Biotina engorda? Emagrece? Veja efeitos

Se você sofre com queda de cabelo e está procurando uma solução, certamente já deve ter se deparado com essa vitamina. No entanto, assim como a grande maioria das mulheres, é possível que você se pergunte se a biotina engorda ou emagrece. Essa e outras informações você irá conferir nesse artigo.

Biotina engorda
A biotina é um ótimo aliado para mulheres que querem ter um crescimento capilar, mas será que biotina engorda ou emagrece? A resposta você confere nesse artigo.

Assim como o BeautVip Hair é uma ótima solução para crescimento capilar, aumento de volume e fortalecimento dos fios, a biotina também pode ser um ótimo aliado para quem também está nessa caminhada. O BeautVip é um suplemento vitamínico que não engorda, e isso já é uma grande vantagem!

Mas, fora isso, esse suplemento promete repor os nutrientes essenciais à saúde dos fios, devolvendo o brilho, resistência, nutrindo-os e promovendo maior hidratação. E como se tudo isso não bastasse, ainda é possível conseguir as tão desejadas cutículas seladas. Não é à toa que as grandes celebridades estão a procura dessas vitaminas.

Agora, falando da Biotina, da mesma forma que é possível encontrar a biotina em alimentos, essa substância também está presente em diversos cosméticos e cápsulas vitamínicas. Mas a pergunta é: será que a biotina engorda ou emagrece? Confira a resposta dessas perguntas no decorrer desse artigo!

O que é a biotina?

A biotina é uma vitamina que faz parte do complexo B, e também é chamada de vitamina B7. Todos sabem que as vitaminas são essenciais para garantir a saúde do ser humano, mas a biotina é especial porque ela complementa a nutrição de algumas regiões do corpo como pele, cabelo e unha.

Resumidamente, a biotina contribui para o processo de metabolização dos macronutrientes, que são os carboidratos proteínas e gorduras. Através disso, obtém-se uma melhor absorção dos nutrientes, complementando os nutrientes para o corpo.

E é justamente por esse processo que muitas pessoas ficam se questionando se a biotina engorda. No entanto, para poder responder essa pergunta, é preciso analisar alguns detalhes circunstanciais, e é isso que falaremos no próximo tópico.

Biotina engorda ou emagrece?

Essa é uma questão que tem como principal característica o funcionamento metabólico de cada pessoa. É apenas sabendo o gasto calórico que se consegue mensurar essa informação. Ou seja, se você consome mais caloria do que gasta, é normal que, ao fazer uso da biotina, você ganhe alguns quilinhos.

Mas isso não quer dizer que a biotina engorda, apenas quer dizer que o seu gasto calórico é inferior ao que você ingere diariamente. A biotina não tem quantidades calóricas significativas para você ganhar peso, portanto, caso você sinta um aumento no seu manequim, é bom reavaliar a sua alimentação.

Agora, na redução de peso, indiretamente a biotina pode contribuir. Afinal, como ela auxilia na absorção e metabolização dos nutrientes, isso acaba fazendo com que o seu organismo trabalhe melhor. Então para você que estava se perguntando se a biotina engorda ou emagrece, está aí a resposta.

Quais os efeitos da biotina?

Agora que você já sabe se biotina engorda, é possível que você esteja se questionando sobre quais são os efeitos dessa vitamina. E como ela auxilia na metabolização, acaba reparando as células danificadas, fazendo com que elas se regenerem e cresçam, recuperando os tecidos humanos. Dentre os efeitos positivos, é possível citar:

Auxilia no crescimento capilar

Muitas mulheres se perguntam sobre como estimular o crescimento do cabelo, e a realidade é que a biotina pode te ajudar nisso, uma vez que ela auxilia no crescimento saudável dos fios. E por se tratar de uma vitamina, você ainda consta com um aumento de brilho.

E se você sofre com queda capilar, saiba que a biotina também pode amenizar esses sintomas. Afinal, como essa vitamina ajuda a reconstruir os tecidos do corpo humano, acaba amenizando bastante a queda de cabelo.

Estimula a produção de queratina

A queratina é fundamental para quem quer obter cabelos saudáveis e fortes. Afinal, essa substância é responsável por proteger e dar resistência a algumas estruturas do cabelo. Fora isso, a queratina representa 90% da formação dos folículos, tornando-se essencial para elasticidade das madeixas.

Biotina Estimula a produção de queratina
Muitas mulheres se perguntam se a biotina engorda ou emagrece, mas a verdade é que ela é benéfica para a saúde.

Sendo assim, agora que você já compreende se a biotina engorda ou emagrece, é possível começar a fazer uso dessa vitamina para aumentar os níveis de queratina dos seus fios, deixando-os mais saudáveis e fortes.

Existe algum efeito colateral da biotina?

Algumas mulheres acreditavam que a biotina engorda, e justamente por esse motivo, achavam que esse era um dos efeitos colaterais. Mas agora que já desmistificamos esse achismo, é bom saber que, mesmo não sendo tão comum, a biotina pode sim apresentar efeitos colaterais. Dentre eles, os mais comuns são:

  • Náuseas;
  • Diarreia;
  • Erupções cutâneas;
  • Desconfortos gastrointestinais leves.

Como falamos, os efeitos colaterais são muito raros de acontecer, mas é sempre bom estar informada a respeito dessa possibilidade. Dessa forma, a qualquer sinal desses efeitos, interrompa imediatamente o uso da biotina e procure um médico.

Como consumir biotina no dia a dia?

Existem algumas formas de consumir a biotina todos os dias, e de forma segura. A primeira delas, é através do consumo de alimentos ricos nessa vitamina. O primeiro deles é o amendoim, que além de super versátil é delicioso e rico em outras vitaminas. Você que o ovo cozido também é rico em biotina? É isso mesmo, junto com o farelo de trigo e pão integral, ele é capaz de aumentar os estoques dessa vitamina no seu organismo, te ajudando a combater a queda de cabelo.

Agora que você já sabe se a biotina engorda ou não, devemos te fazer um alerta. O consumo exagerado dos alimentos citados acima pode levar ao ganho de peso. Por isso é importante apostar em uma dieta equilibrada que te mantenha na melhor forma. Mas existe outra forma de se consumir biotina no dia a dia, como através do consumo de cápsulas que contenham entre 30 a 100 mcg dessa vitamina em sua composição.

Qual a quantidade de biotina ideal por dia?

Como falado no tópico acima, existe a possibilidade de você ter algum efeito colateral, mas, quando isso ocorre, geralmente é porque a quantidade ultrapassa o recomendado. Sendo assim, além de saber os benefícios, você também precisa saber como usar a biotina.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda-se o consumo diário em torno de 30mcg (microgramas) de biotina por dia. Mas, para obter algo mais preciso, é importante manter um acompanhamento profissional, pois ele poderá lhe dar quantidades mais claras.

Esse foi o nosso conteúdo a respeito de se a biotina engorda ou emagrece. Continue sempre nos acompanhando para essas e outras informações a respeito de beleza.