Colorimetria capilar: O que é e para o que serve?

Ao ouvir falar sobre o termo “colorimetria capilar”, pode ser que você ache que se trata de uma técnica muito complicada de se compreender. No entanto, é algo muito mais simples e fácil do que você imagina. E saber um pouco sobre isso pode lhe ajudar na hora de fazer algum tipo de tintura nos seus fios. Quer saber mais? Então basta continuar no artigo!

Colorimetria capilar
A colorimetria capilar, apesar de ser mais voltado para os profissionais, pode agregar grandes benefícios para pessoas comuns. Quer saber mais? É só conferir esse artigo.

Ao realizar algum tipo de coloração, muitas mulheres fazem uso das cápsulas vitamínicas da BeautVip Hair, uma vez que elas garantirão fios saudáveis, fortalecidos e hidratados. No entanto, o estudo da colorimetria capilar pode auxiliar e muito durante esse procedimento.

O que é colorimetria capilar?

Apesar do nome um pouco complicado, é extremamente simples compreender esse conceito. De maneira suscinta, colorimetria capilar nada mais é que o estudo das tonalidades e nuances das cores de cabelo.

Fora isso, a colorimetria capilar também estuda como essas cores se comportam quando trabalhas em conjunto. Ou seja, se você quer chegar em uma determinada tonalidade de cabelo, a colorimetria capilar é extremamente útil para essa finalidade.

  10 dicas de cortes de cabelo feminino 2022 tendências

Geralmente, essa técnica é mais profundamente estudada por cabeleireiros, coloristas ou hairstylists, que são as pessoas mais focadas em conquistar resultados mais bonitos e harmônicos. Mas isso não quer dizer que a colorimetria capilar não possa ser utilizada por outras pessoas.

Qual a importância da colorimetria capilar?

O estudo da colorimetria capilar é fundamentalmente importante para algumas questões, as quais iremos elencar abaixo.

Evita erros

Quem nunca tentou fazer um estilo morena iluminada, por exemplo, e acabou dando errado? Na grande maioria dos casos, esse tipo de erro acontece justamente porque a colorimetria capilar não foi devidamente aplicada.

Para garantir que você irá obter o resultado desejado, com a cor e tonalidade esperada, é fundamental que a colorimetria capilar seja devidamente estudada e respeitada. Sendo assim, um dos principais benefícios é exatamente evitar erros.

Cabelos saudáveis

Descolorir o cabelo é um processo bastante agressivo para os nossos fios. Mas agora, imagina você passar pelo processo de descoloração e, no final, perceber que não chegou ao resultado que queria?

  Óleo de argan: Para o que serve?

Ou, em alguns casos, pode até acontecer da descoloração dar certo, mas de o cabelo ficar manchado. Nessa situação, pode ser necessário passar novamente pelo processo de descoloração, deixando os fios cada vez menos saudáveis.

Agora, quando a técnica de colorimetria capilar é aplicado, como ele diminui a probabilidade de erro, acaba que, de certa forma, garante que os fios ficarão ainda mais saudáveis.

Economia

Essa não é uma questão tão óbvia, mas a colorimetria capilar também imbui economia. Afinal, essa técnica aplica também algumas questões matemáticas que, de certa forma, faz com que possamos economizar mais.

O estudo da colimetria capilar, além de ensinar como chegar em determinado tom, também explica a quantidade correta a se utilizar. Dessa forma, faz com que não sobre tinta, gerando maior economia.

Por que devo aprender sobre colorimetria capilar?

Se você tem o costume de tingir os seus fios em casa, entender um pouco mais sobre a colorimetria capilar pode ser fundamental. Afinal, isso só irá fazer com que os seus resultados sejam mais precisos.

  Comprar shampoo: fique atenta às dicas
Por que devo aprender sobre colorimetria capilar
Se você quer obter cabelos coloridos, por exemplo, o estudo da colorimetria capilar é fundamental para obter um resultado mais harmônico e preciso.

Inclusive, quando o método da colorimetria é bem aplicado, acaba fazendo com que a tinta dure um certo tempo a mais nos nossos fios, diminuindo o tempo de retoque e gerando maior economia.

Fora isso, a colorimetria auxilia a obter cores mais harmônicas. Ou seja, estudando essa técnica você pode conseguir resultados que combinem mais com o seu tom de pele ou com determinados looks, por exemplo.

Como a colormetria capilar ajuda no dia a dia?

Quando vamos comprar alguma tinta de cabelo, as caixinhas geralmente se referem as cores através de numerações, e não é por acaso. Essas numerações tem como base o estudo da colorimetria capilar, e ter esse conhecimento pode te ajudar e escolher a opção correta.

Se você já passou pela situação de comprar a cor errada, justamente por não compreender o que tais números significam, pode ser interessante cogitar o estudo dessa técnica. Fora isso, esse estudo também irá facilitar na hora de explicar ao seu cabeleireiro o que deseja fazer nos seus fios.

Sendo assim, apesar de ser algo mais voltado para os profissionais, nada impede que pessoas comuns aprendam e dominem essa técnica, visto que isso só irá trazer benefícios.