Como fazer um esfoliante caseiro: aprenda a melhor receita

Nossa pele necessita diariamente de cuidados, como a hidratação, limpeza e até mesmo esfoliação. A esfoliação é necessária para auxiliar o corpo a expelir as peles mortas, e por isso hoje iremos te ensinar, a como fazer um esfoliante caseiro, com ingredientes que você provavelmente tem em casa e de fácil acesso.

Benefícios de esfoliar a pele:

Esfoliar a pele é um passo de muita importância, pois a esfoliação garante a eliminação das células mortas e dessa forma ajuda a pele a estimular a formação de colágeno. Além disso, ela pode trazer diversos benefícios para a nossa pele. Os cuidados combinados com o uso do BeautVip Hair irão garantir uma pele mais firme, saudável e radiante.

Mas a esfoliação na pele não traz benefícios somente na aparência. A massagem que é feita durante a esfoliação ajuda o corpo e melhora a circulação sanguínea, além de auxiliar e estimular o metabolismo corporal. E hoje iremos te ensinar a como fazer um esfoliante caseiro, barato e com ingredientes acessíveis. Então pegue o caderninho e anote a receita.

Esfoliante caseiro:

De início separe um recipiente com tampa para armazenar o esfoliante, ele rende muito e pode ser usado várias vezes. Os ingredientes para esta receita serão; 80g de açúcar, 40ml de sabonete líquido próprio para o corpo, 20ml do óleo corporal de sua preferência e 2 saquinhos de chá.

  Como tirar caspa do cabelo receita natural

No pote que você separou para guardar o esfoliante, misture todos os ingredientes e reserve. Você deve dar preferência a chás que possuem ação calmante na pele, como o de camomila, por exemplo. Se você preferir pode utilizar duas gotas do corante de sua preferência. Este esfoliante deve ser usado somente no corpo.

Também iremos ensinar um esfoliante para a área do rosto, para que você faça uma esfoliação completa. Você vai precisar de 2 colheres de sopa de açúcar cristal, 1 colher de mel e 1 colher de sabonete líquido específico para a área do rosto. Misture tudo muito bem até que fique homogêneo, aplique no rosto fazendo movimentos leves, quando feito de forma grosseira a esfoliação pode causar danos na pele.

Outra área que merece muito cuidado são os nossos lábios. Eles também precisam de cuidados e esfoliação, principalmente nos tempos mais frios e secos. Quando não retirados da maneira correta, as peles mortas do lábio podem causar fissuras, feridas e até sangramento.

Então para esfoliar os lábios é muito simples, misture 1 colher de sopa de açúcar e ½ colher de sopa de mel. Aplique nos lábios friccionando a boca. Por se tratar de um esfoliante totalmente natural, sua ingestão não é um problema. Além disso, ele auxilia na circulação sanguínea dos lábios provocando um leve aumento e deixando um lindo tom corado nos lábios.

  Saiba tudo sobre o que é selagem capilar

Caso você não tenha interesse em como fazer um esfoliante caseiro e prefira comprar pronto, eles podem ser facilmente encontrados em farmácias, supermercados e na internet. Os preços variam entre R$ 27,00 e R$ 147,00. As opções são diversas, você consegue encontrar essências de morango, pêssego, água de coco e até amora. Opções não faltam para cuidar do seu corpo.

É importante cuidar muito bem da pele após qualquer processo abrasivo.

Agora que já te ensinamos a como fazer um esfoliante caseiro, vamos te dar algumas dicas. Trate o seu corpo com muito carinho, faça uma massagem leve e que seja relaxante, tomando muito cuidado para não ferir a pele. Indicamos que você faça esta esfoliação durante o banho, para que a experiência seja ainda mais gostosa.

Após o banho, aplique o hidratante. É necessário hidratar o corpo após processos que podem agredir a nossa pele. No caso do esfoliante específico para a área do rosto, a sua aplicação deve seguir com diversos cuidados. Caso sua pele seja muito oleosa, te indicamos a fazer também uma máscara de argila, por isso vamos te mostrar os benefícios.

Conheça os tipos de argilas e suas finalidades.

Argila branca é a melhor opção para quem quer clarear a pele e para quem possui a pele sensível, além de auxiliar na cicatrização de acnes e espinhas.

  Piercing no rosto: dicas de cuidados para uma boa cicatrização

A argila preta pode te auxiliar na redução das linhas de expressão e ativar a circulação sanguínea, além de desobstruir os poros.

A argila verde sem dúvidas é a mais conhecida, ela ajuda no controle da oleosidade da pele, e também do cabelo.

A esfoliação corporal deve ser feita no máximo duas vezes na semana. É preciso respeitar o tempo do nosso corpo para que a nossa pele, não sofra nenhum dano. Lembre-se de cuidar bem da sua pele antes mesmo de fazer a esfoliação. Hidrate bem, use protetor solar e beba bastante água.

A esfoliação pode ser ótima para quem tomou sol a alguns dias, ela ajuda a retirar as peles mortas que estão presas por todo o corpo. Assim o aspecto de pele seca e sem vida irá embora em um passo de mágica.

Agora que você já aprendeu a como fazer um esfoliante caseiro, é só seguir todos os cuidados. Com toda certeza, tua pele agradecerá por todo o carinho e cuidado que você dá à ela.