O que é madrinha de consagração? O que é que ela faz?

A madrinha de consagração tem um papel muito importante no batismo da criança. A cerimónia de consagração acontece imediatamente a seguir ao rito do batismo, e consiste em apresentar a Nossa Senhora à criança, para que esta possa receber proteção espiritual.

Cerimônia de batismo e a importância da madrinha de consagração

Madrinha de consagração e padrinhos de batismo, quais diferenças?

A figura da madrinha de consagração tem como missão garantir que a criança possa estar sempre protegida espiritualmente, dando-lhe força para superar todos os desafios que a vida lhe irá propôr. As figuras mais conhecidas e que têm mais notoriedade quando falamos de apadrinhamento de uma cerimônia de batismo são as figuras dos padrinhos de batismo, que têm o papel de levar a criança até à pia sacramental, onde realiza-se o rito, além de acompanhar e auxiliar os seus afilhados ao longo das suas vidas, dentro daquilo que são os padrões da educação cristã. Mas, embora não seja obrigatório, é possível também escolher outros padrinhos, os padrinhos de consagração, que estarão mais ligados à fé da criança e à sua relação com a Nossa Senhora. 

Saiba as diferenças entre a madrinha de consagração e a madrinha de batismo

A escolha da madrinha de consagração

Ser madrinha de consagração ou padrinho de consagração é uma responsabilidade grande também e implica uma estreita ligação com a criança e um reforço da sua religiosidade, para que os princípios e as doutrinas que norteiam a Igreja Católica nunca deixem de estar presentes na vida do afilhado ou da afilhada. Por ter essa ligação forte com a Nossa Senhora, muitas vezes é escolhida apenas uma madrinha de consagração, sem que seja escolhido um padrinho de consagração.

A conexão entre a madrinha de consagração e a fé cristã 

A madrinha de consagração deve exercer, ao longo da sua vida, uma influência positiva junto à criança. Essa orientação espiritual que a leve à vida adulta com o amparo divino da Nossa Senhora. Mesmo não sendo considerado um sacramento pela Igreja Católica, a consagração está fortemente ligada à proteção e à conexão da criança com a Nossa Senhora, e cabe à madrinha de consagração fortalecer esses laços ao longo da vida, iluminando o que se espera poder ser um caminho tranquilo e de comunhão com os princípios católicos.

Saiba mais sobre a conexão com a fé cristã:

Leia também: Bem Estar: Dicas para alcançar o seu estado de Saúde e Bem Estar

Ser madrinha de consagração

A madrinha é a figura escolhida pelos pais, que confiam nela caso estes fiquem impossibilitados de criar e apresentar a importância da fé cristã até atingir a idade adulta. Sendo assim, a madrinha de consagração tem papel fundamental em toda a vida da criança, pois ela representa a proteção espiritual, após tê-la colocado ao dispor de Nossa Senhora, para dar-lhe força e proteção por toda a vida terrena.

Que tal aprender sobre Meditação Guiada?

O que a madrinha de consagração faz na hora do batizado

Saiba como fazer a oração de Santo Agostinho e tenha proteção

A figura da madrinha de consagração faz na hora do batizado é auxiliar durante o rito, no banho das águas. Ela auxilia aos pais, e aos padres na hora do ritual sacramental, como uma forma  poética de já lhe apresentar como será a sua vida, após a hora do batizado: oferecer força e ensinamento da fé para que a criança desbrave os desafios da vida. 

Uma vez que a madrinha de consagração vai exercer esse tipo de papel, o mais adequado para ela oferecer à criança no dia do batismo é algo ligado à fé cristã. Um objeto físico que tenha esse tipo de apelo, como um terço ou um livrinho com orações, é uma ótima sugestão e algo que a criança pode guardar com carinho e servir sempre de recordação do dia do encontro com Nossa Senhora e que se pretende ser o início da caminhada da criança de mãos dadas com os princípios de Deus.

Não saia da página sem antes conhecer o seu padrinho da beleza. Nosso complexo vitamínico possui todos os elementos importantes para que você fique ainda mais linda e jovem. Garanta o seu agora mesmo aqui: BeautVip Hair

O convite para ser madrinha de consagração

Quando for formulado o convite para alguém ser madrinha de consagração, ou, no caso de serem convidados os dois para padrinhos de batismo e consagração, deve ser explicada a importância dessa figura especial. Cada um terá o seu protagonismo e a sua importância, tanto no dia da cerimônia como durante a vida.

Não havendo nenhuma regra de tipos de roupa, nem nenhuma indumentária que seja específica para uma madrinha de consagração ou padrinhos de batismo ou de consagração usarem no dia da cerimônia. A única coisa que se pede é que realmente compreendam os padrinhos de batismo e consagração, é sobre a importância do convite e do papel a desempenhar e utilizem todos os recursos que puderem para honrar essa escolha, orando e cuidando da pequena criança, futuro adulto, da melhor maneira possível.

Sempre que o afilhado pensar na sua madrinha de consagração ou nos padrinhos de consagração, ele deve sentir que eles são agentes protetores, que intercedem por ele e que, dentro das suas possibilidades, lutam para que nada de mal lhe aconteça. Ser madrinha de consagração traz esse laço e essa conexão que deve ser inquebrável e eterna e que não se circunscreve apenas ao que a madrinha de consagração faz na hora do batizado.