Biotina para cabelo: Veja o que é e como funciona

A maioria das pessoas que se encontram com cabelos, unhas e pele ressecadas e danificadas buscam por tratamento através de vitaminas, afinal, manter um cabelo saudável, unhas fortes e pele bonita é essencial. Tomar complementos alimentares visando melhora dos fios é realmente uma ótima opção já que estes contam com componentes vitais para a saúde das madeixas. Fazer uso da Biotina para cabelo também é, isso por que ela é um dos nutrientes importantes para o desenvolvimento do fio. 

Cuidar das madeixas sempre foi muito importante, principalmente para a mulherada. Isso faz com que as buscas por tratamento não parem de crescer e novos métodos sejam desenvolvidos. Algo que tem sido muito usado ultimamente são as hidratações caseiras, que tem sido a melhor escolha em período de pandemia. Mas as hidratações externas podem não ser suficientes na hora de cuidar das madeixas. 

Os cuidados precisam vir de dentro para fora também, através do organismo. Para isso, o corpo precisa contar com a presença de nutrientes necessários para que possa distribui-los pelos fios. E, é claro, eu tenho uma dica para te ajudar nisso (por que as amigas se ajudam): BeautVip é o nome das cápsulas mais incríveis que já conheci. Elas têm todas as vitaminas necessárias para manter os cabelos fortes, hidratados, sedosos e ainda ajuda no crescimento saudável do cabelo. 

O que é biotina para cabelo?

Vem conhecer a biotina e para que ela serve.

A biotina, mais conhecida com vitamina B7 ou vitamina H é um suplemento essências no organismo pois age de diversas formas no corpo, contribuindo com a melhora do cabelo, mantendo a saúde da pele e ajudando o sistema nervoso. Além disso, combate a queda capilar e ainda contribui com o crescimento rápido dos fios. A quantidade a ser consumida varia entre 5 e 10 mg ao dia. Essa quantidade pode ser ingerida através da ingestão de alimentos com a biotina na composição ou um suplemento indicado por nutricionista ou médico. 

O que pode causar deficiência de biotina?

A deficiência desta vitamina é muito incomum, mas alguns fatores, porém causar a escassez da Biotina. São elas: uso de alguns tipos de medicação, como ácido valproico e isotretinoína; doenças que prejudicam a absorção no intestino; gravidez; uso de antibióticos por maior tempo (isso ocorre por que este medicamento compromete a flora intestinal); alcoolismo; alto consumo de ovo cru. Pode ocorrer também, a deficiência genética da Biotina, mas esta é bastante rara e se manifesta nós primeiros meses de vida. 

  Banho de lua em casa: aprenda como fazer

A biotina para cabelo pode reduzir ou cessar a queda? 

Não existe nada que comprove a eficácia da biotina para cabelo ou queda do mesmo, no entanto, já é de conhecimento clínico que ele age de forma benéfica no organismo e favorece a produção da queratina, proteína muito importante na formação e saúde do cabelo.  

No organismo, a biotina contribui com o metabolismo dos nutrientes, e como já dito, favorece a produção de queratina no corpo, assim, mantendo o couro cabeludo hidratado, os fios fortes e melhorando a estrutura e ainda contribui com unhas saudáveis. 

A biotina para cabelo acelera o crescimento? 

Embora muitas pessoas acreditem que sim, isso também não tem nenhuma comprovação já que cada pessoa possui uma fase de crescimento e velocidade de crescimento capilar diferente, alguns mais rápidos que outros. Tudo depende da genética de cada um. 

Para que biotina para cabelo serve? 

A biotina para cabelo age na produção de uma proteína essencial para o desenvolvimento saudável dos fios: a queratina. Ela faz parte da estrutura dos fios e também das unhas e em casos de escassez da queratina, as madeixas e unhas se tornam fracas, quebradiças e opacas.  

Quando a biotina deve ser usada ?

Ok, já conhecemos a biotina. Mas quando ela deve ser tomada, hein?

A biotina para cabelo pode ser usada em caso de fragilidade dos fios e das unhas, desde que, nesse caso, não seja causa e nem esteja associada a nenhuma doença como a micose, a psoríase e outras. Como já dito acima, não existe uma razão para a indicação de biotina para cabelo em casos de calvície ou queda dos fios. A queda capilar deve ser analisada por um especialista para que então, seja tratada de acordo com o problema e da maneira correta. Nesses casos, tratamentos caseiros, uso de suplementos ou shampoos não costumam resolver. 

  Dormir com óleo no cabelo faz mal? Saiba a resposta nesse artigo!

Como tomar suplementos de biotina ?

Pode ser usado o próprio suplemento, que é dosado com orientação médica ou do nutricionista, já que pode variar de acordo com o paciente e a marca do suplemento. Porém, a única já testada por via oral em pessoas para fortalecimento de unhas e cabelos foi 2,5mg ao dia por cerca de seis meses. Existem alguns shampoos que contam com a presença de biotina, eles tão nem uma comprovação científica para benefício capilar, mas são muito usados. 

O outro método, é a própria alimentação. Consumir alimentos como amêndoas, amendoim, nozes, farelo de trigo, pão integral, ovo cozido e outros, também contribuem com a melhora do cabelo.