Cabelos oleosos: conheça 7 dicas de cuidados para acabar com esse problema

Os nossos cabelos são estruturas bastante sensíveis, e por isso necessitam de constante atenção. Muitas mulheres sofrem com problemas capilares, como o surgimento da caspa, queda de cabelo, ou até mesmo, os cabelos oleosos. Todos sabem que a couro cabeludo produz um óleo natural que é mais do que essencial para a saúde dos cabelos. No entanto, quando a quantidade desse óleo ultrapassa os volumes considerados normais, é hora de redobrar os cuidados com as madeixas. É por isso que trouxemos hoje, um mega conteúdo a respeito dos cabelos oleosos, para que você possa tratá-los da maneira correta. 

O que são cabelos oleosos? 

Vamos te explicar do que se trata esse problema.

Os cabelos oleosos, como o próprio nome já indica, são cabelos com excesso do óleo natural do couro cabeludo, que pode levar à aquela velha sensação de cabelo sujo, ou ao surgimento de caspa. O cabelo pode ficar mais pesado, e com um aspecto estranho, chegando a ter fios grudados um nos outros. Se cabelos ressecados já incomodam, imagina os cabelos oleosos?  

Mas como cuidar dos cabelos oleosos? 

Os cabelos oleosos podem surgir por diversos fatores, como o desequilíbrio hormonal, o uso de produtos que não indicados para a curvatura do seu cabelo, ou até mesmo o excesso de produtos capilares (mesmo que sejam os indicados para a sua curvatura). A falta de cuidados diários, como uma boa hidratação, nutrição e lavagem dos fios, também são fatores que colaboram com o surgimento dos cabelos oleosos. 

  Babosa para estrias e celulite - Saiba como utilizar para amenizar estrias

1- Vitamine o seu cabelo  

A falta de vitaminas e minerais, está associada à ao desequilíbrio do nosso organismo. Esse desequilíbrio é uma das principais causas do surgimento dos cabelos oleosos. E a melhor forma se se evitar isso, é com o uso do BeautVip Hair, que é um complexo vitamínico desenvolvido especialmente para a mulher brasileira, pois ele é capaz de vitaminar o corpo, acabando de vez com problemas atrelados à deficiência vitamínica. 

2- Use shampoo e condicionador com muito cuidado  

Você sabia que até mesmo a maneira que você utiliza o shampoo e o condicionador, influenciam na oleosidade do seu cabelo? É isso mesmo, ambos os produtos necessitam de uma quantidade específica e uma forma específica para serem aplicados. O shampoo precisa ser aplicado na raiz do cabelo, e somente lá, pois o excesso que irá escorrer, já é mais do que suficiente para limpar a extensão dos cabelos.  

Já o condicionador precisa ser aplicado de maneira inversa, sendo colocado nas pontas do cabelo, evitando a raiz. Uma ótima forma se se fazer a aplicação do condicionador, é jogando os cabelos para frente depois de aplicá-lo nas pontas. Fazendo dessa forma, você pode evitar o problema dos cabelos oleosos. 

  Máscara de argila no cabelo - Conheça os benefícios

3- Evite lavar o cabelo com água quente 

Você já deve estar cansada de ouvir sobre o alerta da água quente, mas é que ele é tão importante que devemos sempre frisar em qualquer tipo de dicas capilares. A água quente, apesar de nos fazer relaxar naqueles dias frios, é super prejudicial para os nossos cabelos. A temperatura elevada da água, é capaz de aumentar a produção do óleo no couro cabeludo, fazendo com que o problema dos cabelos oleosos aconteça. 

4- Faça uma esfoliação periódica 

Você já ouviu falar em peeling capilar? Não? Pois bem, se trata de uma técnica de esfoliação do couro cabeludo, que pode promover diversos benefícios nas suas madeixas, inclusive o combate ao excesso de oleosidade. Você pode tanto comprar um produto próprio para fazer a técnica, ou até mesmo alguma receita caseira de peeling capilar

5- Use shampoo para cabelo oleoso, mas com moderação 

No mercado existe uma gama de produtos que visam acabar com o excesso de oleosidade nos cabelos. No entanto, alguns deles acabam prejudicando a saúde dos seus fios, ao remover em demasia a oleosidade do cabelo, fazendo com que suas madeixas fiquem ressecadas. O uso de shampoo para cabelo oleoso, pode te ajudar bastante, mas é necessário ter muita cautela quanto ao seu uso.  

Um shampoo para cabelo oleoso, pode ser utilizado em dias alternados se preferir, mas o ideal é utilizá-lo somente uma vez por semana. Isso por que ele age diretamente na raiz dos cabelos, removendo o excesso de óleo produzido pelas glândulas sebáceas. Por isso, converse com o (a) seu (a) cabelereiro (a) e peça uma indicação de um bom shampoo para cabelo oleoso. 

  Guia anti-idade para reverter os efeitos ao longo do tempo

6- Não durma com o cabelo molhado ou com algum produto  

Essas dicas, são para cuidar de qualquer tipo de cabelo, oleoso ou não. No entanto, para os cabelos oleosos, esses cuidados devem se redobrados. Os cabelos molhados, criam um ambiente propício para o surgimento da oleosidade excessiva. Assim como o uso de pomadas ou cremes capilares na hora de dormir. Por isso seque os seus cabelos antes do seu sono de beleza ou seu sono noturno, e evite o uso de pomadas e/ou cremes.  

7- Lave os cabelos alternadamente 

Lavar os cabelos em excesso é tão prejudicial para os fios quanto a falta de lavagem. Por isso procure lavar os cabelos pela ao menos 1 vez a cada 2 dias, para a manter a saúde das suas madeixas em dia, e evitar a oleosidade em excesso. 

Seguindo as nossas dicas, você irá conseguir acabar de vez com o problema dos cabelos oleosos.

Enfim, esperamos de coração que o nosso conteúdo tenha lhe ajudado a controlar a oleosidade do seu cabelo de alguma forma. Para essas e mais dicas, continue sempre nos acompanhando por aqui.