Cabelos danificados: Dicas de cuidados para recuperar os fios

Manter os fios saudáveis e bonitos é de grande importância, principalmente para nós, mulheres. Identificar cabelos danificados é muito simples, portanto requer cuidados maiores para que o cabelo fique como desejamos. A falta de atenção às madeixas pode resultar em cabelos quebradiços, opacos, secos e sem vida, assim, afetando muito a nossa alto estima. No entanto, os cabelos danificados não precisam ser mais um problema, isso por que eu separei algumas dicas maravilhosas de tratamento para fazer logo que os fios comecem a apresentar sinais de fraqueza. 

É bom lembrar, que assim como todo o nosso corpo, o cabelo requer cuidados e atenção frequente para que possa  ter de onde absorver vitaminas e nutrientes de forma que permaneça saudável. As fontes de nutrientes para os cabelos não são apenas os cremes e óleos de tratamento. O local principal de onde estas são absorvidas são o próprio corpo e o couro cabeludo, então o que você consome também interfere na qualidade do cabelo. 

Pensando nisso, eu não poderia deixar de citar o melhor produto para tratamento de cabelos danificados e a melhor (e minha preferida) fonte de nutrientes para tratar cabelos quebradiços e fracos. A BeautVip é sem sombra de dúvidas uma opção excelente para esse caso, pois além de fortalecer e dar brilho aos fios, ela também contribui com o crescimento das madeixas de forma saudável. Minha salvação em forma de cápsula! 

Cabelos danificados 

Saiba como tratar o cabelo danificado e as causas deste incômodo.

Como eu já havia mencionado, identificação das madeixas fracas e danificadas não é difícil, basta observar a estrutura dos fios. Cabelos quebradiços, porosos, ásperos, sem brilho, com pouco elasticidade, seco, desbotado fino e com pontas duplas, são facilmente percebidos já que fios saudáveis não apresentam nenhum destes sintomas. 

O que causa cabelos danificados 

Coisas muito comuns na nossa rotina e no dia a dia podem danificar muito as madeixas, tais como vento, poeira, exposição ao ar condicionado, exposição ao sol, falta de umidade no ar e banhos de piscina. O uso de secador, chapinha, modeladores térmicos e ainda processos químicos como descoloração (principalmente) permanentes, tinturas, alisamentos e decapagem também são grandes razões para a danificação do cabelo. 

Dicas de cuidados para os cabelos danificados 

Alimentação saudável

Manter o consumo de alimentos nutritivos e saudáveis é essencial para o desenvolvimento do cabelo. Isso acontece porque a presença de nutrientes como Omega 3, vitamina A, vitamina C, ferro e zinco (presentes em alimentos como amêndoas e nozes) e ainda as proteínas (presentes em carnes, ovos e leite) são indispensáveis para um crescimento saudável e o fortalecimento das nossas madeixas. 

Hidratação regular

A hidratação é importante  sempre, porém, em cabelos quebradiços e muito danificados é fundamental e deve ser feita semanalmente. No entanto, se o cabelo ou/e  cabeludo for oleoso, faça intervalos de quinze dias. 

Na etapa de hidratação, é necessário que faça a escolha de produtos de boa qualidade e específicos para o tipo do cabelo e o problema a ser resolvido. Já o modo de fazer, é bem simples e começa com a lavagem normal, apenas com shampoo dos fios. Retire o excesso de água com auxílio de uma toalha. Em seguida, aplica-se o produto de sua preferência mecha a mecha, massageando-as. Use uma touca de alumínio ou plástico e aguarde o tempo de ação do produto como descrito na embalagem. Enxague, aplique o condicionador e finalize como de costume. Para potencializar, você pode fazer uma receita caseira. 

Faça uma cauterização capilar 

Muito conhecida como plástica dos fios ou plástica capilar, a cauterização é um tratamento para cabelos danificados que tem como objetivo restaurar a estrutura dos fios e devolver nutrientes como a queratina, produto que é usado neste processo. O uso da queratina com a alta temperatura fecha as cutículas dos fios fazendo com que fiquem mais hidratados, brilhosos e suaves, além disso, reduz o frizz e o volume. 

Faça um cronograma capilar 

Aderir ao cronograma capilar pode ser a salvação dos seus dias.

Ter uma rotina de cuidados, principalmente para cabelos danificados é essencial para a reconstrução dos fios. O cronograma capilar é uma agenda de tratamento que pode ser feito por um longo período e faz uma intercalação de cuidados como hidratação, nutrição e reconstrução. Todos altamente necessários para a recuperação dos cabelos danificados. 

Tenha cuidado na hora da lavagem 

Até a lavagem do nosso cabelo necessita de atenção, isso porque ele pode se quebrar durante o processo. A melhor opção é sempre lava-los durante o dia para que possa secar naturalmente e você não precise dormir com ele molhado. A umidade no couro cabeludo pode acarretar fungos, caspas e o enfraquecimento dos fios. 

Não lave as madeixas em agua quente para que a oleosidade natural que protege os fios não seja removida. Não seque o cabelo torcendo a toalha e volta dele, ao invés disso, vá apertando aos poucos a tolha nos fios, do contrário eles podem quebrar, principalmente no caso de cabelos danificados  

Evite modeladores térmicos

Chapinhas, secadores e Babyliss têm temperaturas muito altas e o uso frequente pode danificar muito os fios. Quando evitados, a saúde do cabelo melhora muito. Se você não abre mão desses aparelhos, use pelo menos, proteção térmica e ainda use corretamente esse modeladores.