Assumir o cabelo natural é algo bem difícil, principalmente por causa das expectativas e da pressão estética. Mas ainda há quem opte por passar pela transição capilar e assumir o seu natural, mesmo que não seja uma escolha simples. Muitas vezes, quem passa pela transição capilar, não tem conhecimento sobre o próprio cabelo, portanto hoje falaremos sobre um dos tipos de cabelo do mundo crespo e cacheado, o cabelo tipo 4. Seu cabelo se encaixa nesse tipo?Veja:
Independente do seu tipo de cabelo, os cuidados são essenciais. A saúde capilar também implica o auto cuidado e a autoestima, e disso a BeautVip entende bem, pois o autocuidado é a sua prioridade.
Como saber se meu cabelo é do tipo 4?
O processo da transição tem muito a ver com o autoconhecimento e a autocuidado, e a mudança na textura dos fios, e ainda durante o processo, a dupla textura do cabelo implica muito sobre a auto estima. O cabelo tipo 4 é o grupo dos cabelos crespos com ondulações pequenas e sem um padrão de ondas. Tem pouca definição e muito (muito) fator encolhimento.
O cabelo tipo 4 tende a ser mais ressecado, por isso manter um cronograma capilar é importantíssimo. As texturas desse tipo de cabelo podem variar muito, mas os fios são sempre mais finos e nem menos camadas de cutículas, sendo assim, tem menos proteção, por isso a hidratação é tão importante.
Tipo 4a, 4b e 4c
Ainda dentro do grupo de cabelo tipo 4, ainda temos os sub grupos. A diferença entre cada um é o padrão de ondas que o fio apresenta.
Tipo 4a: o fio desse tipo apresenta ondulamento mais fechado, maior elasticidade e com formato de S. O cabelo tipo 4 a apresenta circunferências dos cachos bem pequenas,por essa razão, o fator encolhimento é maior.
Tipo 4b: seguindo mais um padrão de “Z”, esse tipo tem o cacho bem apertado. O fator encolhimento é tão alto, que o cabelo pode parecer ter apenas ¼ do tamanho real.
Tipo 4c: esse tipo pode ou não apresentar definição nos cachos. O fator encolhimento também se faz presente no cabelo tipo 4 c
Dicas para manter o cabelo tipo 4 saudável
O cabelo tipo 4 necessita de mais atenção, já que tende a ser um cabelo mais ressecado justamente pela textura do fio. A oleosidade da raiz, que é o que traz a proteção dos fios, não consegue chegar às pontas por causa das ondulações do cabelo.
Tipo 4a:
- Aposte em shampoos que apresentem óleos essenciais de mamona ou mameluca na composição.
- Faça co-washing ou use pré shampoo
- Use óleos mais densos no comprimento e pontas das madeixas
- Faça hidratações frequentemente.
Tipo 4b:
- Faça pre-poo com óleos naturais como o óleo de coco, óleo de rícino ou óleo de mameluca, por exemplo.
- Prefira o uso de penteados que não precisem do uso modeladores de calor.
- Use tecidos de algodão ou microfibra para secar o cabelo.
- Use toucas ou fronhas de cetim para diminuir o frizz.
Tipo 4c
- Faça umectação nos fios para aumentar a proteção
- Use toucas de cetim para proteger o cabelo
- Faça uso de co-washing ou pre-poo
- Opte por desembaraçar os fios durante o processo de co-washing/ pre-poo
Outros cuidados
Procure por produtos específicos para o seu tipo de cabelo. Na lavagem, busque por shampoos sem sulfatos e com óleos naturais de marula, manteiga de karité, óleo de rícino, mameluca, por exemplo. Os cremes devem ser brancos (preferencialmente) e de consistência mais densa. Atente-se ao rotulo.
Hidrate e faça nutrição no cabelo com frequência. Pesquise e faça hidratações caseiras para potencializar a proteção dos seus fios. Use pentes de madeira e dentes largos para ajudar na definição e diminuir o frizz.
Na finalização
Para uma boa finalização, você precisa entender as preferências do seu cabelo. Use óleos vegetais, gelatinas (a gelatina caseira de linhaça é uma ótima opção). Cremes que ativem os cachos, específicos para o seu tipo de cabelo. Faça fitagem ou aposte na técnica de dedoliss.
Dicas
Use muito bandanas e turbantes, que ficam lindos. Faça diferentes penteados como o coque abacaxi e outros. Use toucas de cetim para o day after, dessa forma vai durar mais e os fios não vão ficar embolados e cheios de frizz. Use protetores térmicos.