e alternar esses tratamentos, para a reposição de vitaminas, nutrientes, proteínas e elementos que são perdidos quando as cutículas do fio estão abertas.

É importante prestar atenção nos produtos, usando sempre aqueles que foram desenvolvidos para o seu tipo de cabelo. Use também produtos com fator de proteção solar e aplique protetores térmicos sempre que for por utilizar secador e chapinha. Com produtos naturais e caseiros

Ingredientes caseiros para a hidratação de cabelos porosos

  • Azeite de oliva: esse ingrediente pode ser adicionado as suas misturinhas caseiras. Ele será um agente importante no tratamento dos fios, porque fornecem lipídios ao cabelo. Isso vai dar uns efeito sedoso e hidratado às madeixas por mais tempo. Você também pode optar por qualquer outro tipo de óleo 100% vegetal.
  • Queratina: pode ser encontrada em lojas de cosméticos. Este componente irá julgar a repor a queratina do seu cabelo. Não utilize em muita quantidade e nem com frequência.
  • Bepantol: este ajuda a selar as cutículas danificadas e manter os fios hidratados.
  • Creme hidratante: utilize um creme hidratante de sua preferência. Invista sempre em máscaras hidratantes que prometem repor a massa capilar.
  • Mel: a cera presente no Mel, possui lipídios que ajudam na selagem das pontas dos fios esse item pode ser misturado aos outros ingredientes para fazer tratamento caseiro ou pode ser usado puro.
  • Vitaminas e ceramidas: esses são encontrados nas ampolas de farmácia. Elas são práticas, pois já são feitas na proporção certa para serem adicionadas.
  Esfoliante caseiro: Como fazer para os cabelos

Receitas

  1. Misture 3 colheres de sopa de creme de hidratação, uma colher de azeite ou óleo vegetal, 2 colheres de chá de Bepantol e 1 colher de chá de queratina em um recipiente ( essa quantidade pode ser alterada de acordo com o tamanho das madeixas). Aplique nos cabelos mecha a mecha e deixe agir por 20 minutos.
  2. Misture 3 colheres de sobremesa de creme de hidratação, 3 colheres de sopa de mel e 1 ampola de vitaminas ou ceramidas em um recipiente. Divida os cabelos em mechas e aplique em todo o comprimento e pontas. Deixe agir por 20 minutos.

Use e abuse das receitinhas caseiras e acompanhe o cronograma capilar. Preste sempre atenção nas necessidades do seu cabelo e não abandone os cuidados com os fios. Opte por cuidados naturais, pois estão livres de produtos químicos agressivos às madeixas.