Decapagem: O que é? Saiba como fazer!

O processo de decapagem é procurado por um grande número de mulheres que querem inovar no visual e apostar em uma nova coloração capilar. É fato que esse procedimento consegue remover tons mais escuros como o preto, mas você sabe quais são as consequências desse procedimento? Isso e muito mais você irá conferir nesse artigo.

Como fazer decapagem
Tem o cabelo escuro tingido e quer mudar a tintura? Isso é possível graças a decapagem! Confira como.

A decapagem é um procedimento um tanto similar com o descolorante e, portanto, após o processo, o seu cabelo pode sofrer de ressecamento e ficar mais fragilizado. Sendo assim, não basta saber como funciona a decapagem, mas também aprender a cuidar das suas madeixas após o resultado.

Algumas mulheres optam por tratar o cabelo com o BeautVip Hair, já que ele fortalece os fios, e as vitaminas contidas na sua composição estimulam a reconstrução das fibras capilares através da ação hidratante. Fora isso, há outras coisas que você precisa saber sobre a decapagem. Confira.

O que é a decapagem?

A decapagem é um procedimento realizado em salões de beleza cujo intuito é de remover a pigmentação escura dos fios. Quem pintou o cabelo de preto ou um tom mais escuro certamente já deve ter escutado que não seria possível pintar o cabelo de outra cor, e esse tipo de comentário acontece porque o preto é uma cor muito difícil de ser removida.

Mas, através da decapagem, acabou se tornando uma realidade experimentada por muitas mulheres. É bom salientar que esse procedimento pode ser usado também por aquelas cujos cabelos sejam vermelho ou muito escuros, como preto ou castanho.

  Efeito blur: O que é? Quais são os seus benefícios?

É semelhante a descoloração, mas na decapagem o foco é mais voltado para retirar a coloração artificial da fibra capilar, não deixar os fios em um tom quase branco. Por ser um procedimento bastante agressivo, recomenda-se tratar as madeixas com bastante cuidado após a realização da decapagem.

Posso fazer a decapagem em casa?

Por ser um tratamento capilar um tanto agressivo as madeixas, não é muito recomendado que você faça em casa. É sempre preferível que você procure um profissional da sua confiança para garantir um melhor resultado. Afinal, ele é o profissional capacitado que irá lhe instruir sobre os cuidados posteriores ou mesmo se as suas madeixas estão preparadas.

No entanto, se ainda assim você insistir em fazer decapagem em casa, procure seguir à risca todas as instruções, a fim de evitar quaisquer problemas. Há alguns cuidados que você deve tomar para garantir um bom resultado, e iremos explicar tudo nos tópicos posteriores.

O que devo fazer antes de começar a decapagem?

Como já reforçado, a decapagem é um procedimento bastante agressivo aos fios e, por isso, antes de aplicar no seu cabelo, é recomendado fazer uma avaliação das suas madeixas para garantir que elas estão prontas para receber esse tratamento capilar.

Se puder, procure um cabeleireiro para avaliar o estado dos seus fios. Fora isso, é importante fazer um teste de mecha para ter certeza de que as suas madeixas estão saudáveis o suficiente para que a aplicação possa ser feita.

Feito todo esse processo, ainda que você tenha constatado que os seus fios estão saudáveis para receber a decapagem, recomendamos que você invista em um cronograma diário de cuidados capilares. Afinal, ainda que o seu cabelo já esteja saudável, é sempre bom ter uma garantia a mais.

  Quanto o cabelo cresce por mês: Saiba em cm

Como fazer decapagem em casa?

Agora que você entende um pouco mais sobre esse assunto, bem como os cuidados preparatórios para receber essa química, podemos falar com um pouco mais de tranquilidade sobre como fazer decapagem em casa.

Para esse processo, você irá precisar de água oxigenada e pó descolorante. A união desses dois produtos irá fazer com que as camadas das fibras capilares se abram e, dessa forma, seja possível a remoção dos pigmentos escuros. Misture ambos os produtos em um pote plástico e não se esqueça de usar luvas e pincel para misturar e passar a tinta nos fios.

Passo a passo da decapagem

Com a mistura devidamente pronta e com todos os produtos formando uma pasta homogênea, siga o seguinte passo a passo:

  1. Divida o cabelo em mechas e aplique a mistura em toda a extensão capilar com auxílio de um pincel;
  2. Utilize um pente próximo ao couro cabeludo para garantir que toda extensão dos seus fios está recebendo o produto;
  3. Após aplicar em todo o comprimento e nas pontas, deixe agindo por 45 minutos;
  4. Passado o tempo, depois que os fios já estiverem descoloridos, lave o seu cabelo com shampoo antirresíduos em água morna ou fria.

Cuidados durante o processo de decapagem

É muito importante você ficar de olho em como o seu cabelo está reagindo a química enquanto a mistura já está no seu cabelo. Geralmente, para se obter um bom resultado, é recomendado que você deixe a mistura agir por 45 minutos, mas cada cabelo reage de uma forma diferente.

Portanto, se mesmo antes dos 45 minutos os seus fios apresentarem um aspecto duro ou elástico, lave o cabelo imediatamente, pois isso quer dizer que o produto já chegou na sua ação máxima. Manter o produto no cabelo após isso acontecer só irá prejudicar os seus fios.

  Preenchimento facial: saiba mais sobre esse procedimento
Cuidados durante o processo de decapagem
Ainda que não tenha passado o tempo indicado, mas você perceba que o seu cabelo está meio elástico, é necessário enxaguar e remover o produto do seu cabelo imediatamente.

Ademais, é estritamente necessário que, após a ação da decapagem, você lave os seus cabelos com shampoo antirresíduos. Afinal, essa é a maneira mais segura de garantir que todos os resquícios do produto serão removidos e irá paralisar a ação do descolorante.

Também é recomendável tingir o cabelo minutos depois que o processo de decapagem for feito ou, do contrário, o seu cabelo corre risco de ficar manchado. Outros especialistas ainda recomendam ficar sem lavar as madeixas por 3 dias depois de feito a decapagem, para que o cabelo volte a ficar com a oleosidade natural dos fios.

Cuidados pós-decapagem

Os cuidados capilares não terminam assim que o processo de decapagem é feito, na verdade eles devem ser redobrados. Procure manter uma rotina de cuidados e, se possível, aposte em um cronograma capilar para garantir a saúde e hidratação dos fios.

Hidrate ao menos uma vez na semana e procure por produtos específicos para os cabelos tingidos. Dê sempre preferência para os produtos que contenham vitaminas e nutrientes, pois é disso que os seus fios irão precisar.

Fora isso, se você notar que com o tempo o seu cabelo está adquirindo uma tonalidade amarelada, não se desespere. Segundo alguns estudos, os produtos desamareladores, como o shampoo roxo, ajudam a restaurar a tonalidade esperada.