Detox capilar: o que é, como fazer e quais os benefícios?

Já sentiu que os seus fios estão pesados, e quem as madeixas não estão mais absorvendo os nutrientes de alguns produtos como antes? Se a resposta para uma dessas perguntas foram “sim”, está na hora de você conhecer os benefícios do detox capilar. Não sabe do que estamos falando? Então confira esse artigo até o final!

Detox capilar
O detox capilar é uma técnica essencial para a manutenção dos fios, e infelizmente é um processo negligenciado por muitas. Nesse artigo, você irá conferir mais a respeito desse assunto.

Cabelos saudáveis exigem cuidados específicos e eficazes. E é exatamente por esse motivo que recomendamos o BeautVip Hair, já que a sua formulação é pensada diretamente na reposição de nutrientes essenciais a saúde dos nossos fios. E não é à toa que as principais divas do Brasil estão recorrendo a esse tratamento vitamínico.

Agora, ainda que você faça uso do BeautVip Hair, não há nenhum impedimento de realizar o detox capilar pois é mais um procedimento para fazer com que as suas madeixas fiquem ainda mais saudáveis. Quer conferir mais a respeito desse assunto? Então não deixe de conferir esse artigo.

O que é detox capilar?

Antes de qualquer coisa, precisamos explicar o que é o detox capilar. Como o próprio nome sugestiona, esse procedimento tem por intuito promover uma limpeza profunda nos fios, ocasionando numa renovação celular do nosso couro cabeludo.

  Cronograma capilar cabelo cacheado: saiba como fazer

Para chegar nesse resultado, é necessário a utilização de produtos específicos que tenham alto poder detergente e de limpeza. No entanto, pelo fato do detox capilar ser bastante profundo, é necessário ter certos cuidados ao realizar esse método.

O detox capilar imbui em diversos benefícios para os nossos fios, tanto que não é à toa que várias pessoas estão procurando realizar esse tratamento. Porém, para que você consiga obter todos os benefícios, você tem que saber realizar cuidadosamente todos os passos.

Quais os benefícios do detox capilar?

Há vários benefícios que o detox capilar pode proporcionar, mas o mais aparente certamente é a sensação de limpeza que ele proporciona aos nossos fios. Quem já utilizou um shampoo antirresíduo conhece muito bem a sensação, mas estamos falando de algo que vai além disso.

O detox capilar é capaz de eliminar impurezas e resíduos químicos. Então, se você quer remover alguma química, esse procedimento é indicado. Fora isso, o detox capilar estimula o crescimento dos fios, obtendo-se madeixas mais leves, soltas e brilhantes.

Esse procedimento também é capaz de desobstruir os poros, que muitas vezes estão “fechados” devido ao excesso de produtos que utilizamos e quem nem sempre são eliminados. Portanto, diferente do que alguns pensam, esse procedimento não é benéfico apenas para quem já utilizou/utiliza química.

  10 Marcas de shampoo que não testam em animais: Produtos veganos para cabelo

O detox capilar estimula a circulação sanguínea, auxilia no crescimento saudável dos fios, limpa o couro cabeludo das células mortas e combate os radicais livres que são um dos motivos da queda capilar. Além disso, esse tratamento desobstrui as glândulas sebáceas, que controla a oleosidade e facilita a absorção de nutrientes.

Quando devo fazer detox capilar?

Como já explicado anteriormente, esse tratamento é bastante intenso, então, ele não deve ser utilizado sempre ou na mesma frequência que um shampoo, por exemplo. Geralmente, recomenda-se fazer esse tratamento quando se sente os fios pesados, opacos e/ou fragilizados.

O detox capilar deve respeitar uma certa “pausa”. Afinal, tudo em excesso faz mal. Quando não respeitamos esse tempo entre um detox e outro, o nosso cabelo pode sofrer o efeito rebote, que é quando se obtém o resultado contrário ao esperado.

Mas, uma dica é você utilizar o detox capilar quando voltar da praia ou piscina, por exemplo. Ainda que seja um passeio bastante relaxante e gostoso, os nossos fios sentem imensa agressão devido a areia, sal, água do mar, raios UV, resíduos do cloro etc.

  Capsulas para crescimento capilar

Então, além de utilizar o produto sempre que sentir os fios pesados, tente desintoxicar os fios sempre que passar por uma situação cujo você percebe que as suas madeixas foram danificadas devido alguma agressão externa.

Como fazer detox capilar?

É um procedimento bem fácil, mas que se deve tomar alguns cuidados para garantir um bom resultado. Primeiro, para iniciar, invista em uma esfoliação capilar com argila, pois ela já possui um poder desintoxicante. Misture duas colheres de argila com água até conseguir uma pasta homogênea.

Como fazer detox capilar
A argila verde certamente é a opção mais comum e conhecida. Porém, é importante ressaltar que há outras argilas que possuem poder detox tão bom ou superior quanto a argila verde.

Em seguida, aplique no couro cabeludo e deixe agindo por mais ou menos 20 minutos. Enxágue em água morna e massageie a região. Depois, é a só passar um shampoo detox apenas no couro cabeludo, sem ser na extensão, pois isso pode promover o ressecamento dos fios.

Feito isso, como o seu cabelo ficará mais suscetível a absorver os nutrientes e componentes hidratantes de outros produtos, aplique uma máscara que atenda às necessidades do seu cabelo, deixando agir pelo tempo indicado informado pelo fabricante.