Creatina: para que serve e seus benefícios para o corpo

A creatina é uma substancia que nós produzimos, contudo, ela tem como função de fornecer energia para o musculo.

Creatina

A creatina é a substancia produzida pelo fígado e rins, contudo, tem a função de fornecer energia para os músculos e também ajuda a favorecer o desenvolvimento das fibras musculares. 💊

Desse modo, ajuda no ganho de massa e melhora o desempenho físico. Além disso, ajuda na diminuição das lesões.

Mesmo que nosso organismo produza a creatina, muitas pessoas fazem a suplementação para ajudar no desempenho. Mas, é indispensável que a recomendação seja por um nutricionista.

Antes de mais nada, esse suplemento ajuda na produção de energia, melhora no desempenho na atividade física e ajuda no tratamento de doenças musculares.

creatina para que serve
creatina para que serve

No entanto, esse suplemento alimentício ajuda na melhora do desempenho porque evita a fadiga, e influencia na força.

Além disso, estimula o volume do músculo já que favorece a entrada de água na célula. E ajuda no tratamento de doenças musculares porque melhora a força muscular, o que ajuda muito nos afazeres do dia a dia.

  Para que serve água tônica saiba seus benefícios

Creatina para que serve

Ela age, antes de mais nada, diretamente no corpo na produção de energia para as nossas células musculares. Desse modo, a suplementação vai estimular a capacidade dos músculos em desempenhar suas funções, aumentando sua força e seu potencial para atividades físicas, como musculação.

Quais são os efeitos desse suplemento?

– Diminui a fadiga

– Melhora desempenho de força

– Aumento de musculo

– Mais energia

– Diminui a chance de lesões

Seus benefícios

– Fornecer mais energia para as células musculares;

– Melhorar a performance nos treinos;

– Combater a fadiga e acelerar a recuperação muscular;

– Colaborar para o ganho de massa magra;

– Aumentar força e potência durante o treino;

– Melhorar o funcionamento do metabolismo;

Efeitos colaterais da creatina

Usando altas dosagens pode acontecer de comprometer o funcionamento dos rins e causar desconforto estomacal.

E além disso, caso tome esse suplemento sem o acompanhamento de uma alimentação equilibrada, pode acontecer tonturas, cãibras, aumento da pressão arterial, retenção de líquido, inchaço abdominal e diarreia.  

Para quem é indicado o uso da creatina?

O uso dessa substância é indicado para quem pratica atividades físicas diariamente ou precisa de um retorno rápido dos músculos, já que ela é utilizada com o intuito de dar mais energia e mais ajudar no ganho de musculo. 

  Penteado coque despojado: Dicas para você compor seu look

Como tomar?

Muitos atletas como fisiculturismo ou quem pratica musculação faz o uso da creatina porque necessitam de explosão muscular. Esse suplemento ajuda significadamente no ganho de massa magra, aumento de fibra muscular e desempenho físico. 💪🏼

A indicação médica é fazer o uso de 2 a 3 meses sob a orientação, podendo ser feito o uso de 3 a 5g diárias, contudo, essa quantidade é dita pelo peso do paciente.

A creatina então, se toma de até 3 jeitos diferentes e cada um desse jeito é especifico para cada coisa.

Sendo assim, a suplementação por 3 meses é a forma mais usada e o uso diário é de 3 a 5g. Mas, é recomendado fazer pausa de 1 mês antes de iniciar o outro ciclo de 3 meses.

O segundo jeito é a suplementação sobrecarga que consiste em basicamente tomar 0,3g/kg durante 5 dias consecutivos, mas tendo que dividir em doses por dia.

Isso faz com que favoreça a saturação do músculo. Depois disso, você precisará reduzir para 5 gramas por dia durante 3 meses e sempre fazer atividades físicas regularmente.

  Como tirar estrias: pegue algumas dicas

O terceiro é a suplementação cíclica que você precisa tomar 5g todos os dias por 1 mês e meio e depois fazer pausa de 3 semanas. 

A creatina engorda?

Não, não existe estudos que provem isso, mas a creatina faz com que o musculo fique inchado. Se houver retenção de liquido é indicando que a massa magra vai aumentar.

Quem amamenta pode fazer o uso da creatina?

Não existem muitos estudos que dizem sobre o uso dela durante a amamentação, mas, pode sim fazer o uso da desse suplemento.

Contudo, como o nosso corpo também produz a creatina, o recomendado é aumentar a quantidade de alimentos como proteínas e verduras. mas só quem poderá te dizer isso é o seu médico, converse com ele e saiba o que é melhor para você.

Creatina causa pedras renais e prejudica o fígado?

Mentira, não existe nenhuma evidencia sobre isso em relação ao uso desse suplemento. A recomendação é que pessoas que fazem uso desse suplemento não sejam portadores de doenças renais ou hepáticas, mas isso diz respeito a vários outros nutrientes e não só a creatina.

Antes de mais nada, a creatina é um nutriente, ou seja, a suplementação e não um medicamento.

Desse modo, concluo esse post mega informativo sobre a creatina. Nele foi falado sobre da importância, como usar, malefícios e afins. Até a próxima.