Como hidratar as pontas do cabelo: forma correta

Se você está na jornada para conquistar um cabelo lindo e saudável, é provável que você já tenha se questionado sobre como hidratar as pontas do cabelo. Afinal, por ser uma parte mais delicada, ela exige cuidados especiais e diferenciados. Nesse artigo, você irá conferir todas as informações sobre como hidratar as pontas do cabelo e ter madeixas mais saudáveis!

Muitas mulheres, a fim de eliminar as pontas duplas, optam por alguns tratamentos que garantem um cabelo mais hidratado e cutículas seladas. E uma das formas mais eficientes de conquistar esse resultado é fazendo uso do BeautVip Hair. Isso porque esse suplemento vitamínico é capaz de repor todos os nutrientes que são fundamentais para garantir um cabelo saudável, resistente, brilhoso, sedoso, com as cutículas seladas e muito mais nutrido!

Mas, uma das primeiras formas de saber como hidratar as pontas do cabelo, é saber quais atitudes ou costumes fazem com que as pontas obtenam um aspecto ressecado e desnutrido. Conhecendo esses hábitos, é só deixar de praticá-los que certamente as pontas já ficarão um pouco mais saudável. Quer saber mais sobre esse assunto? Então é só continuar nesse artigo.

As pontas do cabelo são mais frágeis?

Se você já ouviu falar que existe uma maneira correta de cuidar das pontas dos cabelos, é possível que você tenha se questionado se essa é uma região mais frágil. E, devido algumas características, sim, as pontas geralmente precisam de cuidados especiais por serem mais delicadas.

Todo cabelo produz uma oleosidade natural, que é produzido no couro cabeludo e que vai descendo pela extensão capilar. No entanto, as pontas sempre recebem menos dessa oleosidade, visto que estão mais distantes do couro cabeludo.

Hidratar as pontas do cabelo e obter madeixas ainda mais maravilhosas!

Tanto que é por isso que se fala que mulheres cacheadas e crespas tendem a ter pontas do cabelo ressecado. Pois, devido a curvatura natural dos fios, a oleosidade chega com muita dificuldade até lá.

Portanto, é importante você saber como hidratar as pontas do cabelo, pois eles precisam sim de um cuidado especial. E, apesar de algumas pessoas saberem disso, nem sempre cuidam da maneira correta. Inclusive, tratar da maneira correta é uma das formas de evitar as pontas duplas.

Por que devo tomar cuidado com as pontas do cabelo?

As pontas são as partes do cabelo que mais sofrem com as agressões externas e desgastes. Por isso, geralmente são mais ressecados ou frágeis. Inclusive, em muitos dos casos, as pontas costumam ter uma textura diferente do restante da extensão capilar.

  Tons de loiro natural: saiba mais sobre para escolher o tom ideal para você

Também é possível reparar uma cor mais desbotada, mesmo em mulheres que não usam tintura no cabelo. Ademais, são as pontas que geralmente ficam em maior contato com o corpo, ficando mais suscetível a receber o suor corporal e outras agressões.

Fora isso, como já citado, devido a oleosidade natural chegar com mais dificuldade nas pontas, é importante saber como hidratar as pontas do cabelo. E, para as com texturas mais acentuadas, existe alguns cuidados essenciais para o cabelo crespo.

Como hidratar as pontas do cabelo?

Existe alguns procedimentos e hábitos que você deve realizar para garantir que as pontas do seu cabelo sejam tratadas da maneira correta. E, se você quer saber quais são essas dicas, é só continuar conferindo os tópicos abaixo.

Aposte em um cronograma capilar

O cronograma capilar tende a tentar recuperar todos os nutrientes que são perdidos naturalmente pelos fios. Sendo assim, adotar um cronograma capilar é uma das formas de saber como hidratar as pontas do cabelo.

O cronograma consiste em hidratação, nutrição e restauração. E aplicando devidamente esses três passos, é certeza de que você irá conquistar um cabelo mais saudável, bonito e resistente.

Use produtos específicos

Cada cabelo tem necessidades diferentes. Portanto, para saber como hidratar as pontas do cabelo, primeiro fique atento e saiba ler os sinais que ele demonstra. Se as pontas possuem um aspecto mais ressecado, utilize produtos para ressecamento.

Utilize produtos específicos para as pontas, que geralmente possuem um composição com base em óleos vegetais, que é o que as pontas mais precisam.

Agora, se as pontas estão com um aspecto opaco e quebradiço, procure fazer uma hidratação com produtos específicos para esse fim. De nada adianta você hidratar as pontas do cabelo com um produto para cabelos ressecados se o que ele precisa é de resistência.

  Shampoo para caspa: veja os benefícios e como utilizar

Faça umectação

Já falamos lá no começo desse artigo a dificuldade que o óleo natural tem para chegar até as pontas. Sendo assim, se você quer saber como hidratar as pontas do cabelo, é fundamental apostar em umectação.

Para realizar esse processo, você só precisa fazer a aplicação de algum óleo vegetal puro. A umectação pode ser feita tanto em toda a extensão capilar como apenas nas pontas.

Uma dica é utilizar o óleo de coco aquecido em banho maria. Basta aplicar diretamente no cabelo seco, apenas nas pontas, envolver com um papel alumínio e deixar agir por uma hora. Em seguida, é só retirar o produto com água morna.

Abandone a água quente

Nos dias frios, nos sentimos ainda mais tentadas a utilizar a água quente. Porém, além de essa prática acabar com a saúde do nosso cabelo, deixa as pontas ainda mais danificadas. Sendo assim, para garantir pontas mais saudáveis, sempre lave as madeixas e as pontas em água morna ou fria.