Como matizar o cabelo: saiba como você pode fazer essa técnica em casa

Um dos maiores prazeres na vida de toda a mulher, com certeza é a sensação de sair com os cabelos renovados do salão, após passar uma tintura de fios. No entanto, esses dias de prazer podem acabar indo por água à baixo, quando as mechas começam a apresentar uma coloração diferente do tom que havia sido pintado, ou até mesmo a desbotar. Por isso separamos para vocês, algumas dicas de como matizar o cabelo em casa.

Para que serve a matização dos cabelos?

Matizar os cabelos é um processo muito importante, que as vezes é deixado de lado pela maioria das mulheres.

Antes de falarmos sobre como matizar o cabelo, é bom que você saiba alguns dos motivos para que a coloração no seu cabelo tenha começado a apresentar um tom diferente ou até mesmo desbotado antes do tempo. Isso pode acontecer, em cabelos fracos que não conseguem segurar o pigmento, e que ainda não conheceram os diversos benefícios do BeautVip Hair.

A entrada e saída de água dos cabelos, é um fator primordial para que ele continue com a tinta aparente, e essa incrível cápsula de proteção e crescimento capilar, é capaz de selar a cutícula, controlando o fluxo de água fios. Mas existem outros fatores para que o desbotamento e alteração de cor aconteçam. Atos como matizar o cabelo, podem ajudar a reverter efeitos nocivos no cabelo.

  Trança mandraka: 10 tipos de trança nagô em cabelo cacheado

Com o passar do tempo, os cabelos tingidos podem acabar contraindo uma cor mais alaranjado ou amarelada, bem parecidas com a gema de um ovo. A matização serve para neutralizar esses tons indesejados, fazendo com que a coloração que havia sido colocada primeiramente venha à tona.

Mas antes de partirmos para como matizar o cabelo, você deve entender um pouquinho de colorimetria capilar, pois você terá que cobrir os seus fios que estão apresentando variação tonal, com uma cor específica de matizador. Mas calma que não nenhum bicho de sete cabeças não, vamos te explicar tudo direitinho.

Se o seu loiro está com um tom alaranjado ou avermelhado, basta utilizar um matizador de cor azul. Agora se os seus loiros estão pintados em um tom mais frio, basta usar um matizador roxo, mas em pouca quantidade para que os fios não fiquem cinza. Se o seu loiro é quente, ele estará mais suscetível a amarelar, e por isso deve-se usar um matizador roxo. Não se preocupe pois iremos te ensinar tudo sobre como matizar o cabelo sozinha.

  O que colocar no shampoo para o cabelo crescer

Como matizar o cabelo em casa?

Vamos te ensinar agora, a como matizar o cabelo em casa, para que você não tenha que ir até um salão de beleza para isso.

Assim como qualquer outra técnica feita em casa, sem a ajuda ou supervisão de um profissional, os passos devem ser seguidos à risca, para que o cabelo não sofra nenhum tipo de dano desnecessário, ou que você simplesmente desperdice produtos sem conseguir os resultados esperados.

Primeiro vá até uma farmácia, ou uma loja especializada em produtos capilares, e procure pela opção de produto matizador que achar mais cômodo, pode ser um shampoo ou até mesmo um tonalizante. Se optar por um shampoo, basta utilizá-lo normalmente, mas sempre leia as instruções no rótulo, pois se deixá-lo por tempo demais nos fios, o efeito reverso pode acontecer, e os seus apresentarão ainda mais variação tonal.

Usar produtos caseiros, é uma das piores maneiras de como matizar o cabelo, pois o seu cabelo pode apresentar ressecamento, e manchas por toda a extensão dos fios. Nada de usar ketchup, beterraba ou outros produtos de uso culinária na hora de matizar o seu cabelo. Procure sempre por produtos de qualidade, para que não tenha gastar ainda mais com produtos de reconstrução capilar depois.

  Luzes para morena combinam? Saiba mais sobre isso

A matização também ajuda na hidratação dos fios, no entanto você deve seguir sempre o seu cronograma capilar, e jamais pular etapas como a nutrição, esfoliação e reconstrução capilar, pois só assim os seus cabelos estarão fortes o suficiente para suportarem a ação da tintas de cabelo, e outros produtos e procedimentos que você irá submetê-los.

Eu sei que você deve estar se perguntando: “Mas de quanto em quanto tempo eu devo matizar o meu cabelo?”, e a resposta é bem simples: depende bastante! Antes de aprender a como matizar o cabelo, você aprendeu um pouco sobre colorimetria capilar. Pois saiba que ela é essencial para determinar o tempo em que você fará uma matização.

O ideal é perguntar para um profissional especializado o tempo em que o processo deve se feito, pois ele levará em consideração outras variáveis, como a sua rotina de cuidados e etc. No entanto, muitos cabelereiros indicam que você deve matizar o seu cabelo, pelo ao menos a cada 15 dias.