Creatina: para que serve e seus benefícios para o corpo

A creatina é uma substancia que nós produzimos, contudo, ela tem como função de fornecer energia para o musculo.

Creatina

A creatina é a substancia produzida pelo fígado e rins, contudo, tem a função de fornecer energia para os músculos e também ajuda a favorecer o desenvolvimento das fibras musculares. 💊

Desse modo, ajuda no ganho de massa e melhora o desempenho físico. Além disso, ajuda na diminuição das lesões.

Mesmo que nosso organismo produza a creatina, muitas pessoas fazem a suplementação para ajudar no desempenho. Mas, é indispensável que a recomendação seja por um nutricionista.

Antes de mais nada, esse suplemento ajuda na produção de energia, melhora no desempenho na atividade física e ajuda no tratamento de doenças musculares.

creatina para que serve
creatina para que serve

No entanto, esse suplemento alimentício ajuda na melhora do desempenho porque evita a fadiga, e influencia na força.

Além disso, estimula o volume do músculo já que favorece a entrada de água na célula. E ajuda no tratamento de doenças musculares porque melhora a força muscular, o que ajuda muito nos afazeres do dia a dia.

  Cabelos quebradiços: Aprenda a resolver esse problema

Creatina para que serve

Ela age, antes de mais nada, diretamente no corpo na produção de energia para as nossas células musculares. Desse modo, a suplementação vai estimular a capacidade dos músculos em desempenhar suas funções, aumentando sua força e seu potencial para atividades físicas, como musculação.

Quais são os efeitos desse suplemento?

– Diminui a fadiga

– Melhora desempenho de força

– Aumento de musculo

– Mais energia

– Diminui a chance de lesões

Seus benefícios

– Fornecer mais energia para as células musculares;

– Melhorar a performance nos treinos;

– Combater a fadiga e acelerar a recuperação muscular;

– Colaborar para o ganho de massa magra;

– Aumentar força e potência durante o treino;

– Melhorar o funcionamento do metabolismo;

Efeitos colaterais da creatina

Usando altas dosagens pode acontecer de comprometer o funcionamento dos rins e causar desconforto estomacal.

E além disso, caso tome esse suplemento sem o acompanhamento de uma alimentação equilibrada, pode acontecer tonturas, cãibras, aumento da pressão arterial, retenção de líquido, inchaço abdominal e diarreia.  

Para quem é indicado o uso da creatina?

O uso dessa substância é indicado para quem pratica atividades físicas diariamente ou precisa de um retorno rápido dos músculos, já que ela é utilizada com o intuito de dar mais energia e mais ajudar no ganho de musculo. 

  Como clarear olheiras: descubra essa técnica

Como tomar?

Muitos atletas como fisiculturismo ou quem pratica musculação faz o uso da creatina porque necessitam de explosão muscular. Esse suplemento ajuda significadamente no ganho de massa magra, aumento de fibra muscular e desempenho físico. 💪🏼

A indicação médica é fazer o uso de 2 a 3 meses sob a orientação, podendo ser feito o uso de 3 a 5g diárias, contudo, essa quantidade é dita pelo peso do paciente.

A creatina então, se toma de até 3 jeitos diferentes e cada um desse jeito é especifico para cada coisa.

Sendo assim, a suplementação por 3 meses é a forma mais usada e o uso diário é de 3 a 5g. Mas, é recomendado fazer pausa de 1 mês antes de iniciar o outro ciclo de 3 meses.

O segundo jeito é a suplementação sobrecarga que consiste em basicamente tomar 0,3g/kg durante 5 dias consecutivos, mas tendo que dividir em doses por dia.

Isso faz com que favoreça a saturação do músculo. Depois disso, você precisará reduzir para 5 gramas por dia durante 3 meses e sempre fazer atividades físicas regularmente.

  Saiba se o chá de louro emagrece ou faz mal

O terceiro é a suplementação cíclica que você precisa tomar 5g todos os dias por 1 mês e meio e depois fazer pausa de 3 semanas. 

A creatina engorda?

Não, não existe estudos que provem isso, mas a creatina faz com que o musculo fique inchado. Se houver retenção de liquido é indicando que a massa magra vai aumentar.

Quem amamenta pode fazer o uso da creatina?

Não existem muitos estudos que dizem sobre o uso dela durante a amamentação, mas, pode sim fazer o uso da desse suplemento.

Contudo, como o nosso corpo também produz a creatina, o recomendado é aumentar a quantidade de alimentos como proteínas e verduras. mas só quem poderá te dizer isso é o seu médico, converse com ele e saiba o que é melhor para você.

Creatina causa pedras renais e prejudica o fígado?

Mentira, não existe nenhuma evidencia sobre isso em relação ao uso desse suplemento. A recomendação é que pessoas que fazem uso desse suplemento não sejam portadores de doenças renais ou hepáticas, mas isso diz respeito a vários outros nutrientes e não só a creatina.

Antes de mais nada, a creatina é um nutriente, ou seja, a suplementação e não um medicamento.

Desse modo, concluo esse post mega informativo sobre a creatina. Nele foi falado sobre da importância, como usar, malefícios e afins. Até a próxima.