Manchas vermelhas na pele: Conheça as causas

Você já teve aquelas manchas vermelhas na pele que aparecem do nada e a gente nunca sabe a razão? Muitas vezes elas vêm acompanhadas de inchaços e incômodos como a coceira ou ardência. As primeiras coisas que imaginamos nesses casos são as picadas de insetos ou alergias, mas elas também podem ter outras razões. Às vezes indicam apenas um problema normal do dia a dia, mas também pode ser causada por doenças serias. Você as conhece?

Você conhece a razão das manchas vermelhas na pele? Veja:

Os cuidados com a pele devem ser frequentes assim como qualquer outro em relação a nossa saúde. Manter uma pele hidratada e protegida tem seus benefícios. A BeautVip pode ser sua aliada nisso, mantendo a elasticidade, a proteção e saúde da pele. E para a nossa alegria, também podemos contar com BeautVip Cel, que combate a celulite e reduz irregularidades da pele. Muito bom, né?!

Doenças simples

As causas das manchas vermelhas na pele causadas no dia a dia podem variar muito, então fique atento no formato e ate textura da mancha. A urticária, por exemplo, têm manchas bem vermelhas e inchadas que causam bastante coceira.

  Eletrolifting Estrias: Conheça o tratamento e saiba como funciona

Se estiverem localizadas nos pés, seios, axilas, virilhas ou coxas, e forem acompanhadas de ardor e coceira, pode ser um caso de micose. Essa é uma doença causada por fungos, é simples de tratar e é contagiosa.

A dermatite seborréica é uma doença bastante comum e também possui os sintomas de coceira e manchas vermelhas na pele, ainda acompanhada de descamação, ardência e oleosidade. Podem surgir por razão de alergias ou períodos de estresse.

Outra causa de manchas vermelhas na pele é a sarna. Esta tem como causa o acaro, que causa coceira intensa e é transmitida através do contato, com objetos ou mesmo com pessoas.

Doenças que precisam de diagnostico

Algumas doenças graves podem causar manchas vermelhas na pele. Atente-se.

As manchas vermelhas na pele também podem ser causadas por doenças mais graves e/ou que necessitem de avaliação medica.

Eczema

A eczema, ou dermatite pode ter vários tipos, onde alguns precisam de mais atenção. Pode ser parecida com alergias, mas trata-se de um processo inflamatório que surge em função de um agente irritante. Se expor ao calor e água de piscinas pode contribuir com o aumento das manchas vermelhas na pele. A região onde se encontram as manchas podem coçar muito, descamar, a pele possivelmente ficará bem seca se tornando aspera e pode ocorrer a aparição de bolhas.

  Oleosidade na pele causa acne? Saiba mais sobre isso

Zika

A doença Zika vírus pode trazer manchas vermelhas na pele como um dos sintomas. As manchas se parecem mais com pequenas pintas que surgem por todo o corpo e coçam bastante. As mesmas somem sozinhas após mais ou menos uma semana.

Lupus

Essa é uma doença autoimune que agride o tecido conjuntivo favorecendo a aparição das manchas vermelhas na pele. Elas não causam dor, mas coçam, assim como as outras doenças já mencionadas acima. Essas manchas costumam a aparecer em  regiões onde se encontra mais cartilagem como as orelhas nariz e rosto, podendo também, chegar a afetar os pulmões.

Psoríase

Nesse caso as manchas podem ou não causar ardência e coceira e atinge principalmente, áreas como cotovelos, joelhos, unhas, couro cabeludo e lombar. Também são lesões que tendem a descamar e podem deixar a pele seca a ponto de rachar e unhas irregulares e fracas.

Impinge (tinea)

Causada por fungos que se alimentam de queratina da pele, a impinge é uma doença infecciosa superficial. Pode surgir em diferentes partes do corpo, mas o surgimento é mais provável em regiões que costumam a ser mais úmidas como os pés, mãos, couro cabeludo e virilha. Pode haver coceira, ardência e bolhas malcheirosas. A doença pode ser transmitida de pessoa para pessoa, principalmente se uma deles tiver baixa imunidade.

  Mel e açúcar no rosto: Confira 4 receitas

Outras razões

A rubéola pode causar manchas vermelhas no corpo junto com outros sintomas.  A rosácea é uma doença autoimune que não tem cura e que também causa as manchas com inchaço e ardência.

Também é necessário se atentar a um possível câncer de pele, porém este também traz um leve sangramento nas feridas. Portanto, independente da suspeita, o diagnostico medico não pode ser substituído.

Não abra mão do diagnostico medico

Doenças de pele podem parecer simples, mas muitas vezes não são. Cuidados caseiros podem ser feitos, sim, mas em casos graves não haverá melhora ou você Poe agravar a situação das manchas pó até mesmo da própria doença.