Chá de guaco: conheça os benefícios e aprenda a fazer

Quem vive com os avós ou pessoas mais velhas, sabe que eles sempre têm uma solução com remédios caseiros para as doenças. Seja chá, xarope ou óleo, tudo sempre parece muito estranho. Na maioria das vezes, tem um gosto péssimo, mas a gente toma porque sempre funciona, mesmo que nunca tenhamos ouvido falar daquilo. Pensando nisso, hoje eu vou te apresentar o chá de guaco. Um chá que eu não conhecia até pouco tempo, mas me surpreendeu com as propriedades e benefícios.

Conhecido também como erva de bruxa, ervas de serpentes, cipó-catinga ou erva de cobra, o guaco é uma planta medicinal originaria da América do sul. Se destaca por auxiliar no tratamento de problemas respiratórios. O chá de guaco possui substâncias terapêuticas, sendo elas antioxidantes, anti-inflamatórias, entre outras, que fortalecem a imunidade a longo prazo.

O cuidado com a saúde é algo que não dá pra abrir mão, não é mesmo!? Mas outro cuidado muito necessário, é com a nossa pele. E a BeautVip tem todo o cuidado necessário, não só para sua pele como também para cabelos e unhas. É perfeito!

Quais os benefícios do chá de guaco?

Chá de guaco: conheça os benefícios

O chá de guaco é um remédio natural tem excelência ao tratar a dor de garganta, tosse e rouquidão. Ajuda a amenizar os sintomas da gripe e auxilia no tratamento de diferentes problemas respiratórios. Também é usada popularmente para tratar reumatismo.

Tem ação expectorante e antialérgica

Um dos principais benefícios do chá de guaco é que ele ajuda a amenizar sintomas de gripe e rinite, pois apresenta ação expectorante e antialérgica -ou seja,  ele auxilia na eliminação de secreções por via respiratória e ajuda a fortalecer a imunidade. O guaco conta também com substâncias broncodilatadoras que ajudam a tratar problemas relacionados à respiração.

Faz bem para a saúde da pele e dos cabelos

Por conter substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, o chá de guaco também auxilia na saúde dos cabelos e da pele  (combate a ação dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce) e também ajuda a tratar possíveis focos de infecção nos tecidos.

Ajuda no funcionamento do intestino

O chá de guaco também pode ajudar muito no funcionamento do sistema digestivo. Isso porque ele tem ação antidiarreica -faz bem para a saúde do intestino e impede possíveis quadros de desidratação.

  Automassagem: Veja como você pode relaxar com essa técnica

Efeitos colaterais

O chá guaco tem alguns possíveis efeitos colaterais, neles incluindo hemorragia, aumento dos batimentos cardíacos, vômitos e diarreia. O guaco contem cumarina, que pode apresentar piora em casos de tosse caso a pessoa seja alérgica a cumarina.

Quem não deve usar

O guaco é contraindicado para pessoas alérgicas a essa planta, com doenças no fígado, que fazem uso de coagulantes, para crianças menores de 1 ano de idade e gravidas.

Como usar?

Aprenda agora como fazer o chá de guaco

Chá de guaco

Para fazer o chá de guaco você vai precisar de 10 gramas de folhas de guaco e 500 ml de água. Coloque as folhas na água fervente por 10 minutos e coe em seguida. Beba 2 xícaras por dia.

Chá de guaco com mel

Se misturados, as propriedades broncodilatadoras e expectorantes desta planta com as propriedades antissépticas e calmantes do mel, combinam, tendo efeitos ainda melhores.

Para preparar o chá, você vai utilizar 8 folhas de guaco, 1 colher de sopa de mel e 500 ml de água fervente. Adicione as folhas de guaco na água fervente, tampe e deixe repousar por no minimo 10 minutos. Após esse tempo, coe o chá e adicione o mel. Beba de 3 a 4 colheres deste chá por dia, até que ache necessário.

  Como fazer o cabelo crescer com ovo: aprenda a receita

Chá de guaco com eucalipto.

Para o preparo, serão necessárias, 2 colheres de sopa de guaco, 2 colheres de sopa de folhas secas de eucalipto e 1 litro de água fervente. Adicione o guaco e as folhas de eucalipto á água fervente, tampe e deixe descansar por 10 minutos. Coe antes de beber. Este chá pode ser adoçado com mel, sendo recomendado beber 2 a 3 xícaras de chá por dia.

Tintura de guaco

Para o preparo, você precisa de 100 g de folhas de guaco trituradas e 300mL de álcool 70. A tintura pode ser feita deixando-se 100 gramas das folhas trituradas em um pote de vidro escuro com 300mL de álcool 70. Deixar repousar durante 2 semanas em local fresco e arejado, agitando a mistura 1 vez por dia. Depois de filtrada, a solução pode ser utilizada em fricções ou compressas locais.

O guaco também pode ser usado em forma de xarope que pode ser comprado nas farmácias, devendo tomar acordo com as indicações do fabricante.