Mãos descascadas: saiba o que é e como se prevenir

Existem vários fatores de podem deixar as mãos descascadas. Sendo eles, produtos que agridem a pele, genética e alguns hábitos.

Mãos descascadas o que pode ser?

Nós sabemos que as mãos é o que fica mais propicio a desidratação por estarem sempre em contato com coisas quem deixam as mãos descascadas, como por exemplo produtos de limpeza.

Além disso, as mãos descascadas podem ser por fatores genéticos e também produtos derivados do petróleo. Alguns produtos derivados do petróleo podem comprometer a saúde da pele, o que leva o ressecamento e leva assim ao descascamento das mãos.

O que se pode fazer para cuidar das mãos descascadas é sempre manter a mão hidratada. Como por exemplo: depois que usar detergente ou algum produto derivado do petróleo, passar um creme hidratante nas mãos.

Além disso, é importante fazer esfoliação pelo menos 1 vez na semana para remover as células mortas e assim ajudar na renovação da pele.

mãos descascadas
Reprodução: São Joaquin online blog

Contudo, é muito importante tomar um pouco de sol nas mãos e principalmente na palma da mão. Pela palma das mãos é onde conseguimos absorver ainda mais vitamina C. Também é importante nas solas dos pés.

  7 Técnicas de maquiagem para arrasar em qualquer ocasião

O sol ajuda a estimular a melatonina que é um hormônio que ajuda a recuperar a saúde da pele.

Outro fator que pode ajudar a deixar as mãos descascadas é a baixa hidratação, alergias e até mesmo o estresse. Em caso de desidratação, o ideal é aumentar a quantidade de água ingerida diariamente e aumentar também o consumo de alimentos ricos em água, como: melancia, pera, morango e abacaxi.

Para saber a quantidade ideal de água que você deverá tomar diariamente, basta calcular o seu peso vezes 35. Por exemplo: 55kg x 35 = 1925l. Essa seria a quantidade mínima ideal para o seu corpo, ingerir menos que isso pode causar desidratação. 

Palma da mão descascada pode ser covid?

Não existe estudos que comprovem isso, contudo, o que pode levar a palma da mão descascar é o uso do álcool em gel e a necessidade ainda maior de lavar a mão diversas vezes por dia devido o covid-19.

A palma da mão pode ser considerado um lugar onde a pele é muito sensível e fina e além disso, a pele que existe nas nossas mãos tem poucas glândulas sebáceas o que pode levar a ser áspera e desidratada. Em alguns casos, o uso excessivo de álcool em gel pode até mesmo rachar as mãos.

Contudo, para ajudar a hidratar as mãos é essencial que quando for ter contato com produtos de limpeza, utilizar luvas e de preferência as luvas de látex. Além disso, opte sempre por sabonetes antibacteriano que são os que não fazem mal para a saúde das mãos. Do mesmo modo, o que pode ajudar a manter as mãos hidratadas é a utilização do álcool que tem glicerina na composição. Não deixe de hidratar a sua mão frequentemente também, pois assim você evitará de que fique desidratada e assim a palma da mão descascada sumirá.

  Pés de galinha no rosto: Veja como eles surgem e como tratá-los

Ponta dos dedos descascando e mão descascadas

A princípio, as pontas dos dedos descascando pode ser sinal de uma dermatite alérgica ou irritativa. Contudo, a dermatite irritativa pode ser causada por sabonetes, detergentes e produtos de limpeza em geral.

De todo modo, manter a pele sempre hidratada facilita a restauração e o ideal é não utilizar produtos com perfume porque geralmente contém álcool que ajuda no ressecamento da pele.

Queratólise esfoliativa e problemas com as mãos descascadas

A dermatite esfoliativa que também é conhecida por queratólise esfoliativa é uma inflamação na pele que causa descascamento, descamação e vermelhidão em algumas áreas do corpo. Sendo as áreas: peitos, braços, pés, pernas e mãos.

A Queratólise esfoliativa pode ser causada por outros problemas, contudo, também pode ser causado por uso excessivo de remédios como: penicilina.

Contudo, essa doença tem cura e o tratamento pode ser feito com orientação de um dermatologista ou em alguns casos, no hospital.

Essa doença é grave pois deixa o corpo vulnerável a infecções justamente por a pele que é o tecido que protege o corpo de agressores fica comprometida e não cumpre o seu dever.

  Clara de ovo no rosto máscara benefícios rugas

Os principais sintomas dessa doença é vermelhidão e irritação na pele; formação de crostas na pele; perda de pelos nos locais afetados; Febre alta acima de 38º graus e calafrios; entre outros.

O tratamento da queratólise esfoliativa deve ser feito o quanto antes, de preferência assim que diagnosticado no hospital. Possivelmente, assim que diagnosticado o paciente devera fazer o uso por 3 dias de medicamentos na veia e também fazer uso de oxigênio.

Além disso, o médico pode sugerir evitar banhos quentes, ter uma alimentação rica em proteína, fazer uso de cremes corticoides e emolientes e usar de antibióticos.

Os principais sintomas de melhora da dermatite esfoliativa são vistos em dois dias após o tratamento que é quando não se sente tanta coceira, diminui a febre e reduz a escamação da pele. E os sinais de piora é o oposto disso, e além disso podem surgir feridas na pele.

Assim concluo esse post muito informativo, espero que tenha gostado desse post e até a próxima.