O cabelo cresce quantos centímetros por mês? Confira essa informação aqui!

No desejo intensivo de obter fios mais compridos, é completamente comum que as mulheres se façam o seguinte questionamento: “o cabelo cresce quantos centímetros por mês?”. Apesar de essa ser uma pergunta cuja resposta seja relativa, é interessante analisar alguns pontos fundamentais para melhor compreender essa dúvida que muitas tem.

O cabelo cresce quantos centímetros por mês
Saber quantos centímetros o cabelo cresce por mês vai além de pura curiosidade. Saber dessa informação pode indicar se o seu cabelo está saudável ou não.

A respeito disso, se você quer fazer com que os seus fios cresçam mais rápido, recomendamos fortemente o uso do BeautVip Hair, já que, além de promover o crescimento capilar, ele faz com que os seus fios fiquem ainda mais nutridos, hidratados, brilhosos e muito mais resistentes. Afinal, de nada adianta obter cabelos longos, mas desidratados.

Mas, independente dessas questões, a dúvida; “o cabelo cresce quantos centímetros por mês?” Ressoa na mente de muitas mulheres. E saber a resposta para esse questionamento pode tranquilizá-la em diversos aspectos, bem como analisar se o seu crescimento segue a média. Quer saber mais sobre o assunto? Confira os próximos tópicos.

Por que saber quantos centímetros o cabelo cresce por mês?

Saber quantos centímetros o cabelo cresce por mês vai muito além de uma questão de puramente vaidade. Na realidade, compreender a resposta para essa pergunta pode abrir as portas para excluir diversas outras possibilidades.

Por exemplo, se você constata que os seus fios não estão crescendo em conjunção com a média, pode ser um sinal de que as suas madeixas estão precisando de algum composto específico, por exemplo.

  Água micelar ou tônico: qual usar?

Não é uma regra, mas quando se nota que um determinado cabelo não segue o crescimento mensal padrão, pode ser um indicativo de que as suas madeixas estão passando por algum problema, por menos grave que seja.

Sendo assim, compreende-se que saber quantos centímetros o cabelo cresce por mês ultrapassa a linha puramente estética, mas atravessa o campo para se compreender o quão saudável os nossos fios estão.

Todo cabelo cresce da mesma forma?

Definitivamente não. A velocidade com que cabelo cresce está diretamente relacionado com questões pessoais, e por isso é praticamente impossível definir quantos centímetros o seu cabelo vai crescer durante o período de um mês. No entanto, há um certo parâmetro que metrifica o quão “normal” está o seu crescimento capilar.

Para saber quantos centímetros cresce o cabelo por mês é necessário levar em consideração algumas questões, como alimentação, rotina diária de cuidados, utilização (ou não) de suplementos vitamínicos e outras questões.

Como funciona o crescimento capilar?

A fim de fazer com que você compreenda melhor a questão do crescimento capilar, pode ser interessante que você aprenda a respeito dos estágios que os nossos fios estão inerentes, o chamado “ciclo capilar”.

O crescimento capilar é dividido em três fases; anágena, catágena e telógena. Cada um desses ciclos é responsável por uma característica dos nossos fios, e esse ciclo, apesar de ser comprovadamente verossímil, pode variar de acordo com cada pessoa. Explicaremos mais sobre esses ciclos nos tópicos seguintes.

  Cachos permanentes: conheça mais sobre o assunto

Ciclo de crescimento capilar anágena

Essa é a fase propriamente dita do crescimento capilar, que é quando as células mortas mais antigas são empurradas para fora do nosso bulbo capilar, exatamente onde é ativado a fase de crescimento.

Isso quer dizer que se você nota que os seus fios não crescem além de um determinado comprimento, é um sinal de que a sua fase anágena é mais curta do que de outras pessoas. Estima-se que cerca de 80 a 85% dos folículos estão nessa fase de crescimento.

Inclusive, muito se fala acerca das simpatias para o cabelo crescer. No entanto, é importante compreender, também, que os nossos fios estão mais propensos a crescer durante o ciclo capilar anágena. Esse ciclo pode durar entre três e seis anos.

Ciclo de crescimento capilar catágena

Após a fase de crescimento (anágena), vem o estado de repouso, também referido como catágena. Esse período de transição é quando o cabelo se prepara para descansar e eventualmente cair, um ciclo natural de qualquer cabelo.

Em média, essa fase dura aproximadamente 3 semanas. Então, se você nota que o seu cabelo passa por um período de repouso muito grande, onde não se nota nenhum crescimento, pode ser um sinal de que o seu ciclo é ligeiramente maior do que de outras pessoas.

Ainda a respeito desse assunto é importante salientar que aproximadamente 3% dos fios estão nessa fase a qualquer momento. Durante essa fase, o folículo entra em colapso um pouco na preparação para liberar o cabelo a fim de que ele caia.

Ciclo de crescimento capilar telógena

Bem como você deve imaginar, a fase telógena é categorizado como sendo o momento em que há literalmente a queda natural dos fios. Ou seja, é quando o cabelo é liberado e cai do folículo piloso.

  Lábios rachados: Quais são as causas e como tratar?

Como parte inerente a esse ciclo, o folículo permanece inativo por aproximadamente 3 meses e, depois desse tempo, todo o processo se repete, iniciando novamente a fase de crescimento (anágena). Cerca de 6% a 8% de todos os fios estão nessa fase.

O cabelo cresce quantos centímetros por mês?

Depois dessa explicação, podemos responder com mais propriedade a dúvida: o cabelo cresce quantos centímetros por mês? Como você pôde perceber, o nosso crescimento capilar está sujeito ao nosso ciclo capilar.

Então, o nosso cabelo só irá crescer quando estiver na fase anágena. Nesse período, o consenso entre os especialistas diz que o cabelo cresce aproximadamente um milímetro a cada 3 dias.

Quantos centímetros o cabelo cresce por mês
Nem todo cabelo cresce a mesma quantidade por mês. Porém, saber a estimativa é bom método para comparar se o seu cabelo está dentro dos padrões.

3 milímetros a cada três dias resultam, no período de um mês, um centímetro. Então, ao perguntarem quantos centímetros cresce o cabelo por mês, você já sabe que a resposta é, em média, 1 centímetro.

Agora, para calcular quantos centímetros o cabelo cresce por ano, basta multiplicar esse resultado. Tendo como base o crescimento regular mensal de um centímetro, ao final do ano, o seu cabelo deverá crescer 12 centímetros.

Mas lembre-se; o crescimento capilar está sujeito a variações, levando em consideração alguns hábitos alimentares e de cuidados pessoais diários. Ademais, é fundamental saber que o nosso cabelo respeita o ciclo capilar.