10 cortes de cabelo grosso e volumoso

cabelo volumoso e grosso é predominante em mulheres onduladas, cacheadas e crespas. O que diz respeito ao volume é o corte.

Cabelo grosso e volumoso

Existe inúmeras possibilidades de cortes para o cabelo grosso e volumoso, entretanto, a maneira em que a pessoa pretende deixar o cabelo, é o que vai predominar tal corte. ✂️
À princípio, podemos nos conscientizar que o cabelo volumoso é um pouco mais difícil de “domar”, contudo, o volumoso e grosso é ainda mais, principalmente porque esse tipo de cabelo tende a ser mais ressecado, além de ter mais frizz , menos balanço e menos brilho.

Ele costuma ser mais seco que outros tipos de fios, pelo fato de que a hidratação leva mais tempo para chegar até as pontas e um problema comum de quem tem esse tipo de fio é o frizz.
Outra característica do cabelo grosso e volumoso, é a resistência a tratamentos químicos e luzes, estando saudável, ele não fica fragilizado com facilidade. O volume vem desde a raiz e os frizz são mais comuns na ponta.

cabelo volumoso
cabelo volumoso


Acima de tudo, para manter a saúde capilar, todos os tipos de fios precisam de cuidados, evitando assim problemas como a quebra e o ressecamento.

Como cuidar de cabelo grosso e volumoso?

Para que o tratamento seja eficaz, primeiramente é necessário avaliar o tipo de “grosso e volumoso, pois os cuidados serão mais simples se for grosso e volumoso, mas ao mesmo tempo liso e pesado, mas um cabelo cacheado ou crespo requer mais atenção, já que a oleosidade natural não consegue chegar até as pontas, o que resulta em ainda mais ressecamento.

Esse ressecamento acontece devido a estrutura do fio ser mais grossa e assim, a passagem de água da raiz até a ponta sofre um pouco no processo. Ou seja, quando a água chega até as pontas, já está em menor quantidade e com isso, acaba deixando as pontas ressecadas.
Investir em um cronograma capilar, é antes de mais nada uma opção importante, para devolver hidratação e todos os nutrientes necessários para ter o fio saudável.

O cronograma para cabelo grosso e volumoso é composto por três passos:

– Hidratação: que consiste em uma máscara capilar para o seu tipo de madeixas, duas vezes na semana (repõem a água);
– Nutrição: devolve os nutrientes perdidos causados por agentes externos, bem como, o brilho aos cabelos.
– Reconstruir: ajuda a reconstruir o fio que está danificando, com queratina. Nesse caso, se usar a queratina pura, use apenas uma vez a cada 15 dias.

  Shampoo para caspa: veja os benefícios e como utilizar

O interessante para quem tem cabelo grosso é usar sempre uma máscara para deixar os fios mais macios e menos volumosos. Além disso, se o fio está quebrando, é necessário tratá-lo com shampoo e máscara fortalecedora”.

Cabelo volumoso

Os cabelos volumosos apresentam definição no formato dos cachos, sem fios arrepiados. Então, as madeixas hidratadas e nutridas, mesmo que tenham uma dimensão maior, são volumosas e não armadas.

Tem gente que ama um cabelo cheio de volume, mas algumas pessoas preferem menos. Não existe uma regra, cada um tem que usar os fios da maneira que se sente melhor. É fundamental manter o cuidado com estes tipos de fios, pois eles são difíceis de domar.

Em todo caso, o cabelo com volume é bonito e sensual, mas quando em excesso é preciso saber alguns truques para conseguir lidar com os fios rebeldes. Sendo assim, para conseguir domar os fios grossos e volumosos é preciso escolher o corte certo.

Corte para cabelo volumoso e grosso

Para você que quer diminuir o volume dos fios, saiba quais são os melhores cortes para tirar o peso do cabelo e conseguir um visual mais equilibrado. Sugestões de cortes para quem tem muito cabelo.

Atualmente, alguns cortes  estão fazendo sucesso com mulheres que possuem o cabelo grosso e volumoso, que destaca os fios e valoriza essa estrutura. Então, antes de escolher um dos cortes abaixo, leve sempre em consideração a forma que deseja deixar o seu cabelo.

Corte em V

Para as mulheres que não querem tirar o comprimento do cabelo, o corte em V é super indicado, visto que sendo usado para deixar os fios longos, é um corte que deixa os fios pesados, dessa forma diminui o volume do cabelo.

Combina com todas as estruturas de fios, desde um liso até o cabelo cacheado.

O corte em V pode ser feito de maneira simples, só deixando o cabelo no formato de “V” ou então combinado com outros estilos, como desfiado ou repicado.

Corte desfiado

corte desfiado cria irregularidade em uma mesma mecha, o que pode esvaziar a massa compacta de cabelo nela, ajudando a trazer mais movimento e leveza ao cabelo.

Assim sendo, você que tem muito cabelo e que deseja reduzir o volume, o desfiado provavelmente será ideal para você.

Corte repicado

O corte repicado tira principalmente o peso dos fios, ajuda a distribuir melhor o volume ao longo do comprimento, criando, por exemplo, um look mais despojado.

 Usando um corte repicado em uns cabelos lisos, eles ganham sobretudo mais movimento e o volume é eventualmente reduzido por causa da irregularidade no corte. Já os cacheados e crespos ficam com o volume mais equilibrado.

Obviamente, você pode optar por fios longos, médios ou até bem curtinhos, como o superatual pixie

Corte perfilado

O perfilado é um estilo muito comum do corte desfiado. Bastante popular entre mulheres que possuem muito cabelo.

  Hidratação com maionese: Como fazer e quais os benefícios

O corte perfilado consiste em um repicado que se concentra na parte da frente, onde o volume geralmente incomoda mais, criando uma franja e indo até o restante do comprimento.

Antes de tudo, ele cria uma bela moldura ao rosto, enquanto o restante dos fios fica reto ou apenas com as pontas desfiadas para dar um acabamento.

 Trazendo um balanço aos fios, o desfiado na frente cria um efeito lindo no cabelo. É um ótimo corte para as mulheres que desejam usar franjas mais curtas. Entretanto, geralmente são feitas apenas franjas longas, que se misturam com o restante dos fios

Corte reto

O corte reto é um clássico e combina como todos os tipos de fios e dessa forma, faz tanto sucesso entre as mulheres.

É um corte bem popular, simples e que não radicaliza os fios. Pode ser feito tanto para deixar o cabelo longo ou curto, em um Chanel reto. O comprimento pode alterar como o fio irá se comportar, pois quanto mais curto, mais volumoso pode ficar.

Especialmente nos cabelos médios e longos, os fios ficam mais pesados, dessa forma ajudam a reduzir o volume em excesso. Porém, é mais indicado para os finos e lisos, que ficam mais alinhados.

Por outro lado, os cabelos mais grossos, encaracolados ou de volume demasiadamente excessivo, o efeito pode ser diferente do desejado e as pontas podem continuar volumosas e sem harmonia com a raiz baixa, formando uma espécie de cone ao redor da sua cabeça.

Corte em camadas

Para quem deseja mudar o visual sem radicalizar, o corte em camadas é uma boa opção, visto que, caso não queira, não é necessário mudar o corte.

Trazendo leveza aos fios, esse corte distribui o volume de forma igual no cabelo, sem, portanto, disfarça o volume.

O corte em camadas valoriza a estrutura do cacho, logo as ondas ficam muito mais bonitas, sem muito esforço na finalização. Assim sendo, mulheres com cabelos cacheados e crespos se beneficiam desse corte.

Corte shaggy

Shaggy significa desarrumado em inglês, mas o corte fica longe de ser algo desarrumado. O seu formato, que é bem repicado, da raiz até as pontas, foi o que inspirou o seu nome.

É um corte moderno, cheio de estilo, ideal para quem gosta de muitas camadas e fluidez. Perfeito para cabelo ondulado para a sua textura de fio, igualmente para cabelo liso, que ficará mais leve e com movimento.

Se você tem o cabelo ondulado, o shaggy vai ser perfeito para a sua textura de fio. Já o cabelo liso vai ficar mais leve e com movimento. Além do volume, o corte traz movimento e leveza, sendo um efeito muito buscado por mulheres com cabelo grosso e volumoso.

Esse corte fez muito sucesso nos anos 70, principalmente com as estrelas do Rock e retornou direto da linha do tempo, conquistando muitas mulheres.

  Peeling capilar: Veja como fazer usando ingredientes naturais

Corte estilo vertical

Ideal para quem deseja distribuir e disfarçar o volume excessivo do cabelo grosso. Isso acontece porque o corte é feito com os fios para cima, e não para baixo, de maneira tradicional. “Quando utilizamos essa técnica a densidade desses fios é melhor distribuída e o volume, que antes podia incomodar, se torna um charme a mais.

Corte pixie cut

Se quiser disfarçar o volume sem abrir mão do comprimento curto, a melhor opção é o pixie cut.

Também conhecido como “cabelo joãozinho”, o corte super curto é naturalmente elegante e confere um visual delicado aos fios grossos. Além disso, sua rotina de manutenção é super simples. Basta usar um pouco de pomada ou gel para modelar as madeixas.

Outra dica é cortar o cabelo periodicamente, pelo menos a cada 3 meses, para tirar as pontas duplas e ressecadas.

Shampoos para cabelos volumosos

A escolha de um shampoo redutor de volume é fundamental e a melhor forma de diminuir o volume do cabelo, é apostar em produtos que tenham agentes hidratantes e protetores.

Os cabelos ressecados e desidratados, mais suscetíveis ao estilo armado, necessitam de produtos específicos para cabelos volumosos, produtos estes que contenham substâncias que reduzam o frizz e o volume, assim deixando o cabelo mais hidratado e cheio de brilho.

Cada cabelo possui suas necessidades, portanto atenção ao escolher o shampoo, pois cada um possui particularidades especificas e só assim resultará em um cabelo bonito, saudável, cheio de vida. E para potencializar mais o resultado é necessário complementar o tratamento com máscaras capilares.

Além disso, jamais aplique o shampoo nas pontas do cabelo, deixe que a espuma escorra pelos fios, sem esfregar. Além de deixar ressecado, lavar o cabelo da forma errada, pode trazer pontas duplas e deixar as pontas completamente quebradiça.

Cabelo muito grosso

Só quem tem cabelo grosso sabe: eles demoram a secar, pesam (especialmente quando são lisos) e tendem a ter muito frizz e pouco brilho. O cabelo grosso requer muita nutrição para que possam ficar com a cutícula do cabelo emoliente, hidratada e até mesmo comportada. Por isso, o leave-in deve ser o seu melhor amigo.

Use um leave-in de nutrição de duas a três vezes na semana se tem o cabelo curto. Se são longos ou com maior volume, deve usar todos os dias. O cabelo grosso costuma caracterizar-se por ter uma estrutura mais “massuda”, os fios são mais densos e, por isso, precisam de muita água (hidratação) para manter o aspecto saudável, brilho e movimento.

Contudo, concluo esse post sobre cabelos grossos e volumosos. Espero que tenham gostado e até a próxima.