Cosmetologia capilar: o que é e qual a sua importância para a saúde dos fios?

Se você tem os fios sensíveis e, por conta disso, não pode utilizar qualquer produto capilar sem antes conferir o rótulo e saber quais ingredientes foram adicionados, certamente irá se identificar com a cosmetologia capilar. Apesar de ser um tanto negligenciada, essa área é extremamente importante para algumas questões. Quer saber mais a respeito desse assunto? Então é só continuar nesse artigo.

Cosmetologia capilar
Você já ouviu falar sobre cosmetologia capilar e como essa ciência é fundamental para a saúde dos nossos fios? Então confira tudo nesse artigo!

Cabelos sensíveis geralmente não podem utilizar qualquer produto capilar. Por isso, para obter madeixas mais saudáveis e bonitas recomendamos a utilização do BeautVip Hair. Afinal de contas, devido a sua composição, ele garante a reposição de nutrientes essenciais ao bom funcionando capilar. Dessa forma, conquista-se cabelos brilhosos, hidratados, nutridos, resistentes e com muito mais volume.

No entanto, mesmo fazendo uso desse suplemento vitamínico, alguns cuidados diários não podem ser deixados de lado. Então, se você tem o cabelo sensível e precisa ter certos cuidados antes de utilizar algum produto, pode ser interessante conhecer um pouco mais sobre a cosmetologia capilar, que é o nosso assunto de hoje.

O que é cosmetologia capilar?

Cosmetologia é uma área de estudo da ciência farmacêutica, química e bioquímica. De forma resumida, ela se dedica a pesquisa, desenvolvimento, elaboração, comercialização e aplicação de produtos cosméticos.

  Modelo de trança: conheça alguns estilos para se inspirar!

Sendo assim, levando para o contexto do assunto de hoje, a cosmetologia capilar é uma área que visa estudar o desenvolvimento de produtos para os nossos cabelos. É a área responsável por elaborar produtos que sejam eficientes para tratar determinados problemas ou questões capilares.

Por exemplo, se você sofre de caspa, e utiliza algum produto para tratar esse problema, certamente ele deve ter passado por um especialista em cosmetologia capilar que desenvolveu e aprovou determinado produto para comercialização.

Qual a importância da cosmetologia capilar?

A cosmetologia capilar é responsável por relacionar quais ativos são os mais indicados para tratamento de determinados problemas capilares. Dessa forma, desenvolve produtos com as melhores formulações com o único objetivo de tornar o tratamento mais eficaz e seguro.

A cosmetologia capilar é fundamental para tratar tanto os problemas mais simples, como caspa, como questões capilares mais graves, como a alopecia androgenética. Os profissionais dessa área são capazes de desenvolver produtos que retardam a ação e o desenvolvimento de problemas que causam queda capilar.

  10 benefícios da pitaya para o cabelo e organismo

Sendo assim, a cosmetologia capilar tem uma importância gigantesca, visto que essa é a área responsável por desenvolver produtos que garantam a saúde e o bom funcionando dos nossos cabelos.

Como o estudo da cosmetologia capilar impacta nos nossos fios?

Devido a sua intensa importância, a cosmetologia capilar impacta diretamente os fios capilares. Isso porque ela está na linha de frente quando o assunto é o desenvolvimento de produtos adequados para cada textura capilar.

Certamente você já deve ter visto algum produto direcionado para uma determinada textura capilar. E você já se perguntou como e por que tal cosmético é voltado para um determinado tipo de curvatura?

Justamente por conta dos estudos da cosmetologia capilar! É através dela que se sabe quais ativos se encaixam melhor com determinados tipos de cabelo. E esse assunto é muito mais vasto do que você pode imaginar.

Assim como a cosmetologia capilar consegue identificar qual ativo funciona para determinadas texturas, também é ela que consegue discernir quais ingredientes resolvem o problema de cabelo oleoso ou seco, por exemplo.

  Alopecia feminina: o que é e tratamentos

Sendo assim, a cosmetologia capilar impacta diretamente na saúde e aspecto dos nossos fios, uma vez que ela é a principal responsável pela formulação dos cosméticos que iremos utilizar na nossa cabeça.

A cosmetologia capilar é importante para um cabeleireiro?

Tanto a cosmetologia capilar quanto a tricologia são consideradas importantes para os cabeleireiros. E isso acontece porque ambas as áreas tratam de assuntos relacionados ao cabelo, o que acaba por deixar o cabeleireiro mais preparado e aprofundado sobre todos os assuntos.

A cosmetologia capilar é importante para um cabeleireiro
A cosmetologia capilar, em certos pontos, pode ser essencial para um bom profissional da área.

Afinal de contas, é através do estudo dessas áreas que o profissional entenderá melhor sobre quais ativos utilizar para fazer mechas, alisamento, coloração etc., bem como quais ativos utilizar na hora de reestruturar os fios, por exemplo.

Fora isso, um cabeleireiro que entende dessa área é capaz de identificar quais proteínas são as mais indicadas para cabelos alisados e, portanto, indicar qual o melhor cosmético irá proporcionar um tratamento mais eficaz.