Meditação Guiada: O que é? Como Praticar?

Vivemos hoje em dia em um mundo tão acelerado que se compara com a velocidade 2x dos áudios do whatsapp, em meio a todo esse caos precisamos muitas vezes parar e desacelerar um pouco.  Separamos alguns pontos sobre a meditação que vão te ajudar a relaxar e entender os motivos para praticar a meditação guiada todos os dias de um jeito bem simples com auxilio de aplicativos.

O que é Meditação?

Com o tempo a pratica de meditação guiada se torna um habito.

Muitas pessoas tem duvida sobre o tema, a palavra Meditação tem origem do latim meditari, que significa “pensar sobre algo, levar em consideração”. Ou seja, a meditação não é um simples ato de “esvaziar a mente” como muitas pessoas dizem por aí.

A meditação é o ato de se concentrar no fluxo dos sentimentos e observar com mais clareza sem julgamentos para criar melhores conexões com os pensamentos e emoções. Ao longo do tempo isso se torna um habito prático e bem acessível para quem quer se desconectar do mundo exterior e focar no próprio ser. Sem precisar seguir uma crença o religião. A meditação é um ato que pode dar prazer a pessoas de todas as crenças.

  Dica de penteados para cabelo curto dia a dia: veja a seguir

Quais os Benefícios da meditação?

Praticar regularmente a meditação guiada é comprovadamente uma vantagem no aperfeiçoamento do foco, além de também regular as emoções para as pessoas com ansiedade e depressão, nos estabiliza no momento presente assim como a yoga libera sensações de bem estar. Diversos empresários bem sucedidos buscaram a meditação para se acalmar e masterizar sua produção.

Por que devo meditar?

Quando começamos a ter uma pratica de meditação constante, conseguimos criar mais consciência sobre como nossa mente funciona e nos atentamos a analisar os pensamentos que nós levam para baixo e deixamos eles longe do nosso dia a dia. Desenvolvemos maior e mais claro controle sobre nossos pensamentos, comportamentos e emoções.  Lidamos melhor com a vida em sociedade e com nosso próprio ser.

Como começar a meditar?

A Meditação Guiada ao ar livre torna a pratica ainda mais vantajosa para a mente.

Existem no mundo diversas  técnicas disponíveis para praticar a meditação, muitos se falam que precisa ser budista ou seguir alguma outra religião ocidental para poder meditar, mas isso é um mito. O jeito mais simples de todos é procurar um lugar confortável para se senta, deixar a coluna reta e esticada caso se sinta melhor pode se encostar em uma cadeira ou parede, feche os olhos, respire devagar e sinta seu corpo no momento presente.

  Escova de aminoácido: o que é e por que você deve começar a utilizar?

Foque no ato de respirar, sita o ar entrando e saindo das narinas, inale e exale devagar. Quando sentir que algum pensamento está vindo a sua mente, respire devagar e deixe ele ir embora, não se deixe divagar. Você pode começar com de 5 a 10 minutos diários, e com o tempo vá aumentando, conforme se sentir preparado e confortável, algumas pessoas conseguem ficar em estado meditativo por horas depois de anos de pratica.

Existem alguns aplicativos que ajudam na hora da meditação, aqui vai nossa indicação para te ajudar:

Medite-se:

App com meditações e passo a passo para iniciantes, sua finalidade é te tornar um guia próprio na arte da meditação. Possui o sistema de acompanhamento de sua evolução.

Aura:

Você responde a um questionário e recebe sua ficha de acordo com a sua resposta, bem parecido com uma academia, porém na versão de meditação guiada com direito a coach e músicas.

Calm:

 O App de meditação guiada que possui como função os exercícios respiratórios e relaxantes, possui uma seção infantil e de relaxamento para dormir, com direito a storytelling (contador de histórias) para ajudar crianças imperativas a desacelerar, o aplicativo tem muitos comentários de pais felizes com o progresso dos filhos depois que começaram a fazer meditação.

  Cabelo loiro escuro: como obter e como manter a coloração

Headspace:

Aplicativo de meditação customizada de acordo com seu estilo, possui músicas para relaxar na meditação guiada e técnicas para se estar mais atento no dia-a-dia. O aplicativo tem músicas relaxantes, meditações guiadas e técnicas de atenção plena para usar no dia a dia, o Headspace é um dos queridinhos e mais comentados nas redes sociais pelos adolescentes que buscam por o estilo de vida mais leve.

5 minutos:

Esse aplicativo tem como o objetivo ser um alarme para te lembrar de meditar nos horários que você escolher ser melhores para se encaixar no seu dia a dia, possui meditações simplificadas e pequenas, para que ao menos 5 minutos do seu tempo sejam focados no seu bem-estar e reencontro consigo mesma.  

Além desses ótimos aplicativos deixamos a dica do BeautVip Hair que é um complexo vitamínico que auxilia reduzindo a queda, no crescimento e nutrição saudável dos cabelos, melhora o aspecto da pele tornando mais jovem, luminosa e ainda tem o poder de fazer com que as unhas cresçam mais rápido e mais fortes.