Anemia causa queda de cabelo: Veja se é verdade e outras possíveis causas

Ter um cabelo forte, comprido e saudável é muito importante para nós mulheres. Porém existem fatores que nos impossibilitam de alcançar esse propósito. Enfraquecimento dos fios, queda ou tédio. As vezes o tédio pode ser nosso pior inimigo, pois é quando ele aparece, bate a vontade de cortar as madeixas (risos). O assunto de hoje é a queda capilar. A queda do cabelo pode ter diferente razões. Desde estresse até de saúde mais sérios. Uma pergunta que têm se feito presente é: anemia causa queda de cabelo?

Como já mencionado, a queda dos fios pode ter diversas raízes. Uma coisa que acontece com frequência é se preocupar muito com o corpo, adotando dietas e esquecer que a deficiência de nutrientes pode afetar outras partes do organismo. Não adianta nada se cuidar de um e se esquecer do outro, não é verdade?

A melhor maneira de fazer uma dieta sem interferir na vida saudável do cabelo é consumir algo que possa compensar os nutrientes necessários para os fios. Pensando nisso, eu tenho uma dica perfeita para você e posso garantir que você não vai se arrepender de escolhe-la. Deu até para ficar curiosa, né? Eu me refiro a BeautVip. Cápsulas fantásticas que vão deixar os fios nutridos e vitaminados, logo, com mais brilho, leveza e vida.

Anemia causa queda de cabelo

Uma das muitas razões da queda de cabelo é a deficiência de ferro no organismo. Essa condição tem nome de anemia e um problema muito comum na população, atingindo até 30% da sociedade pelo mundo todo. Então sim, a anemia causa queda de cabelo! Conheça mais sobre as causas e o que você pode fazer se tratando da queda de cabelo.

O que é anemia por falta de ferro?

Você sabe o que é a anemia por falta de ferro? Vem ver!

Esse é um problema de saúde muito comum. Nesse caso, os glóbulos vermelhos e brancos do sangue se apresentam “doentes”. Se esses agentes não estiverem trabalhando da forma correta no nosso corpo, ficamos fracos, pálidos, com falta de ar e com tonturas. Ainda, a anemia causa queda de cabelo e unhas fracas.

O ferro é um mineral essencial no corpo, pois contribui com a fabricação de glóbulos vermelhos no corpo, por essa razão, se te falta ferro no sangue, você fica anêmico. Não fazer ingestão de alimentos que contem ferro o suficiente pode ser um problema.

Existem algumas outras razões que aumentam o risco da anemia por deficiência de ferro. São elas: gravidez, perda de sangue, falta de ferro na dieta e capacidade reduzida de absorção do ferro.

  Leite de rosas para o rosto: saiba como usar

Como a anemia causa queda de cabelo?

Como eu disse ali em cima, sem ferro, seu corpo não vai produzir os glóbulos brancos e nem o número adequado de glóbulos vermelhos. Os glóbulos vermelhos são quem transporta o oxigênio por todo o organismo, inclusive, para o couro cabeludo. Isso contribui com o um crescimento mais saudável dos fios.

A anemia causa queda de cabelo e outras coisas como enfraquecimento das unhas. Ela pode atingir qualquer pessoa, de qualquer gênero ou idade, porém, mulheres em idade de reprodução e adolescentes tem maior tendência a desenvolver anemia.

O que fazer quando a anemia causa queda de cabelo?

A queda de cabelo causada pela deficiência de ferro pode ser contida se cuidada corretamente. Será necessário um diagnóstico médico para iniciar o uso de medicamentos, porém, além do tratamento, é preciso cuidar da saúde e manter uma dieta saudável.

Não faça automedicação

A automedicação pode agravar o caso trazendo outros problemas. O tratamento vai depender dos fatores do problema, das condições e da rotina, portanto, não abra mão da consulta com um médico antes de tentar qualquer coisa.

Mantenha os cuidados com o cabelo

Você já sabe que a anemia causa queda de cabelo, mas isso não pode ser tratado apenas com remédios orais. Cuide dos fios e experimente usar produtos antiqueda e com ativos naturais. Penteie o cabelo gentilmente para evitar que ele arranque pela raiz ou se quebre. Faça massagens no couro cabeludo regularmente. Evite o uso de produtos químicos nessa fase.

  Como fazer shampoozada? Aprenda algumas dicas aqui!

Se alimenta bem

Adote dietas saudáveis, ricas em ferro como os vegetais verdes escuros (brócolis, espinafre, salsa e outros) carnes magras e fígado, nozes e frutas secas, ameixas, entre outros. Busque por alimentos que contenham vitaminas que ajudam no crescimento do cabelo. Dessa forma

Outras razões para queda de cabelo

Um dos maiores fatores da queda capilar é o estresse. Você sabia disso?

Excesso de estresse

Esse é o fator mais comum e um entre os principais quando se trata da queda capilar. Em outros casos, o estresse pode não ser a causa principal, mas pode contribuir com a queda dos fios. Isso acontece porque o choque do estresse pode mudar o ciclo do cabelo ou até enfraquece-lo.

Excesso de vitamina A ou B

A escassez de vitamina causa queda de cabelo, mas o excesso dela também! Este é um caso raro, mas ainda acontece. Isso pode acontecer com aquelas pessoas que fazem isso de suplementos destas vitaminas por um longo período de tempo.

Alterações hormonais

Alterações hormonais também são grandes causas da queda dos cabelos e pode acontecer em diversos períodos. Na adolescência ou quando ocorre a troca de pílulas anticoncepcionais ou iniciação de um novo método é bem provável que você apresente uma maior queda do cabelo.