Colágeno Benefícios a pele e para que serve

O colágeno portanto é uma proteína encontrada em grande abundância no nosso corpo além disso, ele que oferece a elasticidade e resistência à pele. Nesse post você verá colágeno benefícios.

Colágeno para que serve

Hoje vamos falar sobre o colágeno que é a proteína do nosso corpo que mantém a estrutura da pele e nossos tecidos. Nosso corpo produz o colágeno e tem 25% do total deste. Contudo, temos a capacidade de produzir desde que haja “ingredientes” para isso, como por exemplo a vitamina C.

Existem vários tipos de colágeno e cada um deles atuam em determinada parte do corpo. A função do colágeno é além de sustentar os tecidos, oferecer elasticidade.

É justamente o colágeno o responsável pela elasticidade e resistência da pele, é ele que promove a aparência bonita da pele, além disso, contribui para o crescimento de unhas e cabelos.

Para que serve o colágeno?

Existem 16 tipos de colágeno no corpo, cada um com a sua função.

O tipo primeiro, por exemplo, constrói pele, ossos, tendões e ligamentos, enquanto o segundo ajuda a formar a cartilagem – o tecido flexível nas orelhas, no nariz e entre os ossos.

Já o tipo terceiro ajuda a criar músculos vasos sanguíneos, e o quarto é o encontrado nas camadas da pele. Por estar presente na pele, o

colágeno benefícios
colágeno benefícios

colágeno a mantém elástica e livre de rugas. Por isso, os suplementos da substância são populares.

Desse modo, o colágeno está presente no corpo inteiro e é uma proteína essencial para a manutenção da vida. Entretanto, a maior fama do colágeno é em relação à beleza, uma vez que ele ajuda a manter a elasticidade da pele e a fortalecer unhas e cabelos.

Benefícios do colágeno

O colágeno tem diversos benefícios para a pele e também para os cabelos e unhas. Citaremos abaixo, alguns desses benefícios.

  1. Previne o aparecimento de rugas
    O colágeno é o maior constituinte das células da pele, promovendo o fortalecimento e aumentando a elasticidade e a hidratação da pele e, por isso, ajuda a prevenir o aparecimento de rugas e linhas de expressão. Alguns estudos mostram que consumir suplementos com colágeno estimula o corpo a produzir outras proteínas que também aumentam a firmeza e elasticidade da pele, como a elastina e fibrilina, ajudando a retardar o envelhecimento da pele, reduzindo as rugas e o ressecamento.
  2. Auxilia no tratamento da osteoartrite
  Hidratação com clara de ovo: conheça mais sobre esse método não convencional

A osteoartrite é uma doença que causa inflamação, inchaço e dor nas articulações e ocorre devido ao desgaste da cartilagem, que é formada principalmente por colágeno, e tem como função revestir os ossos, amortecendo impactos e impedindo o contato entre os ossos. De forma geral, a quantidade de colágeno produzida pelo corpo diminui com a idade, aumentando o risco do desenvolvimento da osteoartrite. Alguns estudos têm demonstrado que consumir suplementos de colágeno, ajuda a reduzir a inflamação das articulações, além de estimular o corpo a produzir colágeno, o que diminui a dor, sendo muito útil para auxiliar no tratamento da osteoartrite.

  1. Fortalece os ossos
    O colágeno é importante para dar estrutura e firmeza aos ossos, mantendo-os fortes, no entanto, com o envelhecimento, a quantidade de colágeno nos ossos diminui, deixando-os mais frágeis e menos densos, o que aumenta o risco de fraturas, além de dificultar a cicatrização. Muitos estudos mostram que os suplementos de colágeno ajudam a fortalecer e aumentar a densidade dos ossos e reduzir o risco de desenvolvimento da osteoporose ou osteopenia.

Outros colágeno benefícios:

  1. Aumenta a massa muscular
    O colágeno é necessário para manter os músculos fortes e funcionando corretamente e a utilização de suplementos de colágeno, ajuda a aumentar a massa e a força muscular, por promover a síntese de proteínas musculares como a creatina, por exemplo. Além disso, o suplemento de colágeno pode ser muito útil para atletas, pessoas com sarcopenia ou para evitar a perda muscular que ocorre com o envelhecimento.
  2. Melhora a saúde cardiovascular
    O colágeno faz parte da estrutura das artérias, promovendo uma maior elasticidade dos vasos sanguíneos, o que facilita o transporte de sangue do coração para o resto do corpo. Quando não há colágeno suficiente no corpo, as artérias podem ficar mais fracas e frágeis, aumentando o risco de aterosclerose, que é uma doença cardiovascular caracterizada pelo estreitamento das artérias e que pode causar infarto ou AVC, por exemplo. Alguns estudos mostram que tomar suplementos de colágeno melhora a saúde cardiovascular e ajuda a reduzir o risco de desenvolvimento da aterosclerose. Além disso, esses suplementos também aumentam o colesterol bom, que é importante para diminuir o risco de doenças
    cardiovasculares.
  3. Promove a saúde do cabelo e das unhas
    O colágeno ajuda a promover a saúde do cabelo e das unhas, pois também faz parte desses tecidos, aumentando o crescimento e a elasticidade dos cabelos, e a resistência das unhas, deixando-as mais fortes e saudáveis.
  Corte de cabelo feminino - Qual devo escolher?

Colágeno para pele

Cerca de 70% de todas as proteínas da pele humana são compostas por colágeno. E de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o colágeno é um dos grandes responsáveis por manter a firmeza da pele. Isso acontece porque seus ligamentos atuam como uma espécie de adesivo entre as células, mantendo o tecido cutâneo unido. Assim, os efeitos do colágeno são primordiais para a saúde e para a beleza, doando firmeza, elasticidade e
hidratação à derme, mantendo-a mais protegida e conservada.

O que a falta de colágeno provoca na pele?

Antes de mais nada, nós sabemos que do mesmo modo que algo em excesso faz mal, quando falta também faz. Com o colágeno não é diferente pois, existe uma série de fatores orgânicos e hábitos que aceleram a perda de colágeno na pele. Entre as principais causas para a sua diminuição estão o envelhecimento, a exposição ao sol sem a proteção adequada e o tabagismo.

Desse modo, a falta das proteínas de colágeno no tecido cutâneo provoca resultados visíveis e inicialmente, começam a surgir as primeiras linhas de expressão e rugas no rosto. Consequentemente, quanto menor é a concentração de colágeno na pele, mais acentuadas serão as alterações no contorno e nos sulcos da face. Além disso, a flacidez acaba atingindo também o pescoço, o colo e o restante da pele do corpo. Além disso, em muitos casos, a redução do colágeno também aumenta a probabilidade do surgimento de estrias, já que o tecido que forma a pele perde a resistência e pode se partir mais facilmente do que em uma derme mais forte e protegida.

Quando usar o colágeno? 💊

A princípio, é a partir dos 30 anos que a produção dessa proteína diminui e os sintomas da falta de colágeno começam a ser notados, desde modo, começam a surgir sinais indicativos de que a quantidade dessa proteína no organismo está menor. Além disso, é após os 50 anos essa queda é bem mais acelerada, especialmente nas mulheres, por conta da diminuição hormonal causada pela menopausa. Contudo isso, a partir dos 25 já é importante começar a analisar os níveis de colágeno no organismo e assim, iniciar a suplementação.

  Formaldeído para o que serve

Assim, alguns sinais indicativos de menor quantidade de colágeno são:
Diminuição da espessura dos fios de cabelo;
– Aumento da flacidez e perda de elasticidade da pele;
– Surgimento de rugas e de linhas de expressão;
– Aparecimento de estrias;

– Pele fina e desidratada;
– Diminuição da densidade dos ossos, como nos casos de osteopenia e osteoporose;
– Enfraquecimento das articulações e dos ligamentos.

Como tomar colágeno?

O colágeno pode ser consumido diariamente desde que seja de preferência junto às refeições. Ele pode ser
encontrado em forma de pó, com ou sem sabor, que deve ser diluído em água, sucos, vitaminas ou sopas. Também está disponível em comprimidos e cápsulas e em forma de bala. Além disso, também pode ser encontrado em:

Sachê: É a versão mais indicada para diminuir a fome e prolongar a saciedade. O conteúdo de
um sachê costuma ter a dose diária recomendada, de 8 a 10 gramas.

Cápsula: Para quem não gosta do sabor adocicado do pó. Para atingir a dose diária, você tem
de consumir de 10 a 12 cápsulas por dia. Elas não trazem a mesma saciedade.

Bala: Essa opção costuma oferecer em torno de 1,5 grama de colágeno por unidade. É bem
pouco, mas vale para complementar o consumo diário da proteína. A bala também tem a
vantagem de estimular a mastigação, além de enganar a vontade de comer um docinho.

Chocolate: Assim como a bala, tem pouco colágeno. Consuma-o como opção de um docinho

Como repor o colágeno?

De antemão, para repor o colágeno e garantir todos os benefícios dessa proteína é importante aumentar o consumo de alimentos que são fontes de colágeno. No entanto, em alguns casos quando apenas o consumo de alimentos ricos em colágeno é suficiente, pode ser recomendado pelo médico o uso de suplementos.

Enfim, esse foi o post que fiz para vocês hoje. Espero que tenham gostado e um grande beijo.