Unha escamando: conheça as possíveis causas e saiba como tratar

Ter unhas longas e bem cuidadas é algo muito importante para algumas mulheres. Mas as vezes acontece de a unha começar a “soltar” pequenos pedacinhos como escamas, e isso é um grande incômodo já que compromete a força das unhas. Ter unhas escamando pode significar muitas coisas. Pode ser algo do dia a dia e passará rápido, ou também pode ser um sinal do corpo de que nem tudo está indo bem, por isso é importante estar atento a esse tipo de coisa.

Nossas unhas precisam de cuidados assim como todo o nosso corpo. A BeautVip sabe disso, por isso desenvolveu uma cápsula incrível que vai tratar a suas unhas permitindo que elas cresçam fortes e saudáveis. Você poderá ter unhas longas sem se preocupar se elas vão quebrar a toa.

Unhas escamando pode ser um sinal de alerta para alguma coisa que anda errada na sua saúde. Isso sem contar o fato de que ter unhas fracas é um problema para a estética, né? A saúde da unha interfere muito na esmaltação e no tempo que ela dura.

A unha escamando pode ser um indicativo de deficiência de nutrientes ou doenças. Para tirar a dúvida, o ideal é consultar um especialista. Mas você pode pesquisar e tentar identificar as causas deste problema em casa. Para te ajudar nisso, separei algumas possíveis causas da unha escamando e fraca.

  Chá de tamarindo para gordura no fígado
Conheça agora alguns motivos para a escamação de unhas

Índice de Conteúdo

Possíveis causas da unha escamando

Falta de vitaminas: Ter uma alimentação saudável, rica em nutrientes e vitaminas é essencial para a nossa saúde. Então se você não tiver uma alimentação saudável, essa pode ser a causa das unhas fracas. Provavelmente as taxas de vitaminas D, B e A no seu sangue, estão abaixo da média, ou seja, você pode ter outros problemas além das unhas. Esses nutrientes são responsáveis por produzir queratina suficiente para nutris seus cabelos e unhas, sendo um dos principais componentes destes. A falta de vitaminas vai consequentemente gerar a falta de queratina e então a danificação das suas unhas juntamente com os cabelos.

Estresse: Essa é, com certeza, uma das razões mais comuns quando falamos de unhas fracas. O estresse atrapalha a produção de hormônios no corpo, assim atrapalhando de várias formas, o funcionamento do organismo. Indícios comuns desse problema são as unhas fracas, quebra e queda dos cabelos.

Anemia: um sintoma facilmente perceptível quando se tem anemia é a unha escamando. Isso ocorre pela diminuição de glóbulos vermelhos no sangue e a diminuição no fluxo de oxigênio para os órgãos. Assim as unhas ficam quebradiças, fracas, secas e escamando.

  Luzes invertidas: saiba mais sobre essa tendência nos cabelos grisalhos

Hipotireoidismo: Nesse caso, a tireóide, glândula responsável pela produção de alguns hormônios, trabalha menos, produzindo em pouca quantidade os hormônios do metabolismo, dificultando o processo de chegada dos nutrientes nas unhas. Então elas enfraquecem, se tornando quebradiças e escamando com frequência.

Uso incorreto se esmalte e postiças: provavelmente você deve estar pensando que não tem como usar o esmalte de forma incorreta, mas tem. É necessário fazer intervalos entre uma esmaltação e outra, dando tempo para a unha respirar, do contrário, você terá unha escamando. A mesma coisa acontece com o uso frequente e sem pausa das postiças. O esmalte e a cola para as postiças são produtos químicos que prejudicam a unha podendo causar até fungos

Uso frequente de acetona: se você usa a acetona com frequência, essa pode ser a causa da sua unha escamando. Esse produto é um forte solvente e pode fragilizar a unha fazendo com que ela quebre e escame nas pontas. Prefira o removedor de esmaltes.

Produtos de limpeza: ter contato direto e frequente com produtos de limpeza, é um dos motivos para unha escamando. Isso pode ser resolvido com o uso de luvas e você deve proteger sempre as pontas dos dedos na hora da limpeza.

Psoríase: Essa é uma doença crônica inflamatória que consuma de apresentar na pele, mas também acontece mas unhas, causando manchas e a temida escamação. Esse caso só pode ser tratado por um dermatologista, então se existe suspeitas, procure um médico imediatamente.

  Oleo de rosa mosqueta: Conheça as propriedades e benefícios

Como tratar a unha escamando

Aprenda a tratar a unha escamando

Antes de qualquer coisa, você precisa conhecer a causa deste problema para então começar um tratamento adequado. Mas você pode fazer o tratamento em casa com coisas que você tem na cozinha mesmo. Se você tem unha escamando por causa de doenças, isso pode não te ajudar tanto como um remédio específico, mas essa receita caseira vai auxiliar na fortificação das unhas, ajudando a combater a escamação.

Para essa receita, você vai precisar de duas colheres de sopa de azeite de oliva, uma gema de ovo, uma pitada de sal e uma colher de sopa de mel. Em um recipiente, mexa bem todos os ingredientes e depois passe em todas as unhas. Deixe agir por, no mínimo, vinte minutos e então lave com água morna. Repita o processo três vezes por semana para melhores resultados.