Esfoliação corporal: conheça os benefícios e aprenda a fazer em casa

Hoje, as pessoas entendem bastante sobre a importância dos cuidados com a pele. Vemos isso através da proporção que as rotinas de skin care tomaram nas redes sociais e a preocupação em fazê-las corretamente. Mas a pergunta principal é: você sabia que o seu corpo também precisa de skin care e a esfoliação corporal é essencial?

Pensando nisso, separamos dicas excelentes para você cuidar da sua pele e a primeira é vem agora: para a ter uma pele saudável você precisa de muito mais que cremes e loções. Esse tipo de cuidado é excelente, mas o cuidado que vem de dentro pra fora é indispensável. E a Beaut Vip é o cuidado e carinho que a sua pele precisa.

Esfoliação corporal

veja porque você deve esfoliar a pele.

A nossa pele está sempre se regenerando e produzindo novas células. As células mortas são eliminadas naturalmente. No entanto, algumas impurezas ainda ficam presentes na nossa pele. Sendo assim, a pele não se renovará por completo.

Então, é aí que a esfoliação corporal vai agir, removendo todas as células mortas e as impurezas da camada superficial da pele de modo que além de uma limpeza profunda e renovadora, também irá prevenir o envelhecimento e ativar a circulação sanguínea desintoxicando a pele e deixando-a mais suave.

  Demaquilante caseiro: 4 receitas fáceis e baratas para fazer em casa

Benefícios da esfoliação corporal

Além da limpeza profunda da pele, a esfoliação também a deixa mais jovem e macia. Auxilia na prevenção de pelos encravados, já que desobstrui os poros e evita que eles encravem. Melhora no aspecto das áreas naturalmente ásperas, como joelhos e cotovelos. Ajuda na uniformização da tonalidade natural da pele. Estimula a circulação sanguínea. Renova a camada superficial da pele, com a remoção das células mortas e impurezas. E ainda tem ação clareadora, ou seja contribui com tratamento de remoção de manchas

Cuidados na hora de fazer esfoliação corporal

A esfoliação corporal é muito recomendada, mas embora pareça simples, antes de fazê-la você precisa saber algumas coisas nas quais não fazer, para que a mesma tenha um efeito positivo. Um bom exemplo é que, pessoas com doenças dermatológicas ou peles muito sensíveis não devem fazer a esfoliação, pois pode deixar a pele irritada, causando ferimentos.

Ao fazer a preparação do esfoliante, certifique-se de que você não possui alergia a nenhum deles ou alguma substância presente. A esfoliação deve ser feita no máximo uma vez por semana para que assim, os resultados sejam bons. Fazendo a esfoliação corporal repetidas vezes em um curto espaço de tempo, você estará removendo a proteção necessária da sua pele e isso poderá acabar irritando-a.

  Oleosidade na pele causa acne? Saiba mais sobre isso

Existem diferenças entre esfoliantes para o corpo e para o rosto. Cada um deve ser usado na região designada, pois esfoliantes para o rosto contam com menos hidratante na sua composição, assim, pode acabar ressecando a pele do seu corpo. Já o esfoliante corporal, tem grãos mais grossos, que se usados no rosto, podem machucar a pele.

Como fazer esfoliação corporal

Saiba qual a melhor maneira para fazer a esfoliação.

Deixe a pele úmida e comece aplicando o esfoliante pelos pés e subindo até os braços e tronco. Aplique o produto fazendo movimentos circulares suaves. Movimentos forçados poderão machucar a sua pele. O segredo da esfoliação está na massagem, então massageie bem e deixe o produto agir na pele por alguns minutos. Enxágue o corpo com água fria ou morna e evite ao máximo a água quente, pois pode irritar a pele.

Com a esfoliação a pele fica sensibilizada, então é indicado que você passe um óleo hidratante de sua preferência em todo o corpo e enxágue. Para finalizar seque a pele com uma toalha fazendo movimentos suaves, aplique um creme hidratante por todo o corpo. Repita o processo na semana seguinte.

  Acne: estes alimentos podem ser a causa

Receitinhas caseiras

Esfoliante com iogurte natural

  • 1 colher de mel
  • 1 xícara de iogurte natural
  • 2 colheres de açúcar

Misture os ingredientes até que forme uma pasta, aplique no corpo fazendo movimentos circulares.

Esfoliante com café

  • 1 colher de café em pó
  • 4 colheres de óleo de amêndoa (ou outro de sua preferência)
  • 2 colheres de água

Misture os ingredientes até formar uma pasta, aplique massageando suavemente.

Esfoliante com bicarbonato de sódio

  • 1 colher de solução adstringente
  • 1 colher de açúcar
  • 1 colher de bicarbonato de sódio

Misture tudo até formar uma pasta, aplique na pele fazendo movimentos suaves.

Esfoliante com azeite de oliva

  • 5 colheres de azeite
  • 2 colheres de açúcar mascavo

Misture e aplique na pele massageando.