Como se livrar das Pontas Duplas

Quem não odeia pontas duplas, não é? Elas são uma das (se não a maior) inimigas da beleza dos cabelos. Elas comprometem os fios e os deixam mais propícios a queda. Mas você sabia que existem formas de cuidar das pontas duplas sem necessariamente precisar cortar o cabelo? Não? Então vamos contar para vocês!

Separamos esse post para você, com dicas de especialistas no assunto e que com certeza te ajudarão a eliminar de vez suas pontas duplas, além de complementar com um maravilhoso cronograma capilar e dicas de como cuidar do seu cabelo, desde a lavagem até a hidratação e umectação.

O que são ‘pontas duplas’?

Mesmo que a maioria das pessoas sofram com isso, algumas ainda se perguntam o quê são. Pontas duplas são o resultado do desgaste da fibra capilar, que pode ser causada pela química, pelo sol, poluição ou até mesmo pelo vento, pois provocam o ressecamento dos fios e acabam danificando a ‘película’ que cuida dos fios, que é chamada de cutícula capilar. 

A cutícula capilar precisa estar saudável para que os cabelos se mantenham bonitos e hidratados, caso o contrário, ela começa a se romper ou até mesmo deixar de existir nos fios, e como as pontas são as partes mais antigas dos fios, são as primeiras a sofrerem danos e acabam se dividindo, e então teremos as tão temidas pontas duplas. 

O que pode causar possivelmente causar pontas duplas?

Pontas Duplas são um trauma para muitas mulheres, mas com nossas dicas podemos te ajudar a tratar isso de uma vez por todas.


Além dos exemplos que já demos, muitos outros fatores podem causar as pontas duplas.

Procedimentos químicos feitos com muita frequência podem causar pontas duplas, pois durante o processo, alguns produtos precisam agir na fibra do fio para que eles sejam modificados. Para isso acontecer, a fibra capilar precisa ser aberta, fazendo com que o cabelo perca gorduras, nutrientes e água, o que não é saudável para os fios.

O excesso do uso de secadores e chapinhas e a forma como penteamos o cabelo também contribuem para que os fios percam a hidratação, causando até danos a longo prazo.

Cabelos cacheados e crespos são naturalmente mais secos por causa do formato espiral dos cabelos. Ele impede que a oleosidade natural do cabelo percorra o comprimento completo do fio, o que facilita o aparecimento de pontas duplas. 

Queremos aproveitar para te indicar o BeautVip Hair que é um complexo vitamínico que auxilia reduzindo a queda, no crescimento e nutrição saudável dos cabelos, além de ajudar a prevenir o crescimento de pontas duplas. Ele melhora o aspecto da pele tornando-a mais jovem, luminosa e ainda tem o poder de fazer com que as unhas cresçam mais rápido e mais fortes.

  Como acelerar a transição capilar?

Como evitar pontas duplas? E como tratar?


Se você não quer resolver o problema das pontas duplas com a tesoura, existem alguns métodos a longo prazo que também podem solucionar o problema. 

Invista em produtos que possuam filtro solar. A prevenção dos problemas das pontas duplas pode ser feita pelo uso de produtos que tenham como foco recuperar o cabelo. Eles normalmente possuem princípios ativos com queratina vegetal e óleo de rícino. Usar BeautVip Hair ou cremes para pentear, que são produtos finalizadores usados para selar as cutículas do cabelo também são essenciais. E obvio, é indispensável o uso de protetor térmico. Claro que além disso, a hidratação do cabelo com BeautVip Hair precisa sempre estar em dia. 

Seguindo nossas dicas os seus problemas com pontas duplas irá sumir.

Diminuir o uso de químicas como: coloração, alisamentos, pois a finalização deles normalmente precisa do uso de ferramentas de calor, o que enquanto o cabelo está sensível pode altamente prejudicar os fios e tornando mais difícil a recuperação.

  Como usar o babyliss: aprenda a como fazer sozinha em casa

Cuide do cabelo desde a lavagem! Passe o shampoo apenas pelo couro cabeludo, tentando evitar passar pelo comprimento dos fios que são mais secos do que a raíz. Quando for enxaguar, a espuma que escorre da raíz será suficiente para limpar o cabelo. 

Invista no cronograma capilar! Fazer o tratamento capilar constantemente é importante não só para o problema das pontas duplas, mas também para todos os tipos de danos, um cronograma bem feito evita diversas dores de cabeça, faz com que você economize uma boa quantia com tratamentos de reparação capilar.

Pontas duplas prejudicam o crescimento capilar?

Isso é um Mito! Muitas pessoas acreditam nisso pois normalmente resolvem o problema cortando o cabelo, o que faz o cabelo longo se tornar um processo mais demorado.

Quais os melhores produtos para as pontas duplas?

Invista nos produtos que tem como finalidade a reparação , e que façam reposição de nutrientes e selagem dos fios. Produtos que contenham óleo de coco, queratina e ceramidas são ótimos para cabelos com pontas duplas.

Agora que você já sabe o que fazer para eliminar de vez as pontas duplas, é a hora de colocar em prática tudo o que aprendeu neste artigo e ser feliz com seu cabelo saudável e forte!