Colorimetria capilar: O que é e para o que serve?

Ao ouvir falar sobre o termo “colorimetria capilar”, pode ser que você ache que se trata de uma técnica muito complicada de se compreender. No entanto, é algo muito mais simples e fácil do que você imagina. E saber um pouco sobre isso pode lhe ajudar na hora de fazer algum tipo de tintura nos seus fios. Quer saber mais? Então basta continuar no artigo!

Colorimetria capilar
A colorimetria capilar, apesar de ser mais voltado para os profissionais, pode agregar grandes benefícios para pessoas comuns. Quer saber mais? É só conferir esse artigo.

Ao realizar algum tipo de coloração, muitas mulheres fazem uso das cápsulas vitamínicas da BeautVip Hair, uma vez que elas garantirão fios saudáveis, fortalecidos e hidratados. No entanto, o estudo da colorimetria capilar pode auxiliar e muito durante esse procedimento.

O que é colorimetria capilar?

Apesar do nome um pouco complicado, é extremamente simples compreender esse conceito. De maneira suscinta, colorimetria capilar nada mais é que o estudo das tonalidades e nuances das cores de cabelo.

Fora isso, a colorimetria capilar também estuda como essas cores se comportam quando trabalhas em conjunto. Ou seja, se você quer chegar em uma determinada tonalidade de cabelo, a colorimetria capilar é extremamente útil para essa finalidade.

  Tinturas de cabelo: conheça alguns tipos

Geralmente, essa técnica é mais profundamente estudada por cabeleireiros, coloristas ou hairstylists, que são as pessoas mais focadas em conquistar resultados mais bonitos e harmônicos. Mas isso não quer dizer que a colorimetria capilar não possa ser utilizada por outras pessoas.

Qual a importância da colorimetria capilar?

O estudo da colorimetria capilar é fundamentalmente importante para algumas questões, as quais iremos elencar abaixo.

Evita erros

Quem nunca tentou fazer um estilo morena iluminada, por exemplo, e acabou dando errado? Na grande maioria dos casos, esse tipo de erro acontece justamente porque a colorimetria capilar não foi devidamente aplicada.

Para garantir que você irá obter o resultado desejado, com a cor e tonalidade esperada, é fundamental que a colorimetria capilar seja devidamente estudada e respeitada. Sendo assim, um dos principais benefícios é exatamente evitar erros.

Cabelos saudáveis

Descolorir o cabelo é um processo bastante agressivo para os nossos fios. Mas agora, imagina você passar pelo processo de descoloração e, no final, perceber que não chegou ao resultado que queria?

  Banho de verniz segredo dos cabeleireiros

Ou, em alguns casos, pode até acontecer da descoloração dar certo, mas de o cabelo ficar manchado. Nessa situação, pode ser necessário passar novamente pelo processo de descoloração, deixando os fios cada vez menos saudáveis.

Agora, quando a técnica de colorimetria capilar é aplicado, como ele diminui a probabilidade de erro, acaba que, de certa forma, garante que os fios ficarão ainda mais saudáveis.

Economia

Essa não é uma questão tão óbvia, mas a colorimetria capilar também imbui economia. Afinal, essa técnica aplica também algumas questões matemáticas que, de certa forma, faz com que possamos economizar mais.

O estudo da colimetria capilar, além de ensinar como chegar em determinado tom, também explica a quantidade correta a se utilizar. Dessa forma, faz com que não sobre tinta, gerando maior economia.

Por que devo aprender sobre colorimetria capilar?

Se você tem o costume de tingir os seus fios em casa, entender um pouco mais sobre a colorimetria capilar pode ser fundamental. Afinal, isso só irá fazer com que os seus resultados sejam mais precisos.

  Marca de expressão na testa: Quais as causas e como tratar
Por que devo aprender sobre colorimetria capilar
Se você quer obter cabelos coloridos, por exemplo, o estudo da colorimetria capilar é fundamental para obter um resultado mais harmônico e preciso.

Inclusive, quando o método da colorimetria é bem aplicado, acaba fazendo com que a tinta dure um certo tempo a mais nos nossos fios, diminuindo o tempo de retoque e gerando maior economia.

Fora isso, a colorimetria auxilia a obter cores mais harmônicas. Ou seja, estudando essa técnica você pode conseguir resultados que combinem mais com o seu tom de pele ou com determinados looks, por exemplo.

Como a colormetria capilar ajuda no dia a dia?

Quando vamos comprar alguma tinta de cabelo, as caixinhas geralmente se referem as cores através de numerações, e não é por acaso. Essas numerações tem como base o estudo da colorimetria capilar, e ter esse conhecimento pode te ajudar e escolher a opção correta.

Se você já passou pela situação de comprar a cor errada, justamente por não compreender o que tais números significam, pode ser interessante cogitar o estudo dessa técnica. Fora isso, esse estudo também irá facilitar na hora de explicar ao seu cabeleireiro o que deseja fazer nos seus fios.

Sendo assim, apesar de ser algo mais voltado para os profissionais, nada impede que pessoas comuns aprendam e dominem essa técnica, visto que isso só irá trazer benefícios.