Qual é o ciclo de vida do cabelo? Entenda mais sobre

Às vezes nos deparamos com pensamentos de como algumas coisas acontecem em nosso corpo. Também acabamos pensando em como é o ciclo de vida do cabelo, como ele cresce e dúvidas afins, e são ótimas dúvidas para se tirar, por isso vamos falar um pouco sobre isso.

Para que seus cabelos fiquem mais firmes, você pode estar utilizando da Beautvip Hair que irá prevenir a queda de seus cabelos e ajudará no crescimento dos mesmos, além de dar mais brilho e maciez em seus fios, uma ótima opção para você que gosta de cuidar de seus cabelos de forma ágil e fácil.

Sabemos que o cabelo tem um papel muito importante na nossa vida, pois ele ajuda não só na aparência, mas também contribui muito para a autoestima. Quando estão caindo, geralmente ficamos tristes e angustiadas por esse fato, mas em alguns casos é só a queda comum que acontece nos fios.

O ciclo de vida do cabelo tem em média de dois a sete anos e cada cabelo nasce no bulbo capilar específico que é presente nos folículos capilares. Quando as células presentes se dividem, as células mais antigas são empurradas para fora do bulbo e crescem como uma haste capilar. O ciclo de vida do cabelo é bem interessante de saber, e normalmente ele tem três fases específicas. 

A seguir saiba o ciclo de vida do cabelo.

Crescimento capilar

  Como descolorir o cabelo sozinha em casa

Essa fase do ciclo de vida do cabelo é conhecida pela fase anágena, quando as tais células mortas são empurradas do bulbo capilar. Demora aproximadamente de três a seis anos essa fase crescimento, tendo em vista que o cabelo cresce em um centímetro por mês, aproximadamente.

Transição capilar

Quando o cabelo termina a fase de crescimento no ciclo de vida do cabelo, ela entra nessa fase que é conhecida por catágena. é quando o cabelo cai, ou seja, está se preparando para descansar e essa fase do ciclo de vida do cabelo dura em média três semanas.

Durante essa fase do ciclo de vida do cabelo , ele fica no folículo piloso, mas para de crescer, e assim esse folículo entra em colapso na preparação de liberar esse fio e assim para que caia. Três por cento dos fios podem estar nessa fase em qualquer momento, até mesmo enquanto lê esse artigo.

Queda capilar

Chegamos na parte que muitas mulheres não gostam muito e tentam evitar o máximo possível, essa fase do ciclo de vida do cabelo é também conhecida por telógena e acontece quando ele passa pelo processo de catágena e depois o fio cai do folículo piloso. Depois desse processo o folículo fica inativo por aproximadamente três meses e assim todo o processo do ciclo de vida do cabelo é repetido. Seis a oito por cento dos fios de seu cabelo podem estar nessa fase agora.

  Curvaturas de cabelo: conheça mais sobre o assunto

Existem outras formas de queda de cabelo?

Veja se existem outras formas de queda de cabelo.

Como dito acima, faz parte do ciclo da vida do cabelo cair, em média nós perdemos cerca de cinquenta a cem fios. O cabelo passa pelas fases ao mesmo tempo então cerca de cem cabelos estão a crescer todos os dias e quando os fios estão na fase telógena e caem, acaba passando despercebido.

Porém, se o folículo estiver danificado ou o ciclo de vida do cabelo dor interrompido, a perda de cabelo acaba se tornando evidente e quando ela se torna mais recorrente e muito intensa, ou seja, começa a cair mais dos cem fios por dia, é hora de ficar atento.

Existem condições que são específicas e que podem estar causando essa queda recorrente. Essas causas de cabelo o fio ainda está na fase de queda e com muita dificuldade de voltar a fase de crescimento. A pessoa pode estar com: Neoplasias, pós-parto, estresse, menopausa, alterações hormonais e muitas das vezes também pode ser genética.

Por isso é muito importante que você sempre esteja cuidando de seus cabelos, hidratando quando preciso e tomando cuidado quando for fazer qualquer tipo de procedimento no mesmo. É muito importante que os cuidados sejam constantes. Utilize produtos que sejam específicos para seu tipo de cabelo, sempre vá a um dermatologista para que ele te recomende cuidados que irão funcionar. Você pode estar cuidando tanto do seu cabelo e pele com a Beautvip Hair.

  Condicionador caseiro: saiba os benefícios e aprenda a fazer

Não pense que a alimentação irregular não é um fator importante para que ocorra a queda de cabelo. O estresse é o mais comum de ser quando seus cabelos estão caindo, pois todos os dias somos submetidos a ocasiões que causam muito estresse.

Comer bem é muito importante, pois é na comida que você pode encontrar as vitaminas e nutrientes que são ótimos para o cabelo, como o feijão e castanhas que tem a vitamina B; acerola e goiabada que tem a vitamina C e as carnes magras e ovos que tem a vitamina D. Ou seja, se alimentar bem pode garantir não só saúde em si, mas a saúde capilar também depende do quanto você está se alimentando bem.