Alho poró: saiba para que serve e os benefícios a imunidade

O alho poró é um vegetal riquíssimo em fibras, além disso, é rico em vitamina c, complexo B e minerais. E pode ser ingerido cru ou cozido.

Alho poró

O alho poró como já foi falado, é um vegetal riquíssimo em vitaminas e minerais, além disso, usa-se esse vegetal para tempero de massas, molhos, carnes, risotos e sopas.

Antes de mais nada, é importante dizer que o alho poró é do mesmo grupo do alho e da cebola, porém, com o diferencial de poder ser comido cru ou cozido.

Esse vegetal é riquíssimo em cálcio, ferro, potássio, magnésio, zinco e cobre, que são minerais excelentes para o coração, ossos e músculos. Do mesmo modo, tem alto teor de vitamina C que é auxiliar no quesito imunidade. Para quem tem dúvidas, o alho poró aumenta a imunidade sim. Além de fazer bem para a saúde por ajudar na absorção do ferro.

receitas com alho poró
receitas com alho poró

Para que serve o alho poró?

Esse vegetal serve para manter o funcionamento do sistema digestivo, isso porque as fibras solúveis geram um gel no estomago que ajuda a manter saciado. Contudo, o vegetal ajuda também na diminuição do colesterol ruim e no aumento do colesterol bom.

Outro diferencial do alho poró é que ele estimula a proliferação de bactérias do bem, que fazem com que o nosso organismo funcione melhor.

  Óleo de algodão: benefícios para a saúde cabelo e pele

Esse vegetal serve também como fonte de ácido fólico que é mega importante para gestantes. Esse ácido, também conhecido como vitamina B9 é extremamente importante para gestantes porque auxilia positivamente na formação do sistema nervoso do bebê.

Benefícios do alho poró

Como já vimos até aqui, o alho poró tem inúmeros benefícios para a nossa saúde. Contudo, vamos citar mais alguns benefícios do alho poró em nosso organismo.

Ajuda significadamente ao combate do envelhecimento da pele, isso porque ele é rico em antioxidantes, o que faz o nosso corpo reagir contra os radicais livres. Além disso, os antioxidantes são indicados para evitar o envelhecimento precoce da pele porque fortalece a pele e evita rugas.

Esse vegetal ainda pode ajudar no emagrecimento, por ter ação diurética, o que ajuda a hidratar a pele, combate a retenção de líquido, hidrata a pele e elimina toxinas do corpo.

Mas, é importante ressaltar que nenhum alimento sozinho tem o poder de te emagrecer ou engordar. O que vai dizer se você vai emagrecer é ter uma dieta saudável com legumes, verduras, proteínas e gorduras boas, além disso, o consumo de mais de 2L de água diário e exercícios regularmente pode ser seu grande aliado no emagrecimento.

Riquíssimo em nutrientes, ele mais uma vez vem com um grande diferencial, ele ajuda na visão por ter beta-carboneto. De antemão, ele ajuda também na saúde da tireoide, por ser fonte de manganês, e na saúde do coração por ser rico em vitamina K1.

  Anemia causa queda de cabelo: Veja se é verdade e outras possíveis causas

Receitas com alho poró

Além de ter pouquíssima calorias, cerca de 30 calorias para 100g dele. Pensando nisso separamos algumas receitas com alho poró.

Risoto de alho poró com queijo brie

Para essa receita você vai precisar de:

  • 2 xícaras de arroz arbóreo
  • 500ml de água
  • 1 tablete de caldo de legumes
  • ½ cebola picada
  • 120g de alho poró
  • 80g de queijo tipo brie
  • 2 colheres de margarina
  • ½ xícara de vinho branco seco
  • sal e pimenta do reino a gosto

Para essa receita você terá que misturar a água e o caldo de legumes em uma panela média e deixe ferver. Em seguida, em outra panela refogue a cebola picada e o alho poró, até dourar um pouco.

Logo após acrescente o arroz, misture bem e despeje o vinho branco. Assim que o vinho secar em fogo médio adicione aos poucos a mistura de água com caldo de legumes, mexendo sempre até o arroz ficar al dente (aquele ponto meio durinho). Antes de mais nada, para finalizar, coloque o queijo tipo brie, deixe derreter um pouco. Misture, então, a manteiga ao risoto e já está pronto para servir.

Batata assanhada com alho poró

Quem não gosta de uma batatinha assada? Difícil achar né? Trouxemos então essa batata deliciosa para vocês. Você vai precisar de:

  Dieta e saúde bucal: quais os riscos?

6 batatas com casca

2 talos de alho poró

1 cebola

Suco de 1/2 limão

1/3 de xícara de azeite (ou o quanto baste)

1 colher de sopa de vinagre balsâmico

2 dentes de alho espremidos

1/2 maço de couve

Para essa deliciosa receita, você vai precisar:

Cortar as batatas em 4 partes e colocar em uma vasilha. Depois disso, corte o talo do vegetal e lave em água corrente. Corte o alho poró em fatias e caso precise, lave novamente. Despeje na vasilha junto com a cebola cortada em meia lua.

Depois disso, tempere com sal, pimenta, o suco de limão, o vinagre, e o alho e o azeite e misture com as mãos para envolver os vegetais nessa mistura. Transfira para uma assadeira e leve para assar em forno preaquecido à 220 C por aproximadamente 35 minutos. Então, vire as batatas na metade do tempo para que elas dourem de todos os lados.

E enquanto as batatas estão no forno, corte a couve em tiras grandes. Refogue em uma frigideira com azeite até que elas fiquem macias, mas não cozidas demais. Tempere com sal e pimenta. Misture a couve nas batatas e sirva.

Assim, concluo esse post mega interessantes e com receitas deliciosas. Espero que tenham gostado e até o próximo.