Carvão ativado para que serve

O carvão ativado são remédios contido em cápsulas que atuam através de absorção de toxinas, e componentes químicos do corpo, e essa ação tem diversos benefícios para a manutenção da saúde, pois ajuda na diminuição de gases intestinais, e aliviam dor abdominal, além disso ele também clareia os dentes e tem propriedades desintoxicantes.

O carvão pode também absorver vitaminas que nosso corpo precisa, então por esse motivo é necessário cuidado ao usar o carvão ativado, ele deve ser usado por exemplo em horário diferente de outros remédios. Acompanhe aqui algumas utilidades do carvão ativado:

Elimina os gases

O carvão ativado tem o poder absorção sobre os gases intestinais, o que resulta na redução do inchaço, da dor e do desconforto no próprio intestino.

Trata intoxicações

Como esse componente tem um alto poder de absorção, ele tem utilidade em situações emergências, como intoxicação de algum animal de estimação, ou a própria intoxicação alimentar em humanos

Pode ser usado no skin care

As partículas do carvão ativado são porosas, e tem utilidade de uma esponja, ele absorve as sujeiras e a oleosidade da pele, ou seja ele também pode te ajudar a se livrar de celular mortas e resíduos de make!

  Tratamento caseiro para pele oleosa: aprenda a fazer

Por ser muito abrasivo, o carvão ativado promove o afinamento da pele, o que resulta em uma pele macia e brilhosa, eles são vendidos em pó e podem ser adicionados a uma mascará de sua preferencia, e serem aplicados uma vez por semana.

Uma dica é usar o carvão ativado para efetuar a limpeza da pele combinado com o BeautVip, pois ele também possui componentes que ajudam na saúde da pele.

Limpa a água

Algumas substancias toxicas da água como : vestígio de lixo, produtos químicos, resíduos industriais, podem removidas pelo carvão ativado, pois como ele tem propriedades de absorção ele também auxilia na limpeza da água.
Curiosamente ele também é usado em tratamentos de água, como em alguns tipos de filtro, por exemplo.

Deixa os dentes mais brancos

O carvão ativado auxilia no branqueamento de dentes manchados pela cafeína, pelo fumo e pelo açucare pelo chá, claro que deve ser usado com moderação no tratamento dentário, pois em excesso pode causar efeitos negativos a sua dentição.
Ele pode ser utilizado de 2 a 3 vezes a cada semana, colocando-se na escova juntamente a pasta e fazendo a escovação de rotina. No mercado existem produtos que tem como base o carvão ativado, visando potencializar o efeito na saúde dentaria.

  Hidratação para cabelos porosos: Aprenda a fazer em casa

Previne a terrível ressaca

O carvão ativado também tem o poder de impedir a absorção de componentes contidos em bebidas alcoólicas, como corantes, adoçantes, sulfitos, dentre outras, essa redução auxilia em grande quantidade os efeitos negativos da ressaca.

Como usar o carvão ativado

O método de uso do carvão ativado é bem simples, basta ingerir de 1 a 2 capsulas, de 3 a 4 vezes diárias, a dose máxima por dia é de 6 capsulas para os adultos, e a metade para as crianças. Para prevenir a ressaca é recomendado consumir 1g do produto antes de ingerir a bebida, e mais 1g após o consumo da mesma.

Alguns efeitos colaterais

O carvão ativado possui alguns efeitos colaterais, dentre eles estão: vômitos, diarreia, escurecimento de fezes.

Como citado no inicio do artigo o carvão ativado deve ser consumido um tempo antes de qualquer medicamento, pois como tem poder se absorção ele pode reduzir os efeitos do remédio.

O recomendado é dar um espaço de 4 horas entre o consumo do carvão e do remédio em questão, dessa forma se reduz a quase zero a chance do carvão afetar no funcionamento do remédio.

Algumas contraindicações do carvão ativado

O carvão ativado não é recomendado para crianças que tenham menos de 2 anos, e também não é recomendado para pessoas que possuem alguma obstrução no intestino, ou que consumam alguma substancia corrosiva.

  Kidcore: 10 dicas de moda e beleza desde maquiagem a roupa

Vale lembrar que o carvão ativado é perigoso se for usado em pessoas que passaram por procedimento cirúrgicos no intestino, ou que já passaram por alguma alteração no caminho intestinal, por meio de doença ou cirurgia.

E claro, a ingestão de carvão ativado na gravidez deve ser controlada, recomenda-se uma orientação médica antes de qualquer tipo de uso para esse tipo de paciente.Enfim como se percebe, o carvão ativado tem diversas utilidades para saúde, tendo até utilidades emergências, como citado ele pode absorver produtos que causam intoxicação, mas de qualquer forma é necessário cuidado ao seu uso, se possível procure um médico de sua preferencia para entender a necessidade do uso do carvão.

É isso, caso tenha gostado da matéria mostre a algum conhecido, para que essa pessoa possa tomar também conhecimento dos benefícios do carvão ativado para a saúde.