Protetor solar: tudo sobre os benefícios e por que usar

A importância do protetor solar é de conhecimento mútuo. Seja nas redes sociais, propagandas ou até no próprio médico. sempre vamos ouvir o quanto proteger a nossa pele é essencial.

Por essa e outras razões, falaremos então sobre por que usar protetor solar é tão importante no nosso dia a dia. Além disso, conheceremos os benefícios e como saber qual protetor usar. Vem ver!

Protetor solar

O uso do filtro para a pele é muito recomendado e o próprio nome diz a sua finalidade, mas nunca ouvimos uma boa explicação do por que usar protetor solar. 

Mas então,  por que usar protetor solar? Bem, o que já óbvio é que esse produto filtra os raios do sol, impedindo-os de chegar até a nossa pele, assim, danificando-a. 

O que não é de conhecimento geral é que o envelhecimento da pele está relacionada a fatores como exposição solar e à poluição .

Além disso, o sol, quando tomando diretamente na pele, pode provocar flacidez e o surgimento precoce de rugas e linhas de expressão. Os raios UVA e UVB têm um efeito acumulativo na pele, então provocam o aparecimento de manchas, pintas e sardas indesejadas.

O filtro solar também impede doenças de pele e vários outros problemas relacionados, por isso cuidar da cútis é tão importante. 

  Cabelo loiro mel: Aprenda como cuidar

Beneficios de usar protetor solar no rosto todos os dias

O protetor solar é visto como um produto a ser usado apenas em dias de sol ou quando vamos sair. E é aí que está o engano. Independentemente de como está o dia ou se você vai ou não sair de casa, é necessário e os benefícios de usar protetor solar no rosto todos os dias é imenso, pois, com ou sem sol, os raios que danificam nossa pele ainda estão presentes. O protetor solar para pele sensível é ainda mais necessário.

Proteção contra raios UVA e UVB

Isso todo mundo já sabe, não é mesmo? Mas é sempre bom lembrar! 

Os raios ultra violeta tem o poder de danificar o nosso organismo. Então o protetor solar trabalha aí. A sua fórmula conta com moléculas que absorver os raios, assim, protegendo as células da intensidade da radiação.

Prevenção do câncer de pele

Por mais que não seja tão divulgado, o câncer de pele é o tipo mais comum no Brasil. E um dos meios -e talvez o mais fácil- de prevenir, é através do protetor solar.

Evita acne

Os raios UV tendem a diminuir a imunidade da pele, logo, aumentando a proliferação de bactérias e favorecendo então, o desenvolvimento de cravos e espinhas.

  Veja como se aplica botox no rosto e seus riscos

Hidrata a pele

Se você tem uma pele mais ressecada, é ideal investir em um protetor solar mais cremoso, pois este auxilia na hidratação, deixando a pele mais saudável.

Clareia manchas

O protetor solar ajuda no clareamento de manchas da pele e as previnem.

Como saber qual protetor usar

“Como saber qual protetor usar” é outra dúvida recorrente e com pouquíssimas explicações. As pessoas estão frequentemente querendo saber qual protetor é mais adequado para o seu tipo de pele e nem sempre tem o auxilio necessario.

Então, aqui você vai aprender como saber qual protetor usar para o seu tipo de pele. Mas é bom lembrar que não adianta um produto bom se você não usa e conhece os benefícios de usar protetor solar no rosto todos os dias

As peles não são iguais, então, os produtos para usar nelas também não é. Cada tipo de pele precisa de produtos específicos que tragam e ressaltem características positivas e sem prejudicar. Por isso, escolher o filtro solar da forma correta é essencial.

Em casos de pele oleosa, procure por um filtro fluido e oil-free, pois a textura é mais leve, facilitando a absorção.O protetor solar para pele sensível também precisa ser mais hidratante.

Nas peles secas, é recomendado o uso de filtros em versão creme ou loção. Em peles sensíveis, a composição do protetor solar precisa ser livre de qualquer agente que possa causar irritações ou alergias, portanto, na hora de escolher, opte por fórmulas minerais ou em pó.

  Ácido fólico para cabelo branco: quais são os benefícios?

Tipo de protetor solar

A questão de como saber qual protetor usar não é só por causa dos tipos de pele, mas também dos tipos de produto. Isso porque existem dois tipos de filtro solar: o físico e o químico.

Protetores químicos são os que absorvem as moléculas energéticas e reduzem a pouca energia. Dessa forma, é criada uma camada de proteção que impede a penetração da radiação solar.

A versão de filtro físico é também chamado de inorgânico. Isso por que a sua composição conta com minerais, dióxido de titânio e dióxido de zinco. A nossa pele não absorve esses componentes, então, eles refletem os raios. Por isso, o filtro auxilia na prevenção do envelhecimento da pele.

Esse é o protetor solar para pele sensível, já que sua composição não é absorvida pela pele.

Os cuidados com a pele não devem, de forma alguma, ser abandonados, pois um dia sem protetor pode fazer muita diferença. 

Nunca abandone os cuidados consigo, seja fisicamente ou psicologicamente. Beba água. Seja feliz!